Fussilat · 48/54
Tradução Transliteração — Surata Fussilat
وَضَلَّ عَنْهُم مَّا كَانُوا يَدْعُونَ مِن قَبْلُ ۖ وَظَنُّوا مَا لَهُم مِّن مَّحِيصٍ ۝٤٨
Wa dalla `anhum maa kaanoo yad`oona min qablu wa zannoo maa lahum mim mahees
📖 Em Português
E desvanecer-se-á tudo quanto haviam invocado antes, e se convencerão de que não terão escapatória.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "وَضَلَّ": desapareceu, sumiu, perdeu-se.
  • "يَدْعُونَ": invocavam, adoravam.
  • "مَحِيصٍ": refúgio, escape, lugar para fugir.

Interpretação da palavra de Allah (Exaltado seja):

Neste versículo, Allah (Glorificado seja) informa sobre a condição dos idólatras no Dia da Ressurreição, quando estiverem diante do castigo divino. Ele diz que aquilo que eles invocavam e adoravam anteriormente, no mundo — como ídolos, estátuas e falsas divindades — desaparecerá deles e não lhes trará nenhum benefício. Essas divindades falsas não poderão interceder por eles, nem salvá-los do que lhes sobrevirá.

Eles, então, terão plena certeza e convicção absoluta de que não há para eles nenhum refúgio, nem escapatória, nem lugar para fugir do castigo de Allah. A palavra "ظَنّوا" aqui significa "tiveram certeza", pois, na língua árabe, o verbo "ظن" pode assumir o sentido de certeza quando o contexto assim o indica. Nesse momento, toda esperança de salvação se desfaz, e o desespero toma conta de seus corações, pois percebem que não há como escapar da punição divina.


Lições e benefícios extraídos do versículo:

  1. A vaidade da adoração a falsas divindades: Este versículo demonstra claramente que tudo aquilo que é adorado além de Allah não possui nenhum poder de beneficiar ou prejudicar, e no Dia do Juízo desaparecerá e abandonará seus adoradores. Isso convida o ser humano a direcionar sua adoração somente a Allah, o Único que merece ser adorado e que pode salvar.
  2. A certeza do encontro com Allah: O versículo nos lembra que todos comparecerão diante de Allah, e que nesse dia não haverá escapatória. Essa consciência motiva o crente a se preparar para esse encontro, através da obediência e do arrependimento sincero.
  3. A importância do arrependimento antes que seja tarde: O desespero e a certeza da perdição que atingirão os idólatras no Dia do Juízo nos ensinam a importância de nos voltarmos a Allah ainda neste mundo, antes que chegue o momento em que o arrependimento não será mais aceito.
  4. A misericórdia de Allah para aqueles que O adoram: Ao contrastar a situação dos idólatras com a dos crentes, percebemos a grande misericórdia de Allah para com aqueles que O adoram sinceramente. Eles terão um refúgio seguro na misericórdia divina, enquanto os incrédulos não encontrarão nenhum escape.
  5. O chamado ao monoteísmo puro: O versículo reforça a essência do Islam — a unicidade de Allah — e adverte contra qualquer forma de associação (shirk), seja ela na adoração, nas intenções ou nas crenças.


📜 Versículo 46-50 — Surata Fussilat

46مَّنْ عَمِلَ صَالِحًا فَلِنَفْسِهِ ۖ وَمَنْ أَسَاءَ فَعَلَيْهَا ۗ وَمَا رَبُّكَ بِظَلَّامٍ لِّلْعَبِيدِ
Quem pratica o bem, o faz em benefício próprio; por outra, quem faz o mal, é em prejuízo seu, porque o teu Senhor não éinjusto para com os Seus servos.
47۞ إِلَيْهِ يُرَدُّ عِلْمُ السَّاعَةِ ۚ وَمَا تَخْرُجُ مِن ثَمَرَاتٍ مِّنْ أَكْمَامِهَا وَمَا تَحْمِلُ مِنْ أُنثَىٰ وَلَا تَضَعُ إِلَّا بِعِلْمِهِ ۚ وَيَوْمَ يُنَادِيهِمْ أَيْنَ شُرَكَائِي قَالُوا آذَنَّاكَ مَا مِنَّا مِن شَهِيدٍ
Só a Ele concerne o conhecimento da Hora. E nenhum fruto sai do seu invólucro e nenhuma fêmea fica prenhe ou gera, sem o Seu conhecimento. No dia em que Ele os convoca, (perguntará): Onde estão os parceiros que Me atribuístes? Dirão: Asseguramos-Te que nenhum de nós pode testemunhar!
48وَضَلَّ عَنْهُم مَّا كَانُوا يَدْعُونَ مِن قَبْلُ ۖ وَظَنُّوا مَا لَهُم مِّن مَّحِيصٍ
E desvanecer-se-á tudo quanto haviam invocado antes, e se convencerão de que não terão escapatória.
49لَّا يَسْأَمُ الْإِنسَانُ مِن دُعَاءِ الْخَيْرِ وَإِن مَّسَّهُ الشَّرُّ فَيَئُوسٌ قَنُوطٌ
O homem não se farta de implorar o bem; mas, quando o mal o açoita, ei-lo desesperado, desalentado.
50وَلَئِنْ أَذَقْنَاهُ رَحْمَةً مِّنَّا مِن بَعْدِ ضَرَّاءَ مَسَّتْهُ لَيَقُولَنَّ هَٰذَا لِي وَمَا أَظُنُّ السَّاعَةَ قَائِمَةً وَلَئِن رُّجِعْتُ إِلَىٰ رَبِّي إِنَّ لِي عِندَهُ لَلْحُسْنَىٰ ۚ فَلَنُنَبِّئَنَّ الَّذِينَ كَفَرُوا بِمَا عَمِلُوا وَلَنُذِيقَنَّهُم مِّنْ عَذَابٍ غَلِيظٍ
Todavia, se depois de tê-lo açoitado a adversidade, o agraciamos com a Nossa misericórdia, dirá: Isto é (mérito) meu enão creio que a Hora chegue; e se retornar ao a meu Senhor, certamente obterei a Sua bem-aventurança. Porém, inteiraremosos incrédulos de tudo quanto tiverem cometido e lhes infligiremos um severo castigo.
FussilatÍndice do Alcorão
54Versículo
MecanaRevelation
48Versículo

Tradução — Fussilat 48

Surata Fussilat Versículo 48 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E desvanecer-se-á tudo quanto haviam invocado antes, e se convencerão…

Surata Versículo 48/54 — Surata Fussilat فصلت (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Fussilat Ouvir, Surata Fussilat Tradução, Surata Fussilat mp3, Surata Fussilat pdf. Versículo 46–50. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas