Al-Ma'ida · 105/120
Tradução Transliteração — Surata Al-Ma'ida
يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا عَلَيْكُمْ أَنفُسَكُمْ ۖ لَا يَضُرُّكُم مَّن ضَلَّ إِذَا اهْتَدَيْتُمْ ۚ إِلَى اللَّهِ مَرْجِعُكُمْ جَمِيعًا فَيُنَبِّئُكُم بِمَا كُنتُمْ تَعْمَلُونَ ۝١٠٥
Yaaa aiyuhal lazeena aamanoo `alaikum anfusakum laa yadurrukum man dalla izah tadaitum; ilal laahi marji`ukum jamee`an fayunabbi`ukum bimaa kuntum ta`maloon
📖 Em Português
Ó fiéis, resguardai as vossas almas, porque se vos conduzirdes bem, jamais poderão prejudicar-vos aqueles que sedesviam; todos vós retornareis a Deus, o Qual vos inteirará de tudo quanto houverdes feito.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • عَلَيْكُمْ أَنفُسَكُمْ: Responsabilizai-vos por vós mesmos, ou seja, cuidai da vossa própria conduta e empenhai-vos em corrigi-la.
  • لَا يَضُرُّكُم مَّن ضَلَّ: Não vos prejudicará aquele que se desviou do caminho da verdade.
  • إِذَا اهْتَدَيْتُمْ: Se permanecerdes guiados, cumprindo o que Deus ordenou e afastando-vos do que Ele proibiu.
  • فَيُنَبِّئُكُم: Então Ele vos informará, no Dia do Juízo, sobre tudo o que praticastes.

Interpretação da Aya:

Ó vós que crestes em Deus e no Seu Mensageiro e que vos comprometestes com a Sua lei! Tomai conta de vós mesmos e empenhai-vos em corrigir as vossas almas, cumprindo as obrigações e evitando as transgressões. Se assim fizerdes, a descrença e o desvio daqueles que se perderam não vos causarão dano algum, desde que permaneçais firmes na orientação. E a verdadeira orientação inclui ordenar o bem e proibir o mal, pois isso faz parte da retidão que Deus vos exigiu. Não se trata de abandonar essa obrigação, mas sim de que, se cumprirdes o vosso dever e a pessoa não aceitar, então não sereis responsabilizados pela sua escolha. A todos — ao desviado e ao guiado — retornareis a Deus no Dia da Ressurreição, e Ele vos informará sobre tudo o que fizestes neste mundo, recompensando cada um conforme as suas obras, sem que ninguém carregue o pecado de outrem.

Lições e benefícios extraídos da Aya:

  • O crente deve preocupar-se primeiramente com a sua própria conduta, corrigindo-a antes de se ocupar com os defeitos alheios.
  • A responsabilidade individual é um princípio fundamental no Islão: ninguém será punido pelos pecados de outro.
  • A ordem de buscar a orientação não anula a obrigação de aconselhar e chamar ao bem, mas liberta o crente da culpa se o outro persistir no erro.
  • A certeza do retorno a Deus e do acerto de contas incentiva o crente a agir com sinceridade e a perseverar na obediência, mesmo diante da oposição.
  • Esta Aya transmite tranquilidade ao coração do crente, pois ele sabe que o seu esforço em seguir a verdade não é em vão, e que Deus é Quem julga com justiça absoluta.


📜 Versículo 103-107 — Surata Al-Ma'ida

103مَا جَعَلَ اللَّهُ مِن بَحِيرَةٍ وَلَا سَائِبَةٍ وَلَا وَصِيلَةٍ وَلَا حَامٍ ۙ وَلَٰكِنَّ الَّذِينَ كَفَرُوا يَفْتَرُونَ عَلَى اللَّهِ الْكَذِبَ ۖ وَأَكْثَرُهُمْ لَا يَعْقِلُونَ
Deus nada prescreveu, com referência às superstições, tais como a "bahira", ou a "sa'iba", ou a "wacila", ou a "hami"; porém, os blasfemos forjam mentiras acerca de Deus, porque a sua totalidade é insensata.
104وَإِذَا قِيلَ لَهُمْ تَعَالَوْا إِلَىٰ مَا أَنزَلَ اللَّهُ وَإِلَى الرَّسُولِ قَالُوا حَسْبُنَا مَا وَجَدْنَا عَلَيْهِ آبَاءَنَا ۚ أَوَلَوْ كَانَ آبَاؤُهُمْ لَا يَعْلَمُونَ شَيْئًا وَلَا يَهْتَدُونَ
E quando lhes foi dito: Vinde para o que Deus revelou, e para o Mensageiro!, disseram: Basta-nos o que seguiam osnossos pais! Como? Mesmo que seus pais nada compreendessem nem se guiassem?
105يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا عَلَيْكُمْ أَنفُسَكُمْ ۖ لَا يَضُرُّكُم مَّن ضَلَّ إِذَا اهْتَدَيْتُمْ ۚ إِلَى اللَّهِ مَرْجِعُكُمْ جَمِيعًا فَيُنَبِّئُكُم بِمَا كُنتُمْ تَعْمَلُونَ
Ó fiéis, resguardai as vossas almas, porque se vos conduzirdes bem, jamais poderão prejudicar-vos aqueles que sedesviam; todos vós retornareis a Deus, o Qual vos inteirará de tudo quanto houverdes feito.
106يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا شَهَادَةُ بَيْنِكُمْ إِذَا حَضَرَ أَحَدَكُمُ الْمَوْتُ حِينَ الْوَصِيَّةِ اثْنَانِ ذَوَا عَدْلٍ مِّنكُمْ أَوْ آخَرَانِ مِنْ غَيْرِكُمْ إِنْ أَنتُمْ ضَرَبْتُمْ فِي الْأَرْضِ فَأَصَابَتْكُم مُّصِيبَةُ الْمَوْتِ ۚ تَحْبِسُونَهُمَا مِن بَعْدِ الصَّلَاةِ فَيُقْسِمَانِ بِاللَّهِ إِنِ ارْتَبْتُمْ لَا نَشْتَرِي بِهِ ثَمَنًا وَلَوْ كَانَ ذَا قُرْبَىٰ ۙ وَلَا نَكْتُمُ شَهَادَةَ اللَّهِ إِنَّا إِذًا لَّمِنَ الْآثِمِينَ
Ó fiéis, quando a morte se aproximar de algum de vós e este se dispuser a fazer um testamento, que apele para otestemunho de dois homens justos, dentre vós, ou de dois estranhos, se se achar viajando pela terra quando isto acontecer. Deverá detê-los, depois da oração, e fazê-los prestar juramento por Deus, deste modo: A nenhum preço venderemos o nossotestemunho, ainda que o interessado seja um dos nossos parentes, nem ocultaremos o testemunho de Deus, porque, se assimfizermos, contar-nos-emos entre os pecadores.
107فَإِنْ عُثِرَ عَلَىٰ أَنَّهُمَا اسْتَحَقَّا إِثْمًا فَآخَرَانِ يَقُومَانِ مَقَامَهُمَا مِنَ الَّذِينَ اسْتَحَقَّ عَلَيْهِمُ الْأَوْلَيَانِ فَيُقْسِمَانِ بِاللَّهِ لَشَهَادَتُنَا أَحَقُّ مِن شَهَادَتِهِمَا وَمَا اعْتَدَيْنَا إِنَّا إِذًا لَّمِنَ الظَّالِمِينَ
Se descobrirdes que aso perjuros, que sejam substituídos por outros dois parentes mais próximos das pessoas emquestão, e ambos jurarão por Deus deste modo: Nosso testemunho é mais verdadeiro do que o dos outros e não perjuramos, porque se assim fizermos, contar-nos-emos entre os iníquos.
Al-Ma'idaÍndice do Alcorão
120Versículo
MedinenseRevelation
105Versículo

Tradução — Al-Ma'ida 105

Surata Al-Ma'ida Versículo 105 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Ó fiéis, resguardai as vossas almas, porque se vos conduzirdes…

Surata Versículo 105/120 — Surata Al-Ma'ida المائدة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Ma'ida Ouvir, Surata Al-Ma'ida Tradução, Surata Al-Ma'ida mp3, Surata Al-Ma'ida pdf. Versículo 103–107. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas