Tradução — Tafsir
Significados das palavras:
- Ghawran (غَوْرًا): água que desaparece e se aprofunda na terra, de modo que não se pode alcançá-la.
- Ma‘īn (مَعِينٍ): água corrente, visível e abundante, que flui na superfície da terra.
Interpretação da passagem:
Ó Mensageiro, dize a esses idólatras que negam a ressurreição e o poder de Deus: “Dizei-me: se a vossa água potável se tornar profunda na terra, a ponto de não conseguirdes alcançá-la com nenhum meio ou instrumento, quem vos trará água corrente e visível, que flui na superfície, senão Deus?” Ninguém além de Deus pode fazer isso. Ele é o Único capaz de fazer brotar água do solo, de fazer descer a chuva dos céus e de conceder sustento a quem deseja. Se Deus retirar a água que Ele vos deu, nenhum poder terreno ou divino — além d’Ele — poderá devolvê-la. Esta é uma chamada à reflexão sobre a misericórdia divina e o poder absoluto de Deus sobre todas as coisas, e uma prova clara de que somente Ele merece adoração e gratidão.
Lições e benefícios extraídos da passagem:
- A água é uma das maiores bênçãos de Deus; sem ela, a vida na Terra seria impossível. Reconhecer essa bênção aproxima o coração do Criador e aumenta a gratidão a Ele.
- Deus é o Único provedor e sustentador de toda a criação; ninguém além d’Ele pode conceder benefícios ou afastar danos. Portanto, o ser humano deve voltar-se somente a Ele em todas as suas necessidades.
- A passagem convida o homem a meditar sobre os sinais de Deus na natureza — como a água que flui — e a reconhecer que a continuidade dessas bênçãos depende inteiramente da vontade divina.
- A incapacidade humana de criar ou trazer água do nada demonstra a fraqueza do homem e a grandeza do Criador, fortalecendo a fé e a submissão a Deus.
- A gratidão pelas bênçãos — como a água — é um dever religioso, e a negligência em agradecer pode levar à perda dessas bênçãos. Isso ensina o muçulmano a ser sempre grato a Deus em todos os momentos.
📜 Versículo 28-30 — Surata Al-Mulk
Tradução — Al-Mulk 30
Surata Al-Mulk Versículo 30 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Dize-lhes (ainda): Que vos parece? Se a vossa água, ao…Surata Versículo 30/30 — Surata Al-Mulk الملك (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Mulk Ouvir, Surata Al-Mulk Tradução, Surata Al-Mulk mp3, Surata Al-Mulk pdf. Versículo 28–30. Em Português: Español.
Alcorão Sagrado
Monday, September 7, 2026
Não nos esqueça em suas boas súplicas








