Al-A'raf · 47/206
Tradução Transliteração — Surata Al-A'raf
۞ وَإِذَا صُرِفَتْ أَبْصَارُهُمْ تِلْقَاءَ أَصْحَابِ النَّارِ قَالُوا رَبَّنَا لَا تَجْعَلْنَا مَعَ الْقَوْمِ الظَّالِمِينَ ۝٤٧
Wa izaa surifat absaaruhum tilqaaa`a Ashaabin Naari qaalo Rabbanaa laa taj`alnaa ma`al qawmiz zaalimneen
📖 Em Português
Mas, quando seus olhares se voltarem para os condenados ao inferno, dirão: Ó Senhor nosso, não nos juntes com osiníquos.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • صُرِفَتْ أَبْصَارُهُمْ: desviaram-se os seus olhares, ou seja, foram direcionados os olhares dos habitantes de Al-A‘rãf (os muros entre o Paraíso e o Inferno).
  • تِلْقَاءَ: em direção a, defronte a.
  • أَصْحَابِ النَّارِ: os companheiros do Fogo, ou seja, os habitantes do Inferno.
  • لَا تَجْعَلْنَا مَعَ الْقَوْمِ الظَّالِمِينَ: não nos coloques com o povo injusto, ou seja, os incrédulos e politeístas.

Interpretação da passagem:

Quando os habitantes de Al-A‘rãf — aqueles cujas boas e más ações se equilibram na balança, permanecendo nesse lugar intermediário até que Allah decida sobre eles — tiverem os seus olhares voltados para os companheiros do Fogo, e virem o terrível castigo e a condição lastimável em que estes se encontram, suplicarão a Allah, em tom de súplica e refúgio: “Ó nosso Senhor, não nos faças estar com o povo injusto”, referindo-se aos incrédulos e aos que associaram parceiros a Allah, que mereceram o castigo eterno. Eles pedem a Allah que os proteja de serem incluídos entre esses transgressores, reconhecendo a gravidade da injustiça da incredulidade e da associação a Allah.

Lições extraídas da passagem:

  1. A súplica é uma das maiores armas do crente, e os habitantes de Al-A‘rãf, mesmo naquela situação de espera, recorrem a Allah com humildade, ensinando-nos a nunca deixarmos de invocá-Lo em qualquer circunstância.
  2. O medo do castigo de Allah e o desejo sincero de escapar dele são sinais de fé viva; quem teme o Fogo procura refúgio em Allah e se afasta das causas que conduzem a ele.
  3. A injustiça, em especial a incredulidade e a associação a Allah, é a pior das transgressões, e o crente deve sempre pedir proteção contra ser contado entre os injustos.
  4. A passagem desperta no coração do muçulmano o anseio pelo Paraíso e o temor do Inferno, motivando-o a praticar boas obras e a se afastar dos pecados, para que, no Dia do Juízo, esteja entre os bem-aventurados e não entre os condenados.
  5. Mostra a misericórdia de Allah, que permite que Seus servos Lhe supliquem e promete responder às suas preces, mesmo na hora mais difícil, incentivando-nos a confiar n’Ele e a nos voltarmos para Ele em todas as situações.


📜 Versículo 45-49 — Surata Al-A'raf

45الَّذِينَ يَصُدُّونَ عَن سَبِيلِ اللَّهِ وَيَبْغُونَهَا عِوَجًا وَهُم بِالْآخِرَةِ كَافِرُونَ
Que afastam os demais da senda de Deus, anunciam-na tortuosa e negam a vida futura!
46وَبَيْنَهُمَا حِجَابٌ ۚ وَعَلَى الْأَعْرَافِ رِجَالٌ يَعْرِفُونَ كُلًّا بِسِيمَاهُمْ ۚ وَنَادَوْا أَصْحَابَ الْجَنَّةِ أَن سَلَامٌ عَلَيْكُمْ ۚ لَمْ يَدْخُلُوهَا وَهُمْ يَطْمَعُونَ
E entre ambos haverá um véu e, nos cimos, situar-se-ão homens que reconhecerão todos, por suas fisionomias, esaudarão os diletos do Paraíso: Que a paz esteja convosco! Porém, ainda que eles (os dos cimos) anelem o Paraíso, nãoentrarão ali.
47۞ وَإِذَا صُرِفَتْ أَبْصَارُهُمْ تِلْقَاءَ أَصْحَابِ النَّارِ قَالُوا رَبَّنَا لَا تَجْعَلْنَا مَعَ الْقَوْمِ الظَّالِمِينَ
Mas, quando seus olhares se voltarem para os condenados ao inferno, dirão: Ó Senhor nosso, não nos juntes com osiníquos.
48وَنَادَىٰ أَصْحَابُ الْأَعْرَافِ رِجَالًا يَعْرِفُونَهُم بِسِيمَاهُمْ قَالُوا مَا أَغْنَىٰ عَنكُمْ جَمْعُكُمْ وَمَا كُنتُمْ تَسْتَكْبِرُونَ
Os habitantes dos cimos gritarão a uns homens, os quais reconhecerão por suas fisionomias: De que vos serviram osvossos tesouros e a vossa soberbia?
49أَهَٰؤُلَاءِ الَّذِينَ أَقْسَمْتُمْ لَا يَنَالُهُمُ اللَّهُ بِرَحْمَةٍ ۚ ادْخُلُوا الْجَنَّةَ لَا خَوْفٌ عَلَيْكُمْ وَلَا أَنتُمْ تَحْزَنُونَ
São estes, acaso, de quem juraste que Deus não os agraciaria com Sua misericórdia? (Deus dirá a eles): Entrai noParaíso, onde não sereis presas do temor, nem vos atribulareis.
Al-A'rafÍndice do Alcorão
206Versículo
MecanaRevelation
47Versículo

Tradução — Al-A'raf 47

Surata Al-A'raf Versículo 47 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Mas, quando seus olhares se voltarem para os condenados ao…

Surata Versículo 47/206 — Surata Al-A'raf الأعراف (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-A'raf Ouvir, Surata Al-A'raf Tradução, Surata Al-A'raf mp3, Surata Al-A'raf pdf. Versículo 45–49. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas