Yunus · 54/109
Tradução Transliteração — Surata Yunus
وَلَوْ أَنَّ لِكُلِّ نَفْسٍ ظَلَمَتْ مَا فِي الْأَرْضِ لَافْتَدَتْ بِهِ ۗ وَأَسَرُّوا النَّدَامَةَ لَمَّا رَأَوُا الْعَذَابَ ۖ وَقُضِيَ بَيْنَهُم بِالْقِسْطِ ۚ وَهُمْ لَا يُظْلَمُونَ ۝٥٤
Wa law anna likulli nafsin zalamat maa fil ardi laftadat bih; wa asarrun nadaamata lammaa ra awul `azaab, wa qudiya bainahum bilqist; wa hum laa yuzlamoon
📖 Em Português
Se todo o ser iníquo possuísse tudo quanto existe na terra, tudo daria para a sua redenção. Sentirão o arrependimentoquando virem o castigo. Então serão julgados eqüitativamente e não serão injustiçados.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Zalamat" (ظَلَمَتْ): Cometeu injustiça, ou seja, praticou a idolatria (Shirk) e a descrença em Allah.
  • "Laftadat bihi" (لَافْتَدَتْ بِهِ): Ofereceria como resgate para se salvar do castigo.
  • "Asarrû an-nadâmah" (أَسَرُّوا النَّدَامَةَ): Ocultaram o arrependimento profundo e a tristeza.
  • "Qudiya baynahum bil-qist" (وَقُضِيَ بَيْنَهُم بِالْقِسْطِ): Foi julgado entre eles com justiça e equidade.

Interpretação da Nobre Ayah:

Se todo aquele que cometeu injustiça contra si mesmo — através da idolatria e da descrença — possuísse tudo o que existe na Terra, desde riquezas e bens preciosos, e lhe fosse permitido usar isso como resgate para escapar do castigo de Allah no Dia do Juízo, ele certamente o ofereceria de todo o coração, na esperança de se salvar. Porém, isso não lhe seria aceito.

Quando os injustos presenciarem o castigo com seus próprios olhos, sentirão um remorso imenso e uma tristeza profunda, mas a ocultarão de seus líderes e seguidores, por vergonha e medo de recriminações. Nesse momento, a verdade se tornará clara para eles, mas já será tarde demais.

Allah, então, julgará entre todas as criaturas — os líderes da descrença e seus seguidores — com justiça perfeita, sem qualquer opressão. Ninguém será punido senão por seus próprios pecados, e nenhuma boa ação será diminuída, nem nenhum mal será aumentado. A justiça divina é absoluta e impecável.


Lições e Benefícios extraídos da Ayah:

  1. A gravidade do pecado da idolatria: A ayah demonstra que a injustiça máxima é atribuir parceiros a Allah, e que nenhum bem material, por mais vasto que seja, pode resgatar alguém desse pecado no Dia do Juízo.
  2. A realidade do arrependimento tardio: O remorso sentido no Dia do Juízo não beneficia ninguém, pois o tempo do arrependimento aceito é apenas nesta vida. Isso nos ensina a nos apressarmos em voltar para Allah enquanto ainda temos oportunidade.
  3. A justiça absoluta de Allah: Allah não oprime ninguém, nem mesmo um átomo. Ele recompensa cada pessoa exatamente pelo que merece, o que nos enche de esperança e nos faz temer Sua justiça ao mesmo tempo.
  4. O valor inestimável da fé: Enquanto os bens terrenos não podem salvar ninguém no Dia do Juízo, a fé e as boas ações são o verdadeiro tesouro que nos acompanhará e nos salvará. Isso nos motiva a investir no que realmente importa.
  5. A importância de seguir a orientação divina: Esta ayah nos lembra que devemos aproveitar a vida presente para buscar o perdão de Allah e evitar tudo o que Le desagrada, pois o arrependimento sincero nesta vida é a chave para a salvação.


📜 Versículo 52-56 — Surata Yunus

52ثُمَّ قِيلَ لِلَّذِينَ ظَلَمُوا ذُوقُوا عَذَابَ الْخُلْدِ هَلْ تُجْزَوْنَ إِلَّا بِمَا كُنتُمْ تَكْسِبُونَ
Será dito, então, aos iníquos: Provai o castigo eterno. Sereis, acaso, castigados pelo que não cometestes?
53۞ وَيَسْتَنبِئُونَكَ أَحَقٌّ هُوَ ۖ قُلْ إِي وَرَبِّي إِنَّهُ لَحَقٌّ ۖ وَمَا أَنتُم بِمُعْجِزِينَ
Pedir-te-ão que os inteires dos fatos: É isso verdade? Dize: Sim, por meu Senhor que é verdade, e jamais podereisimpedi-lo.
54وَلَوْ أَنَّ لِكُلِّ نَفْسٍ ظَلَمَتْ مَا فِي الْأَرْضِ لَافْتَدَتْ بِهِ ۗ وَأَسَرُّوا النَّدَامَةَ لَمَّا رَأَوُا الْعَذَابَ ۖ وَقُضِيَ بَيْنَهُم بِالْقِسْطِ ۚ وَهُمْ لَا يُظْلَمُونَ
Se todo o ser iníquo possuísse tudo quanto existe na terra, tudo daria para a sua redenção. Sentirão o arrependimentoquando virem o castigo. Então serão julgados eqüitativamente e não serão injustiçados.
55أَلَا إِنَّ لِلَّهِ مَا فِي السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ ۗ أَلَا إِنَّ وَعْدَ اللَّهِ حَقٌّ وَلَٰكِنَّ أَكْثَرَهُمْ لَا يَعْلَمُونَ
Não pertence, acaso, a Deus tudo quanto existe nos céus e na terra? Não é verdadeira a promessa de Deus? Porém, amaioria o ignora.
56هُوَ يُحْيِي وَيُمِيتُ وَإِلَيْهِ تُرْجَعُونَ
Ele dá a vida e a morte, e a Ele retornareis.
YunusÍndice do Alcorão
109Versículo
MecanaRevelation
54Versículo

Tradução — Yunus 54

Surata Yunus Versículo 54 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Se todo o ser iníquo possuísse tudo quanto existe na…

Surata Versículo 54/109 — Surata Yunus يونس (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Yunus Ouvir, Surata Yunus Tradução, Surata Yunus mp3, Surata Yunus pdf. Versículo 52–56. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas