As-Saffat · 27/182
Tradução Transliteração — Surata As-Saffat
وَأَقْبَلَ بَعْضُهُمْ عَلَىٰ بَعْضٍ يَتَسَاءَلُونَ ۝٢٧
Wa aqbala ba`duhum `alaa ba`diny yatasaaa`aloon
📖 Em Português
E começarão a reprovar-se reciprocamente.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Wa aqbala baʿduhum ʿalā baʿdin": E voltaram-se uns para os outros, ou seja, os seguidores voltaram-se para os seus líderes.
  • "Yatasā'alūn": Interrogam-se mutuamente, repreendendo-se e censurando-se uns aos outros.

Interpretação da passagem:

Nesta cena do Dia do Juízo, quando os descrentes se encontram diante do castigo, eles se voltam uns para os outros, iniciando uma troca de acusações e recriminações. Os seguidores dirigem-se aos seus líderes e chefes, enquanto estes, por sua vez, tentam justificar-se. É um momento em que a verdade se torna evidente, mas o arrependimento já não lhes é útil. A repreensão mútua e as discussões acaloradas não lhes trarão qualquer benefício, pois a sentença já foi decretada e o tempo da oportunidade passou. Este diálogo entre eles reflete o estado de desespero e a tentativa fútil de transferir a culpa, sem que isso altere o seu destino inevitável.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  • A responsabilidade individual é intransferível: cada pessoa responderá pelos seus próprios atos, e as desculpas ou acusações dirigidas a outros não serão aceites no Dia do Juízo.
  • A importância de seguir líderes justos e sábios, pois no Dia Final os seguidores perceberão que a obediência cega aos líderes desviantes não os isenta da responsabilidade.
  • O arrependimento deve ocorrer nesta vida, antes que seja tarde demais; quando o castigo se tornar visível, nenhuma discussão ou lamento trará alívio.
  • O Islam ensina a reflexão constante sobre as consequências das nossas escolhas, incentivando-nos a buscar a verdade e a justiça em todas as nossas relações, para que não venhamos a nos encontrar em situação semelhante à descrita na passagem.


📜 Versículo 25-29 — Surata As-Saffat

25مَا لَكُمْ لَا تَنَاصَرُونَ
Por que não vos socorreis mutuamente?
26بَلْ هُمُ الْيَوْمَ مُسْتَسْلِمُونَ
Porém, nesse dia, submeter-se-ão (ao juízo).
27وَأَقْبَلَ بَعْضُهُمْ عَلَىٰ بَعْضٍ يَتَسَاءَلُونَ
E começarão a reprovar-se reciprocamente.
28قَالُوا إِنَّكُمْ كُنتُمْ تَأْتُونَنَا عَنِ الْيَمِينِ
Dirão: Fostes vós, os da mão direita, que usáveis vir a nós.
29قَالُوا بَل لَّمْ تَكُونُوا مُؤْمِنِينَ
Responder-lhes-ão (seus sedutores): Qual! Não fostes fiéis!
As-SaffatÍndice do Alcorão
182Versículo
MecanaRevelation
27Versículo

Tradução — As-Saffat 27

Surata As-Saffat Versículo 27 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E começarão a reprovar-se reciprocamente.

Surata Versículo 27/182 — Surata As-Saffat الصافات (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata As-Saffat Ouvir, Surata As-Saffat Tradução, Surata As-Saffat mp3, Surata As-Saffat pdf. Versículo 25–29. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas