Ghafir · 31/85
Tradução Transliteração — Surata Ghafir
مِثْلَ دَأْبِ قَوْمِ نُوحٍ وَعَادٍ وَثَمُودَ وَالَّذِينَ مِن بَعْدِهِمْ ۚ وَمَا اللَّهُ يُرِيدُ ظُلْمًا لِّلْعِبَادِ ۝٣١
Misla daabi qawmi Noohinw wa `aadinw wa Samooda wallazeena mim ba`dihim; wa mal laahu yureedu zulmal lil`ibaad
📖 Em Português
A angústia do povo de Noé, de Ad e de Samud, e daqueles que os sucederam. Sabei que Deus deseja a justiça para osSeus servos.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • دَأْبِ: costume, hábito ou prática constante.
  • قَوْمِ نُوحٍ: o povo do profeta Noé (Nuh), que o desmentiu e foi destruído pelo dilúvio.
  • عَادٍ: o povo de 'Ad, que rejeitou o profeta Hud e foi destruído por um vento devastador.
  • ثَمُودَ: o povo de Thamud, que desmentiu o profeta Saleh e foi destruído pelo grito (trovão).
  • الَّذِينَ مِن بَعْدِهِمْ: as nações que vieram depois deles e seguiram o mesmo caminho de negação e descrença.

Interpretação da passagem:

Esta passagem sagrada adverte os descrentes de que o castigo que os ameaça não é algo novo ou sem precedentes. É exatamente o mesmo destino que se abateu sobre os povos anteriores que insistiram na negação e na rejeição dos mensageiros de Deus. O povo de Noé, que foi afogado pelo dilúvio; o povo de 'Ad, que foi aniquilado pelo vento impiedoso; o povo de Thamud, que foi destruído pelo grito terrível; e todas as outras nações que vieram depois deles e seguiram o mesmo caminho — todos foram exterminados como consequência direta de seus pecados e de sua persistência na descrença.

Deus, o Altíssimo, deixa claro que não age com injustiça com Seus servos. Ele não os destrói sem motivo, nem os pune sem que tenham cometido faltas. Pelo contrário, o castigo é a consequência justa e proporcional de suas más ações, após terem recebido a mensagem clara e a prova definitiva. Deus é justo e perfeito, e está acima de qualquer forma de opressão ou tirania. Ele não aniquila ninguém antes de estabelecer a evidência contra ele, e não pune ninguém senão por aquilo que suas próprias mãos cometeram.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A história se repete: aqueles que insistem na negação da verdade e na rejeição dos mensageiros de Deus enfrentarão o mesmo destino dos povos anteriores. Isso serve como um alerta atemporal para toda a humanidade.
  2. A justiça divina é perfeita: Deus não pune ninguém injustamente. Todo castigo é precedido de aviso e de prova clara, e é sempre proporcional às ações cometidas.
  3. A misericórdia de Deus se manifesta em Sua justiça: o fato de Deus não apressar o castigo e dar aos povos a oportunidade de refletir e se arrepender demonstra Sua infinita misericórdia e paciência.
  4. A importância de aprender com as lições do passado: o estudo das nações destruídas nos convida a refletir sobre as causas de sua queda e a evitar os mesmos erros, buscando a orientação divina e a retidão em nossas vidas.
  5. A certeza de que Deus está sempre atento: nada escapa ao Seu conhecimento, e cada ação será julgada com justiça absoluta. Isso nos motiva a praticar o bem e a nos afastar do mal, confiando na sabedoria divina.


📜 Versículo 29-33 — Surata Ghafir

29يَا قَوْمِ لَكُمُ الْمُلْكُ الْيَوْمَ ظَاهِرِينَ فِي الْأَرْضِ فَمَن يَنصُرُنَا مِن بَأْسِ اللَّهِ إِن جَاءَنَا ۚ قَالَ فِرْعَوْنُ مَا أُرِيكُمْ إِلَّا مَا أَرَىٰ وَمَا أَهْدِيكُمْ إِلَّا سَبِيلَ الرَّشَادِ
Ó povo meu, hoje o poder é vosso; sois dominadores, na terra. Porém, quem nos defenderá do castigo de Deus, quandoele nos açoitar? O Faraó disse: Eu não vos aconselho senão o que conheço, e não vos indico senão a senda da retidão!
30وَقَالَ الَّذِي آمَنَ يَا قَوْمِ إِنِّي أَخَافُ عَلَيْكُم مِّثْلَ يَوْمِ الْأَحْزَابِ
E o fiel disse: Ó povo meu, em verdade temo que vos suceda e desdita do dia (do desastre) dos irmanados (no pecado).
31مِثْلَ دَأْبِ قَوْمِ نُوحٍ وَعَادٍ وَثَمُودَ وَالَّذِينَ مِن بَعْدِهِمْ ۚ وَمَا اللَّهُ يُرِيدُ ظُلْمًا لِّلْعِبَادِ
A angústia do povo de Noé, de Ad e de Samud, e daqueles que os sucederam. Sabei que Deus deseja a justiça para osSeus servos.
32وَيَا قَوْمِ إِنِّي أَخَافُ عَلَيْكُمْ يَوْمَ التَّنَادِ
Ó povo meu, em verdade, temo, por vós, o dia do clamor mútuo.
33يَوْمَ تُوَلُّونَ مُدْبِرِينَ مَا لَكُم مِّنَ اللَّهِ مِنْ عَاصِمٍ ۗ وَمَن يُضْلِلِ اللَّهُ فَمَا لَهُ مِنْ هَادٍ
No dia em que tentardes fugir, ninguém poderá defender-vos de Deus. E aquele que Deus extraviar não terá orientadoralgum.
GhafirÍndice do Alcorão
85Versículo
MecanaRevelation
31Versículo

Tradução — Ghafir 31

Surata Ghafir Versículo 31 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : A angústia do povo de Noé, de Ad e de…

Surata Versículo 31/85 — Surata Ghafir غافر (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ghafir Ouvir, Surata Ghafir Tradução, Surata Ghafir mp3, Surata Ghafir pdf. Versículo 29–33. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas