Al-Waqi'a · 33/96
Tradução Transliteração — Surata Al-Waqi'a
لَّا مَقْطُوعَةٍ وَلَا مَمْنُوعَةٍ ۝٣٣
Laa maqtoo`atinw wa laa mamnoo`ah
📖 Em Português
Inesgotáveis, que jamais (lhes) serão proibidas.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Lā maqṭū‘ah – que não é interrompida nem cessa em nenhum momento.
  • Wa lā mamnū‘ah – e que não é proibida nem impedida de ser alcançada.

Interpretação da palavra de Allah (Exaltado seja):

Esta é uma continuação da descrição das bênçãos dos companheiros da direita. Allah informa que as frutas que eles terão no Paraíso são abundantes e contínuas, sem interrupção em nenhuma estação ou tempo. Elas não acabam nem se esgotam, e não há quem as impeça ou proíba. Ao contrário do que acontece neste mundo, onde as frutas têm épocas específicas e podem ser escassas ou inacessíveis, no Paraíso elas estão sempre disponíveis, ao alcance das mãos, sem qualquer obstáculo ou restrição. Isso reflete a generosidade infinita de Allah para com Seus servos justos, que colhem o resultado de sua fé e boas obras.

Lições e benefícios extraídos da palavra de Allah:

  1. A recompensa de Allah para os obedientes é completa e perfeita, sem qualquer falha ou diminuição.
  2. As bênçãos do Paraíso são permanentes e contínuas, ao contrário dos prazeres passageiros deste mundo.
  3. A generosidade de Allah não conhece limites; Ele concede aos Seus servos tudo o que desejam, sem restrições.
  4. Isso incentiva o crente a perseverar na obediência e a ansiar pelo Paraíso, que é a morada da felicidade eterna e da satisfação plena.
  5. A menção dessas bênçãos fortalece a esperança no coração do muçulmano e o motiva a buscar a aproximação de Allah, que preparou para Seus amados o que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu e nenhum coração humano pode imaginar.


📜 Versículo 31-35 — Surata Al-Waqi'a

31وَمَاءٍ مَّسْكُوبٍ
E água manante,
32وَفَاكِهَةٍ كَثِيرَةٍ
E frutas abundantes,
33لَّا مَقْطُوعَةٍ وَلَا مَمْنُوعَةٍ
Inesgotáveis, que jamais (lhes) serão proibidas.
34وَفُرُشٍ مَّرْفُوعَةٍ
E estarão sobre leitos elevados.
35إِنَّا أَنشَأْنَاهُنَّ إِنشَاءً
Sabei que criamos, para eles, uma (nova) espécie de criaturas.
Al-Waqi'aÍndice do Alcorão
96Versículo
MecanaRevelation
33Versículo

Tradução — Al-Waqi'a 33

Surata Al-Waqi'a Versículo 33 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Inesgotáveis, que jamais (lhes) serão proibidas.

Surata Versículo 33/96 — Surata Al-Waqi'a الواقعة (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Waqi'a Ouvir, Surata Al-Waqi'a Tradução, Surata Al-Waqi'a mp3, Surata Al-Waqi'a pdf. Versículo 31–35. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas