Al-A'raf · 154/206
Tradução Transliteração — Surata Al-A'raf
وَلَمَّا سَكَتَ عَن مُّوسَى الْغَضَبُ أَخَذَ الْأَلْوَاحَ ۖ وَفِي نُسْخَتِهَا هُدًى وَرَحْمَةٌ لِّلَّذِينَ هُمْ لِرَبِّهِمْ يَرْهَبُونَ ۝١٥٤
Wa lammaa sakata `am Moosal ghadabu akhazal al waaha wa fee nnuskhatihaa hudanw wa rahmatul lillazeena hum li Rabbihim yarhaboon
📖 Em Português
Quando a cólera de Moisés se apaziguou, ele recolheu as tábuas em cujas escrituras estavam a orientação e amisericórdia para os que temem ao seu Senhor.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Sakata": Acalmou-se, cessou e desapareceu.
  • "Al-Alwah": As tábuas (da Torá) que Moisés havia lançado ao chão.
  • "Nuskhatiha": O que foi copiado e escrito nelas.
  • "Yarhabun": Temem, receiam e reverenciam.

Interpretação da nobre versículo:

Quando a ira de Moisés (que a paz esteja com ele) se acalmou e cessou — após a justificativa de seu irmão Aarão sobre o ocorrido com o povo na adoração ao bezerro de ouro — ele recolheu as tábuas que havia lançado ao chão em um momento de fúria. Nessas tábuas havia uma orientação que guiava à verdade e afastava do erro, e uma misericórdia que livrava do castigo. Essa orientação e misericórdia são destinadas àqueles que temem a seu Senhor, respeitam Sua majestade e se precavêm de Sua punição, pois são eles que se beneficiam da orientação e alcançam a misericórdia divina.


Lições e benefícios extraídos do versículo:

  1. A calma após a ira é uma virtude profética: Moisés, mesmo sendo um profeta nobre, experimentou a ira humana, mas quando ela cessou, ele retomou sua missão com serenidade. Isso nos ensina a não tomar decisões precipitadas no momento da raiva.
  2. A importância do arrependimento e do retorno: Assim como Moisés retomou as tábuas após o erro do povo, nós também devemos retornar ao Livro de Allah após qualquer deslize, buscando nele orientação e misericórdia.
  3. O temor a Allah é a chave para o benefício da orientação divina: O versículo deixa claro que a orientação e a misericórdia contidas na revelação são para aqueles que temem a seu Senhor. Isso nos motiva a cultivar o temor consciente a Allah, pois é ele que nos torna dignos de receber a luz da orientação.
  4. A revelação é uma fonte de misericórdia: O Alcorão e as escrituras sagradas não são apenas livros de leis, mas uma misericórdia que nos guia para o bem neste mundo e na vida eterna. Devemos valorizá-los e nos apegarmos a eles.
  5. A paciência e o perdão entre os irmãos: A história de Moisés e Aarão mostra a importância da paciência e da compreensão entre os muçulmanos, especialmente quando há divergências, sempre buscando o que é melhor para a comunidade.


📜 Versículo 152-156 — Surata Al-A'raf

152إِنَّ الَّذِينَ اتَّخَذُوا الْعِجْلَ سَيَنَالُهُمْ غَضَبٌ مِّن رَّبِّهِمْ وَذِلَّةٌ فِي الْحَيَاةِ الدُّنْيَا ۚ وَكَذَٰلِكَ نَجْزِي الْمُفْتَرِينَ
Quanto àqueles que adoraram o bezerro, a abominação de seu Senhor os alcançará, assim como o desdém, na vidadeste mundo. Assim castigaremos os forjadores.
153وَالَّذِينَ عَمِلُوا السَّيِّئَاتِ ثُمَّ تَابُوا مِن بَعْدِهَا وَآمَنُوا إِنَّ رَبَّكَ مِن بَعْدِهَا لَغَفُورٌ رَّحِيمٌ
Quanto àqueles que cometem torpezas e logo se arrependem e crêem, fica sabendo que Teu Senhor é, depois disso, Indulgente, Misericordiosíssimo.
154وَلَمَّا سَكَتَ عَن مُّوسَى الْغَضَبُ أَخَذَ الْأَلْوَاحَ ۖ وَفِي نُسْخَتِهَا هُدًى وَرَحْمَةٌ لِّلَّذِينَ هُمْ لِرَبِّهِمْ يَرْهَبُونَ
Quando a cólera de Moisés se apaziguou, ele recolheu as tábuas em cujas escrituras estavam a orientação e amisericórdia para os que temem ao seu Senhor.
155وَاخْتَارَ مُوسَىٰ قَوْمَهُ سَبْعِينَ رَجُلًا لِّمِيقَاتِنَا ۖ فَلَمَّا أَخَذَتْهُمُ الرَّجْفَةُ قَالَ رَبِّ لَوْ شِئْتَ أَهْلَكْتَهُم مِّن قَبْلُ وَإِيَّايَ ۖ أَتُهْلِكُنَا بِمَا فَعَلَ السُّفَهَاءُ مِنَّا ۖ إِنْ هِيَ إِلَّا فِتْنَتُكَ تُضِلُّ بِهَا مَن تَشَاءُ وَتَهْدِي مَن تَشَاءُ ۖ أَنتَ وَلِيُّنَا فَاغْفِرْ لَنَا وَارْحَمْنَا ۖ وَأَنتَ خَيْرُ الْغَافِرِينَ
Então Moisés selecionou setenta homens, dentre seu povo, para que comparecessem ao lugar por Nós designado; equando o tremor se apossou deles, disse: Ó Senhor meu, quisesses Tu, tê-los-ias exterminado antes, juntamente comigo! Porventura nos exterminarias pelo que cometeram os néscios dentre nós? Isto não é mais do que uma prova Tua, com a qualdesvias quem faz isso, e encaminhas quem Te apraz; Tu és nosso Protetor. Perdoa-nos e apieda-Te de nós, porque Tu és omais equânime dos indulgentes!
156۞ وَاكْتُبْ لَنَا فِي هَٰذِهِ الدُّنْيَا حَسَنَةً وَفِي الْآخِرَةِ إِنَّا هُدْنَا إِلَيْكَ ۚ قَالَ عَذَابِي أُصِيبُ بِهِ مَنْ أَشَاءُ ۖ وَرَحْمَتِي وَسِعَتْ كُلَّ شَيْءٍ ۚ فَسَأَكْتُبُهَا لِلَّذِينَ يَتَّقُونَ وَيُؤْتُونَ الزَّكَاةَ وَالَّذِينَ هُم بِآيَاتِنَا يُؤْمِنُونَ
Concede-nos uma graça, tanto neste mundo como no outro, porque a Ti nos voltamos contritos. Disse: Com Meu castigoaçoito quem quero e Minha clemência abrange tudo, e a concederei aos tementes (a Deus) que pagam o zakat, e crêem nosNossos versículos.
Al-A'rafÍndice do Alcorão
206Versículo
MecanaRevelation
154Versículo

Tradução — Al-A'raf 154

Surata Al-A'raf Versículo 154 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Quando a cólera de Moisés se apaziguou, ele recolheu as…

Surata Versículo 154/206 — Surata Al-A'raf الأعراف (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-A'raf Ouvir, Surata Al-A'raf Tradução, Surata Al-A'raf mp3, Surata Al-A'raf pdf. Versículo 152–156. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas