Al-A'raf · 34/206
Tradução Transliteração — Surata Al-A'raf
وَلِكُلِّ أُمَّةٍ أَجَلٌ ۖ فَإِذَا جَاءَ أَجَلُهُمْ لَا يَسْتَأْخِرُونَ سَاعَةً ۖ وَلَا يَسْتَقْدِمُونَ ۝٣٤
Wa likulli ummatin ajalun fa izaa jaaa`a ajaluhum laa yastaakhiroona saa`atanw wa laa yastaqdimoon
📖 Em Português
Cada nação tem o seu termo e, quando se cumprir, não poderá atrasá-lo nem adiantá-lo uma só hora.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Ummah (أُمَّةٍ): Nação, povo ou geração que compartilha uma mesma época ou crença.
  • Ajal (أَجَلٌ): Prazo, termo ou momento determinado e fixado por Deus.
  • Lā yasta'khirūn (لَا يَسْتَأْخِرُونَ): Não se atrasam, não são adiados.
  • Lā yastaqdimūn (وَلَا يَسْتَقْدِمُونَ): Não se adiantam, não são antecipados.

Interpretação da Nobre Ayah:

Para cada nação ou povo que se reuniu em torno da descrença em Deus e da negação de Seus mensageiros, há um prazo determinado e fixado por Deus para a chegada de sua punição ou o fim de seus dias. Quando esse momento chega, nem um único instante pode ser adiado ou antecipado. Assim como o povo de Meca, que desafiou o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) pedindo a antecipação do castigo, Deus lhes esclarece que tudo ocorre conforme Sua sábia determinação: o prazo é imutável e inevitável. A menção de "uma hora" (sā'ah) enfatiza que mesmo o menor intervalo de tempo, como um piscar de olhos, não pode ser alterado diante do decreto divino. Essa é uma promessa verdadeira que se aplica a todas as gerações, sejam elas antigas ou futuras.

Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A Soberania Absoluta de Deus: A ayah nos ensina que somente Deus controla os prazos e destinos de todas as nações, reforçando a fé em Seu poder ilimitado e em Sua sabedoria perfeita.
  2. A Importância do Arrependimento: Como o prazo é fixo e desconhecido para nós, devemos nos apressar em buscar o perdão de Deus e retornar a Ele antes que o momento final chegue, pois ninguém sabe quando ele ocorrerá.
  3. Justiça Divina: A certeza de que cada nação terá seu julgamento no tempo certo traz conforto aos crentes e adverte os opressores de que não escaparão da justiça de Deus, mesmo que pareçam impunes por um tempo.
  4. Paciência e Confiança em Deus: O crente deve confiar plenamente nos planos de Deus, sem se apressar em ver a punição dos injustos, sabendo que a promessa divina é verdadeira e se cumprirá no momento mais adequado.
  5. Reflexão sobre a Vida: Esta ayah nos convida a refletir sobre a brevidade da vida e a importância de aproveitar cada momento em boas ações, pois o tempo é um bem precioso que não pode ser recuperado ou adiado.


📜 Versículo 32-36 — Surata Al-A'raf

32قُلْ مَنْ حَرَّمَ زِينَةَ اللَّهِ الَّتِي أَخْرَجَ لِعِبَادِهِ وَالطَّيِّبَاتِ مِنَ الرِّزْقِ ۚ قُلْ هِيَ لِلَّذِينَ آمَنُوا فِي الْحَيَاةِ الدُّنْيَا خَالِصَةً يَوْمَ الْقِيَامَةِ ۗ كَذَٰلِكَ نُفَصِّلُ الْآيَاتِ لِقَوْمٍ يَعْلَمُونَ
Dize-lhes: Quem pode proibir as galas de Deus e o desfrutar os bons alimentos que Ele preparou para Seus servos? Dize-lhes ainda: Estas coisas pertencem aos que crêem, durante a vida neste mundo; porém, serão exclusivas dos crentes, noDia da Ressurreição. Assim elucidamos os versículos aos sensatos.
33قُلْ إِنَّمَا حَرَّمَ رَبِّيَ الْفَوَاحِشَ مَا ظَهَرَ مِنْهَا وَمَا بَطَنَ وَالْإِثْمَ وَالْبَغْيَ بِغَيْرِ الْحَقِّ وَأَن تُشْرِكُوا بِاللَّهِ مَا لَمْ يُنَزِّلْ بِهِ سُلْطَانًا وَأَن تَقُولُوا عَلَى اللَّهِ مَا لَا تَعْلَمُونَ
Dize: Meu Senhor vedou as obscenidades, manifestas ou íntimas; o delito; a agressão injusta; o atribuir parceiros a Ele, porque jamais deu autoridade a que digais d'Ele o que ignorais.
34وَلِكُلِّ أُمَّةٍ أَجَلٌ ۖ فَإِذَا جَاءَ أَجَلُهُمْ لَا يَسْتَأْخِرُونَ سَاعَةً ۖ وَلَا يَسْتَقْدِمُونَ
Cada nação tem o seu termo e, quando se cumprir, não poderá atrasá-lo nem adiantá-lo uma só hora.
35يَا بَنِي آدَمَ إِمَّا يَأْتِيَنَّكُمْ رُسُلٌ مِّنكُمْ يَقُصُّونَ عَلَيْكُمْ آيَاتِي ۙ فَمَنِ اتَّقَىٰ وَأَصْلَحَ فَلَا خَوْفٌ عَلَيْهِمْ وَلَا هُمْ يَحْزَنُونَ
Ó filhos de Adão, quando se apresentarem mensageiros, dentre vós, que vos ditarão Meus versículos, aqueles quetemerem a Deus e a Ele se encomendarem não serão presas do temor, nem se atribularão.
36وَالَّذِينَ كَذَّبُوا بِآيَاتِنَا وَاسْتَكْبَرُوا عَنْهَا أُولَٰئِكَ أَصْحَابُ النَّارِ ۖ هُمْ فِيهَا خَالِدُونَ
Aqueles que desmentirem os Nossos versículos e se ensoberbecerem serão condenados ao inferno, onde permanecerãoeternamente.
Al-A'rafÍndice do Alcorão
206Versículo
MecanaRevelation
34Versículo

Tradução — Al-A'raf 34

Surata Al-A'raf Versículo 34 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Cada nação tem o seu termo e, quando se cumprir,…

Surata Versículo 34/206 — Surata Al-A'raf الأعراف (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-A'raf Ouvir, Surata Al-A'raf Tradução, Surata Al-A'raf mp3, Surata Al-A'raf pdf. Versículo 32–36. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas