Al-Muzzammil · 13/20
Tradução Transliteração — Surata Al-Muzzammil
وَطَعَامًا ذَا غُصَّةٍ وَعَذَابًا أَلِيمًا ۝١٣
Wa ta`aaman zaa ghussa tinw wa`azaaban aleemaa
📖 Em Português
Um alimento que engasga e um doloroso castigo.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Ghussah (غُصَّة): Algo que fica preso na garganta, causando engasgo e dificuldade extrema para engolir, devido ao seu gosto amargo e repugnante.
  • ‘Adhābun alīm (عَذَابًا أَلِيمًا): Castigo doloroso e intenso que causa sofrimento profundo.

Interpretação da passagem:

Esta passagem descreve parte do castigo que aguarda os pecadores no Dia do Juízo. Além das correntes pesadas e do fogo ardente mencionados anteriormente, eles terão um alimento que se prende na garganta, causando engasgo e asfixia — um alimento repugnante e amargo que não desce, nem pode ser engolido, aumentando ainda mais o seu sofrimento. E, além disso, receberão um castigo doloroso que se soma a tudo o que já foi mencionado, como forma de punição pelas suas más ações e pela sua rejeição da verdade.

Lições e benefícios extraídos:

Esta passagem nos ensina que a justiça de Deus é perfeita e que cada ação terá a sua consequência. O castigo descrito é uma advertência séria para aqueles que persistem no erro e na desobediência, mostrando que a vida após a morte é uma realidade inegável. Isso nos motiva a refletir sobre as nossas escolhas neste mundo, a buscar o arrependimento sincero e a nos aproximarmos de Deus através da obediência e das boas ações. A misericórdia de Deus é imensa, e Ele nos avisa com antecedência para que possamos corrigir o nosso caminho antes que seja tarde demais. A fé no Dia do Juízo nos torna mais conscientes, responsáveis e comprometidos com a justiça e a bondade, pois sabemos que nada escapa ao conhecimento de Deus e que a Sua recompensa é melhor e mais duradoura do que qualquer prazer passageiro deste mundo.



📜 Versículo 11-15 — Surata Al-Muzzammil

11وَذَرْنِي وَالْمُكَذِّبِينَ أُولِي النَّعْمَةِ وَمَهِّلْهُمْ قَلِيلًا
E deixa por Minha conta os desmentidores, opulentos, e tolera-os por curto tempo,
12إِنَّ لَدَيْنَا أَنكَالًا وَجَحِيمًا
Porque lhes reservamos os grilhões e o fogo,
13وَطَعَامًا ذَا غُصَّةٍ وَعَذَابًا أَلِيمًا
Um alimento que engasga e um doloroso castigo.
14يَوْمَ تَرْجُفُ الْأَرْضُ وَالْجِبَالُ وَكَانَتِ الْجِبَالُ كَثِيبًا مَّهِيلًا
Será o dia em que haverão de tremer a terra e as montanhas, e haverão de se converter, as montanhas, em dunas dispersas.
15إِنَّا أَرْسَلْنَا إِلَيْكُمْ رَسُولًا شَاهِدًا عَلَيْكُمْ كَمَا أَرْسَلْنَا إِلَىٰ فِرْعَوْنَ رَسُولًا
Sabei que vos enviamos um Mensageiro, para ser testemunha contra vós, tal como enviamos um mensageiro ao Faraó.
Al-MuzzammilÍndice do Alcorão
20Versículo
MecanaRevelation
13Versículo

Tradução — Al-Muzzammil 13

Surata Al-Muzzammil Versículo 13 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Um alimento que engasga e um doloroso castigo.

Surata Versículo 13/20 — Surata Al-Muzzammil المزمل (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Muzzammil Ouvir, Surata Al-Muzzammil Tradução, Surata Al-Muzzammil mp3, Surata Al-Muzzammil pdf. Versículo 11–15. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas