Al-Muddaththir · 56/56
Tradução Transliteração — Surata Al-Muddaththir
وَمَا يَذْكُرُونَ إِلَّا أَن يَشَاءَ اللَّهُ ۚ هُوَ أَهْلُ التَّقْوَىٰ وَأَهْلُ الْمَغْفِرَةِ ۝٥٦
Wa maa yazkuroona illaaa any yashaaa`al laah; Huwa ahlut taqwaa wa ahlul maghfirah
📖 Em Português
Porém, não o recordarão, a menos que Deus o queira, porque é o Senhor do temor e o Senhor da remissão.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • يَذْكُرُونَ: recordam-se, recebem a exortação e aceitam a advertência.
  • أَهْلُ التَّقْوَى: Aquele que é digno de ser temido e obedecido, evitando a Sua desobediência.
  • أَهْلُ الْمَغْفِرَةِ: Aquele que é digno de perdoar os pecados dos Seus servos.

Interpretação da palavra de Allah (Exaltado seja):

"E eles não se recordam, exceto se Allah quiser" — ou seja, ninguém aceita a exortação do Alcorão nem se beneficia da sua orientação, exceto aquele a quem Allah concede a orientação e o sucesso, pois a orientação está nas mãos de Allah, Glorificado seja. Ele é "digno da taqwa" — digno de ser temido, obedecido e de que os Seus mandamentos sejam cumpridos e as Suas proibições sejam evitadas — e "digno do perdão" — ou seja, digno de perdoar os pecados dos Seus servos quando estes se voltam para Ele em arrependimento e O temem. Portanto, a orientação e o perdão dependem da vontade de Allah, e a Sua misericórdia abrange aqueles que O temem e obedecem.

Lições extraídas da palavra de Allah (Exaltado seja):

  1. A orientação e o sucesso para aceitar a verdade estão nas mãos de Allah, e o servo deve suplicar a Ele que o oriente e o ajude.
  2. A exortação e a recordação só beneficiam aqueles a quem Allah deseja o bem, o que motiva o crente a recorrer a Allah e a pedir-Lhe firmeza.
  3. Allah é digno de ser temido e obedecido, e o temor a Ele é o caminho para alcançar o Seu perdão.
  4. A misericórdia de Allah é vasta; Ele perdoa os pecados daqueles que se arrependem e O temem, o que enche o coração de esperança e encoraja à obediência.
  5. A união entre o temor a Allah e a esperança no Seu perdão é o equilíbrio perfeito na vida do muçulmano, pois ele teme o seu Senhor e espera na Sua misericórdia.


📜 Versículo 54-56 — Surata Al-Muddaththir

54كَلَّا إِنَّهُ تَذْكِرَةٌ
Qual! Sabei que (o Alcorão) é uma admoestação.
55فَمَن شَاءَ ذَكَرَهُ
Quem quiser, pois, que o recorde!
56وَمَا يَذْكُرُونَ إِلَّا أَن يَشَاءَ اللَّهُ ۚ هُوَ أَهْلُ التَّقْوَىٰ وَأَهْلُ الْمَغْفِرَةِ
Porém, não o recordarão, a menos que Deus o queira, porque é o Senhor do temor e o Senhor da remissão.
Al-MuddaththirÍndice do Alcorão
56Versículo
MecanaRevelation
56Versículo

Tradução — Al-Muddaththir 56

Surata Al-Muddaththir Versículo 56 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Porém, não o recordarão, a menos que Deus o queira,…

Surata Versículo 56/56 — Surata Al-Muddaththir المدثر (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Muddaththir Ouvir, Surata Al-Muddaththir Tradução, Surata Al-Muddaththir mp3, Surata Al-Muddaththir pdf. Versículo 54–56. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas