Al-Baqara · 34/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
وَإِذْ قُلْنَا لِلْمَلَائِكَةِ اسْجُدُوا لِآدَمَ فَسَجَدُوا إِلَّا إِبْلِيسَ أَبَىٰ وَاسْتَكْبَرَ وَكَانَ مِنَ الْكَافِرِينَ ۝٣٤
Wa iz qulnaa lilmalaaa`i katis judoo liAadama fasajadooo illaaa Ibleesa abaa wastakbara wa kaana minal kaafireen
📖 Em Português
E quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão! Todos se prostraram, exceto Lúcifer que, ensoberbecido, senegou, e incluiu-se entre os incrédulos.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Abâ (أَبَىٰ): Recusou-se, opôs-se.
  • Istawkabara (وَاسْتَكْبَرَ): Ensoberbeceu-se, sentiu-se arrogante e superior.
  • Kâfirîn (الْكَافِرِينَ): Os que negam a fé, os incrédulos, os que rejeitam a ordem de Deus.

Interpretação da Nobre Versículo:

Recorda, ó Mensageiro, o momento em que Deus, o Altíssimo, honrou Adão e o distinguiu com uma grande dignidade. Deus ordenou aos anjos que se prostrassem diante de Adão como um gesto de reverência e honra, e não como adoração — pois a adoração é devida somente a Deus. Os anjos, criaturas obedientes e submissas, apressaram-se em cumprir a ordem divina e prostraram-se todos, sem exceção.

Contudo, Satanás (Iblis) — que não era dos anjos, mas sim dos gênios — recusou-se a prostrar-se. Ele se opôs à ordem de Deus, movido pela arrogância e pela inveja. Sentiu-se superior a Adão, alegando ser de uma origem mais nobre. Com essa recusa e esse orgulho, ele se tornou dos incrédulos, pois desobedeceu a uma ordem explícita do seu Senhor, e essa desobediência foi a manifestação da sua incredulidade que já era conhecida no conhecimento eterno de Deus.

Este acontecimento marca o início da inimizade entre Satanás e a humanidade, e revela a grande honra que Deus concedeu a Adão e à sua descendência.


Lições e Benefícios Extraídos:

  1. A Dignidade do Ser Humano: Deus honrou Adão e ordenou aos anjos que se prostrassem diante dele. Isso demonstra a posição elevada que o ser humano ocupa na criação, o que nos enche de gratidão e nos motiva a viver de acordo com essa honra, buscando a obediência a Deus.
  2. A Obediência dos Anjos: Os anjos são exemplos de submissão total à vontade de Deus. Eles não hesitaram, não questionaram, apenas obedeceram. Isso nos ensina a importância da obediência imediata e sincera às ordens divinas.
  3. O Perigo da Arrogância: A queda de Satanás foi causada pelo orgulho e pela recusa em aceitar a ordem de Deus. Isso nos alerta contra a soberba, que é uma das piores doenças do coração e que pode nos afastar da misericórdia divina.
  4. A Inveja é Destrutiva: A inveja de Satanás por Adão o levou à desobediência e à perdição. Devemos nos proteger contra a inveja e cultivar a gratidão pelo que Deus concedeu a cada um de nós.
  5. A Importância de Seguir a Orientação Divina: Este evento nos mostra que o conhecimento e a posição não são suficientes — o que importa é a submissão à vontade de Deus. O verdadeiro sucesso está em seguir o caminho da fé e da obediência, evitando os passos de Satanás.


📜 Versículo 32-36 — Surata Al-Baqara

32قَالُوا سُبْحَانَكَ لَا عِلْمَ لَنَا إِلَّا مَا عَلَّمْتَنَا ۖ إِنَّكَ أَنتَ الْعَلِيمُ الْحَكِيمُ
Disseram: Glorificado sejas! Não possuímos mais conhecimentos além do que Tu nos proporcionaste, porque somenteTu és Prudente, Sapientíssimo.
33قَالَ يَا آدَمُ أَنبِئْهُم بِأَسْمَائِهِمْ ۖ فَلَمَّا أَنبَأَهُم بِأَسْمَائِهِمْ قَالَ أَلَمْ أَقُل لَّكُمْ إِنِّي أَعْلَمُ غَيْبَ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ وَأَعْلَمُ مَا تُبْدُونَ وَمَا كُنتُمْ تَكْتُمُونَ
Ele ordenou: Ó Adão, revela-lhes os seus nomes. E quando ele lhes revelou os seus nomes, asseverou (Deus): Não vosdisse que conheço o mistério dos céus e da terra, assim como o que manifestais e o que ocultais?
34وَإِذْ قُلْنَا لِلْمَلَائِكَةِ اسْجُدُوا لِآدَمَ فَسَجَدُوا إِلَّا إِبْلِيسَ أَبَىٰ وَاسْتَكْبَرَ وَكَانَ مِنَ الْكَافِرِينَ
E quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão! Todos se prostraram, exceto Lúcifer que, ensoberbecido, senegou, e incluiu-se entre os incrédulos.
35وَقُلْنَا يَا آدَمُ اسْكُنْ أَنتَ وَزَوْجُكَ الْجَنَّةَ وَكُلَا مِنْهَا رَغَدًا حَيْثُ شِئْتُمَا وَلَا تَقْرَبَا هَٰذِهِ الشَّجَرَةَ فَتَكُونَا مِنَ الظَّالِمِينَ
Determinamos: Ó Adão, habita o Paraíso com a tua esposa e desfrutai dele com a prodigalidade que vos aprouver; porém, não vos aproximeis desta árvore, porque vos contareis entre os iníquos.
36فَأَزَلَّهُمَا الشَّيْطَانُ عَنْهَا فَأَخْرَجَهُمَا مِمَّا كَانَا فِيهِ ۖ وَقُلْنَا اهْبِطُوا بَعْضُكُمْ لِبَعْضٍ عَدُوٌّ ۖ وَلَكُمْ فِي الْأَرْضِ مُسْتَقَرٌّ وَمَتَاعٌ إِلَىٰ حِينٍ
Todavia, Satã os seduziu, fazendo com que saíssem do estado (de felicidade) em que se encontravam. Então dissemos: Descei! Sereis inimigos uns dos outros, e, na terra, tereis residência e gozo transitórios.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
34Versículo

Tradução — Al-Baqara 34

Surata Al-Baqara Versículo 34 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão! Todos se…

Surata Versículo 34/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 32–36. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas