Al-Baqara · 33/286
Tradução Transliteração — Al-Baqara
قَالَ يَا آدَمُ أَنبِئْهُم بِأَسْمَائِهِمْ ۖ فَلَمَّا أَنبَأَهُم بِأَسْمَائِهِمْ قَالَ أَلَمْ أَقُل لَّكُمْ إِنِّي أَعْلَمُ غَيْبَ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ وَأَعْلَمُ مَا تُبْدُونَ وَمَا كُنتُمْ تَكْتُمُونَ ۝٣٣
Qaala yaaa Aadamu ambi` hum biasmaaa`ihimfalammaaa amba ahum bi asmaaa`ihim qaala alam aqul lakum inneee a`lamu ghaibas samaawaati wal ardi wa a`lamu maa tubdoona wa maa kuntum taktumoon
📖 Em Português
Ele ordenou: Ó Adão, revela-lhes os seus nomes. E quando ele lhes revelou os seus nomes, asseverou (Deus): Não vosdisse que conheço o mistério dos céus e da terra, assim como o que manifestais e o que ocultais?
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Anbi'hum (أَنبِئْهُم): Informa-os, comunica-lhes.
  • Bi-asmā'ihim (بِأَسْمَائِهِمْ): Pelos nomes dessas coisas que foram ensinadas a ti.
  • Ghayb (غَيْب): O que está oculto e invisível para as criaturas.
  • Tubdūn (تُبْدُونَ): O que manifestais e tornais visível.
  • Taktumūn (تَكْتُمُونَ): O que ocultais em vossos corações e mantendes em segredo.

Interpretação da Nobre Ayah:

Após os anjos terem confessado sua incapacidade de conhecer os nomes das coisas, dizendo: "Glória a Ti! Não temos conhecimento além do que nos ensinaste" — Allah, o Altíssimo, dirigiu-Se a Adão, que a paz esteja com ele, e ordenou-lhe: "Ó Adão, informa-os dos nomes dessas coisas que te ensinei". Então Adão começou a nomear cada coisa diante dos anjos, mencionando seus nomes um a um, conforme lhe havia sido ensinado pelo seu Senhor.

Quando Adão completou a informação, Allah dirigiu-Se aos anjos com uma repreensão sutil que evidenciava Sua sabedoria absoluta: "Não vos disse que conheço o oculto dos céus e da terra?" — ou seja, conheço tudo o que está escondido neles, o que foi e o que será, e nada Me escapa. "E sei o que manifestais e o que ocultáveis" — sei o que mostrais de vossas palavras e ações, como vossa pergunta: "Colocarás nela quem nela cause corrupção e derrame sangue?" — e sei também o que ocultais em vossos corações, como o receio ou a dúvida que sentistes em relação à criação de Adão, ou o que alguns de vós pensaram sobre vossa própria superioridade.

Essa resposta divina demonstrou aos anjos que a sabedoria de Allah em criar Adão e honrá-lo com o conhecimento era mais profunda do que eles podiam alcançar, e que Allah conhece o que é aparente e o que é oculto, enquanto as criaturas — mesmo os anjos — não conhecem senão o que Ele lhes ensina.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A virtude do conhecimento e sua nobreza: Allah honrou Adão com o conhecimento dos nomes, e isso foi a razão de sua superioridade sobre os anjos. Isso ensina que o conhecimento é um meio de elevação e dignidade, e que o ser humano é capaz de alcançar posições elevadas através do saber.
  2. A importância de reconhecer os próprios limites: Os anjos, apesar de sua obediência e devoção, reconheceram humildemente sua ignorância diante do conhecimento divino. Isso nos ensina a não nos orgulharmos do que sabemos e a sempre reconhecermos que o conhecimento completo pertence somente a Allah.
  3. A sabedoria divina está além da compreensão humana: Muitas vezes questionamos os decretos de Allah ou estranhamos Suas decisões, mas esta ayah nos recorda que Allah conhece o que não conhecemos, e que Sua sabedoria abrange o oculto e o manifesto.
  4. A ciência de Allah é absoluta: Ele conhece o que foi, o que é e o que será, o que é visível e o que está escondido nos corações. Essa certeza enche o crente de confiança e tranquilidade, pois sabe que nada escapa ao seu Senhor.
  5. O mérito de Adão e a honra da humanidade: Esta passagem mostra que Allah criou o ser humano com uma capacidade especial de aprendizado e conhecimento, o que é uma honra imensa e uma responsabilidade de buscar o saber e utilizá-lo no que agrada a Allah.
  6. A humildade diante do conhecimento: Quando Allah ensina algo a alguém, essa pessoa deve usar esse conhecimento com humildade e gratidão, reconhecendo que é uma dádiva divina, não um mérito próprio.
🎧 Ouvir

📜 Versículo 31-35 — Al-Baqara

31وَعَلَّمَ آدَمَ الْأَسْمَاءَ كُلَّهَا ثُمَّ عَرَضَهُمْ عَلَى الْمَلَائِكَةِ فَقَالَ أَنبِئُونِي بِأَسْمَاءِ هَٰؤُلَاءِ إِن كُنتُمْ صَادِقِينَ
Ele ensinou a Adão todos os nomes e depois apresentou-os aos anjos e lhes falou: Nomeai-os para Mim e estiverdescertos.
32قَالُوا سُبْحَانَكَ لَا عِلْمَ لَنَا إِلَّا مَا عَلَّمْتَنَا ۖ إِنَّكَ أَنتَ الْعَلِيمُ الْحَكِيمُ
Disseram: Glorificado sejas! Não possuímos mais conhecimentos além do que Tu nos proporcionaste, porque somenteTu és Prudente, Sapientíssimo.
33قَالَ يَا آدَمُ أَنبِئْهُم بِأَسْمَائِهِمْ ۖ فَلَمَّا أَنبَأَهُم بِأَسْمَائِهِمْ قَالَ أَلَمْ أَقُل لَّكُمْ إِنِّي أَعْلَمُ غَيْبَ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ وَأَعْلَمُ مَا تُبْدُونَ وَمَا كُنتُمْ تَكْتُمُونَ
Ele ordenou: Ó Adão, revela-lhes os seus nomes. E quando ele lhes revelou os seus nomes, asseverou (Deus): Não vosdisse que conheço o mistério dos céus e da terra, assim como o que manifestais e o que ocultais?
34وَإِذْ قُلْنَا لِلْمَلَائِكَةِ اسْجُدُوا لِآدَمَ فَسَجَدُوا إِلَّا إِبْلِيسَ أَبَىٰ وَاسْتَكْبَرَ وَكَانَ مِنَ الْكَافِرِينَ
E quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão! Todos se prostraram, exceto Lúcifer que, ensoberbecido, senegou, e incluiu-se entre os incrédulos.
35وَقُلْنَا يَا آدَمُ اسْكُنْ أَنتَ وَزَوْجُكَ الْجَنَّةَ وَكُلَا مِنْهَا رَغَدًا حَيْثُ شِئْتُمَا وَلَا تَقْرَبَا هَٰذِهِ الشَّجَرَةَ فَتَكُونَا مِنَ الظَّالِمِينَ
Determinamos: Ó Adão, habita o Paraíso com a tua esposa e desfrutai dele com a prodigalidade que vos aprouver; porém, não vos aproximeis desta árvore, porque vos contareis entre os iníquos.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
33Versículo

Tradução — Al-Baqara 33

Surata Al-Baqara Versículo 33 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Ele ordenou: Ó Adão, revela-lhes os seus nomes. E quando…

Surata Versículo 33/286 — Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Al-Baqara Ouvir, Al-Baqara Tradução, Al-Baqara mp3, Al-Baqara pdf. Versículo 31–35. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, August 18, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas