Taha · 45/135
Tradução Transliteração — Surata Taha
قَالَا رَبَّنَا إِنَّنَا نَخَافُ أَن يَفْرُطَ عَلَيْنَا أَوْ أَن يَطْغَىٰ ۝٤٥
Qaalaa Rabbanaaa innanaa nakhaafu ai yafruta `alainaaa aw ai yatghaa
📖 Em Português
Disseram: Ó Senhor nosso, tememos que ele nos imponha um castigo ou que transgrida (a lei)!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • يَفْرُطَ عَلَيْنَا: que se apresse em nos punir, antecipando a punição antes de completarmos a nossa mensagem.
  • يَطْغَى: que ultrapasse os limites na tirania e na opressão contra nós.

Interpretação:

Moisés e Aarão, que a paz esteja sobre eles, disseram ao seu Senhor, suplicando-Lhe: "Ó nosso Senhor, nós tememos que o Faraó se apresse em nos punir antes de concluirmos a transmissão da Tua mensagem, ou que ele ultrapasse os limites na sua arrogância e opressão contra nós, matando-nos ou cometendo outras formas de agressão." Este foi um desabafo sincero da parte deles, revelando a sua natureza humana e o seu receio perante a tirania do Faraó, ao mesmo tempo que demonstravam a sua total confiança em Deus e a sua submissão à Sua vontade.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A licitude de expressar os sentimentos e receios a Deus, pois Ele é Quem conhece o que há nos corações e é Capaz de remover os medos.
  2. A importância de recorrer a Deus com súplicas antes de enfrentar desafios difíceis, pois a oração é a arma do crente.
  3. A coragem dos profetas em enfrentar os tiranos, mesmo sentindo medo, pois o medo natural não impede a obediência a Deus e a transmissão da Sua mensagem.
  4. A humildade dos profetas diante do seu Senhor, reconhecendo a Sua grandeza e a sua própria fraqueza, o que os torna um exemplo para todos os crentes.
  5. A certeza de que Deus responde às súplicas dos Seus servos sinceros, como veremos na continuação da história, quando Deus tranquilizou Moisés e Aarão e lhes garantiu a vitória.


📜 Versículo 43-47 — Surata Taha

43اذْهَبَا إِلَىٰ فِرْعَوْنَ إِنَّهُ طَغَىٰ
Ide ambos ao Faraó, porque ele se transgrediu.
44فَقُولَا لَهُ قَوْلًا لَّيِّنًا لَّعَلَّهُ يَتَذَكَّرُ أَوْ يَخْشَىٰ
Porém, falai-lhe afavelmente, a fim de que fique ciente ou tema.
45قَالَا رَبَّنَا إِنَّنَا نَخَافُ أَن يَفْرُطَ عَلَيْنَا أَوْ أَن يَطْغَىٰ
Disseram: Ó Senhor nosso, tememos que ele nos imponha um castigo ou que transgrida (a lei)!
46قَالَ لَا تَخَافَا ۖ إِنَّنِي مَعَكُمَا أَسْمَعُ وَأَرَىٰ
Deus lhes disse: Não temais, porque estarei convosco; ouvirei e verei (tudo).
47فَأْتِيَاهُ فَقُولَا إِنَّا رَسُولَا رَبِّكَ فَأَرْسِلْ مَعَنَا بَنِي إِسْرَائِيلَ وَلَا تُعَذِّبْهُمْ ۖ قَدْ جِئْنَاكَ بِآيَةٍ مِّن رَّبِّكَ ۖ وَالسَّلَامُ عَلَىٰ مَنِ اتَّبَعَ الْهُدَىٰ
Ide, pois, a ele, e dizei-lhe: Em verdade, somos os mensageiros do teu Senhor; deixa sair conosco os israelitas e não osatormentes, pois trouxemos-te um sinal do teu Senhor. Que a paz esteja com quem segue a orientação!
TahaÍndice do Alcorão
135Versículo
MecanaRevelation
45Versículo

Tradução — Taha 45

Surata Taha Versículo 45 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Disseram: Ó Senhor nosso, tememos que ele nos imponha um…

Surata Versículo 45/135 — Surata Taha طه (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Taha Ouvir, Surata Taha Tradução, Surata Taha mp3, Surata Taha pdf. Versículo 43–47. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas