Al-Furqan · 41/77
Tradução Transliteração — Surata Al-Furqan
وَإِذَا رَأَوْكَ إِن يَتَّخِذُونَكَ إِلَّا هُزُوًا أَهَٰذَا الَّذِي بَعَثَ اللَّهُ رَسُولًا ۝٤١
Wa izaa ra awka iny yattakhizoonaka illaa huzuwan ahaazal lazee ba`asal laahu Rasoolaa
📖 Em Português
E quando te vêem, escarnecem-te, dizendo: É este Deus que enviou por Mensageiro?

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • هُزُوًا: zombaria, escárnio, ridicularização.

Interpretação da palavra de Allah:

Quando esses descrentes te veem, ó Mensageiro, eles não fazem nada além de zombar de ti e ridicularizar-te, dizendo com desdém e negação: "É este que Allah enviou como Mensageiro para nós?!" — Eles dizem isso enquanto se afastam da verdade, recusando-se a reconhecer a tua missão. Alguns relatos mencionam que esta atitude veio de Abu Jahl, que, ao passar com seus companheiros pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), dizia ironicamente: "É este que Allah enviou como Mensageiro?" — como forma de zombaria e para desencorajar as pessoas de seguirem a orientação. Eles quase te desviaram de adorar os seus ídolos, devido à força do teu argumento e clareza da tua mensagem, não fosse a sua teimosia e persistência no erro. Mas eles saberão, quando virem o castigo que merecem, quem está mais desviado do caminho: eles ou o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Lições extraídas da passagem:

  • A zombaria dos incrédulos contra os profetas é um teste antigo e recorrente; o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não foi o único a enfrentá-la, mas todos os mensageiros anteriores também foram ridicularizados por seus povos.
  • A paciência do Profeta diante do escárnio é um exemplo sublime de resiliência e firmeza na missão, ensinando-nos a suportar as críticas e provocações quando estamos a serviço da verdade.
  • A zombaria não diminui o valor da mensagem; pelo contrário, ela evidencia a cegueira dos que a rejeitam e a grandeza daqueles que a aceitam com sinceridade.
  • O descrente que zomba da religião está, na verdade, zombando de si mesmo, pois o fim será o arrependimento e a perda, enquanto os crentes serão honrados com a vitória e o paraíso.
  • A certeza de que Allah protegerá o Seu Mensageiro e a Sua religião, mesmo diante das maiores hostilidades, fortalece o coração do crente e o enche de esperança e confiança no auxílio divino.


📜 Versículo 39-43 — Surata Al-Furqan

39وَكُلًّا ضَرَبْنَا لَهُ الْأَمْثَالَ ۖ وَكُلًّا تَبَّرْنَا تَتْبِيرًا
A cada qual narramos parábolas e exemplificamos, e a casa um aniquilamos por completo, devido (aos seus pecados).
40وَلَقَدْ أَتَوْا عَلَى الْقَرْيَةِ الَّتِي أُمْطِرَتْ مَطَرَ السَّوْءِ ۚ أَفَلَمْ يَكُونُوا يَرَوْنَهَا ۚ بَلْ كَانُوا لَا يَرْجُونَ نُشُورًا
(Os incrédulos) têm passado, freqüentemente, pela cidade, sobre a qual foi desencadeada a chuva nefasta. Não tem visto, acaso? Sim; porém, não temem a ressurreição.
41وَإِذَا رَأَوْكَ إِن يَتَّخِذُونَكَ إِلَّا هُزُوًا أَهَٰذَا الَّذِي بَعَثَ اللَّهُ رَسُولًا
E quando te vêem, escarnecem-te, dizendo: É este Deus que enviou por Mensageiro?
42إِن كَادَ لَيُضِلُّنَا عَنْ آلِهَتِنَا لَوْلَا أَن صَبَرْنَا عَلَيْهَا ۚ وَسَوْفَ يَعْلَمُونَ حِينَ يَرَوْنَ الْعَذَابَ مَنْ أَضَلُّ سَبِيلًا
Ele esteve a ponto de desviar-nos dos nossos deuses, e assim aconteceria, se não tivéssemos sido constantes com eles! Porém, logo saberão, quando virem o castigo, mormente quem estiver mais desencaminhado!
43أَرَأَيْتَ مَنِ اتَّخَذَ إِلَٰهَهُ هَوَاهُ أَفَأَنتَ تَكُونُ عَلَيْهِ وَكِيلًا
Não tens reparado em quem toma por divindade os seus desejos? Ousarias advogar por ele?
Al-FurqanÍndice do Alcorão
77Versículo
MecanaRevelation
41Versículo

Tradução — Al-Furqan 41

Surata Al-Furqan Versículo 41 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E quando te vêem, escarnecem-te, dizendo: É este Deus que…

Surata Versículo 41/77 — Surata Al-Furqan الفرقان (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Furqan Ouvir, Surata Al-Furqan Tradução, Surata Al-Furqan mp3, Surata Al-Furqan pdf. Versículo 39–43. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas