Ya-Sin · 37/83
Tradução Transliteração — Surata Ya-Sin
وَآيَةٌ لَّهُمُ اللَّيْلُ نَسْلَخُ مِنْهُ النَّهَارَ فَإِذَا هُم مُّظْلِمُونَ ۝٣٧
Wa Aayatul lahumul lailu naslakhu minhun nahaara fa-izaa hum muzlimoon
📖 Em Português
E também é sinal, para eles, a noite, da qual retiramos o dia, e ei-los mergulhados nas trevas!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • نَسْلَخُ: Retiramos, removemos (como quem retira a pele de um animal).
  • مُظْلِمُونَ: Entrando na escuridão, envoltos na escuridão da noite.

Interpretação da passagem:

Entre os sinais que evidenciam a unicidade de Deus e a perfeição do Seu poder, está a alternância entre o dia e a noite. Deus retira a luz do dia da escuridão da noite, como quem retira a pele de um animal, e assim as pessoas se veem subitamente imersas na escuridão. A noite é a origem, e o dia é algo que se insere nela; quando o sol se põe, a luz é removida e a escuridão prevalece, e todos os seres humanos se encontram envoltos nessa escuridão. Essa transformação constante e precisa é uma prova clara do poder do Criador e da Sua sabedoria na organização do universo.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  • A alternância entre o dia e a noite é um convite à reflexão sobre a grandeza do Criador e a Sua capacidade absoluta de transformar as coisas.
  • O ser humano deve reconhecer a sua pequenez diante do poder divino, que controla o universo com perfeição e precisão.
  • A escuridão que se segue à luz é um lembrete de que a vida é feita de fases e mudanças, e que somente Deus é permanente e imutável.
  • Este fenômeno natural é um chamado à gratidão pela luz do dia e à serenidade na calma da noite, ambos como bênçãos que servem à vida humana.
  • A contemplação da criação fortalece a fé e aproxima o coração do Criador, pois cada sinal no universo aponta para a Sua existência e unicidade.


📜 Versículo 35-39 — Surata Ya-Sin

35لِيَأْكُلُوا مِن ثَمَرِهِ وَمَا عَمِلَتْهُ أَيْدِيهِمْ ۖ أَفَلَا يَشْكُرُونَ
Para que se alimentem dos seus frutos, coisa que suas mãos não poderiam fazer. Não agradecerão?
36سُبْحَانَ الَّذِي خَلَقَ الْأَزْوَاجَ كُلَّهَا مِمَّا تُنبِتُ الْأَرْضُ وَمِنْ أَنفُسِهِمْ وَمِمَّا لَا يَعْلَمُونَ
Glorificado seja Quem criou pares de todas as espécies, tanto naquilo que a terra produz como no que eles mesmosgeram, e ainda mais o que ignoram.
37وَآيَةٌ لَّهُمُ اللَّيْلُ نَسْلَخُ مِنْهُ النَّهَارَ فَإِذَا هُم مُّظْلِمُونَ
E também é sinal, para eles, a noite, da qual retiramos o dia, e ei-los mergulhados nas trevas!
38وَالشَّمْسُ تَجْرِي لِمُسْتَقَرٍّ لَّهَا ۚ ذَٰلِكَ تَقْدِيرُ الْعَزِيزِ الْعَلِيمِ
E o sol, que segue o seu curso até um local determinado. Tal é o decreto do Onisciente, Poderosíssimo.
39وَالْقَمَرَ قَدَّرْنَاهُ مَنَازِلَ حَتَّىٰ عَادَ كَالْعُرْجُونِ الْقَدِيمِ
E a lua, cujo curso assinalamos em fases, até que se apresente como um ramo seco de tamareira.
Ya-SinÍndice do Alcorão
83Versículo
MecanaRevelation
37Versículo

Tradução — Ya-Sin 37

Surata Ya-Sin Versículo 37 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E também é sinal, para eles, a noite, da qual…

Surata Versículo 37/83 — Surata Ya-Sin يس (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ya-Sin Ouvir, Surata Ya-Sin Tradução, Surata Ya-Sin mp3, Surata Ya-Sin pdf. Versículo 35–39. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas