Ya-Sin · 66/83
Tradução Transliteração — Surata Ya-Sin
وَلَوْ نَشَاءُ لَطَمَسْنَا عَلَىٰ أَعْيُنِهِمْ فَاسْتَبَقُوا الصِّرَاطَ فَأَنَّىٰ يُبْصِرُونَ ۝٦٦
Wa law nashaaa`u lata masna `alaaa aiyunihim fasta baqus-siraata fa-annaa yubsiroon
📖 Em Português
E, se quiséssemos, ter-lhes-íamos cegado os olhos; lançar-se-iam, então, precipitadamente pela senda. Porém, como averiam?

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • لَطَمَسْنَا: Apagaríamos e destruiríamos.
  • أَعْيُنِهِمْ: Os olhos deles (a visão deles).
  • فَاسْتَبَقُوا الصِّرَاطَ: Então eles se apressariam e competiriam para atravessar o caminho.
  • فَأَنَّى يُبْصِرُونَ: Então, como poderiam enxergar?

Interpretação da Nobre Ayah:

Nesta Ayah, Allah Todo-Poderoso nos informa sobre Seu imenso poder e Sua vontade absoluta sobre todas as coisas. Ele diz que, se quisesse, apagaria completamente a visão dos olhos dos descrentes de Quraish, tornando-os cegos, assim como selou seus corações e ouvidos contra a verdade. Se isso acontecesse, eles se apressariam em busca do caminho — o caminho da salvação e da orientação — tentando atravessá-lo e alcançar seus objetivos, mas como poderiam enxergar o caminho se suas visões tivessem sido apagadas? Certamente, eles não conseguiriam enxergar nada e se perderiam completamente.

O significado é que, se Allah quisesse, teria decretado que eles permanecessem na descrença para sempre, sem que nenhum deles fosse guiado, e teria cegado seus corações e olhos para a verdade. Mas, por Sua sabedoria e misericórdia, Ele os deixou com a capacidade de enxergar e refletir, para que fossem responsabilizados e tivessem a oportunidade de escolher entre a fé e a descrença. Isso demonstra a total soberania de Allah sobre a visão, o coração e a orientação de Suas criaturas — nada acontece sem Sua permissão, e ninguém pode se guiar ou se desviar exceto pela Sua vontade.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A Onipotência de Allah: A Ayah nos lembra que Allah tem poder absoluto sobre tudo, incluindo a visão, os corações e a orientação das pessoas. Isso aumenta nossa confiança nEle e nos faz temer Sua força, mas também nos enche de esperança, pois sabemos que nada é impossível para Ele.
  2. A Importância da Visão como Bênção: Devemos agradecer a Allah pela bênção da visão e usá-la para contemplar Suas criações e buscar o conhecimento da verdade, em vez de usá-la para o que Lhe desagrada.
  3. A Responsabilidade Humana: O fato de Allah não ter cegado os descrentes nesta vida mostra que Ele lhes deu a chance de refletir e escolher. Isso nos ensina que somos responsáveis por nossas escolhas e que devemos aproveitar as oportunidades de orientação que Allah nos concede.
  4. A Misericórdia de Allah: Apesar do poder absoluto de Allah, Sua misericórdia prevalece. Ele não apressa o castigo nem priva as pessoas da capacidade de enxergar a verdade, dando-lhes tempo para se arrependerem e retornarem a Ele.
  5. A Necessidade de Buscar a Orientação: A Ayah nos motiva a pedir a Allah que nos mantenha firmes no caminho reto e que não nos prive da luz da fé, pois sem Sua orientação, estamos completamente perdidos, mesmo que nossos olhos estejam abertos.


📜 Versículo 64-68 — Surata Ya-Sin

64اصْلَوْهَا الْيَوْمَ بِمَا كُنتُمْ تَكْفُرُونَ
Entrai nele e sofrei hoje, por vossa descrença.
65الْيَوْمَ نَخْتِمُ عَلَىٰ أَفْوَاهِهِمْ وَتُكَلِّمُنَا أَيْدِيهِمْ وَتَشْهَدُ أَرْجُلُهُم بِمَا كَانُوا يَكْسِبُونَ
Neste dia, selaremos as suas bocas; porém, as suas mãos Nos falarão, e os seu pés confessarão tudo quanto tiveremcometido.
66وَلَوْ نَشَاءُ لَطَمَسْنَا عَلَىٰ أَعْيُنِهِمْ فَاسْتَبَقُوا الصِّرَاطَ فَأَنَّىٰ يُبْصِرُونَ
E, se quiséssemos, ter-lhes-íamos cegado os olhos; lançar-se-iam, então, precipitadamente pela senda. Porém, como averiam?
67وَلَوْ نَشَاءُ لَمَسَخْنَاهُمْ عَلَىٰ مَكَانَتِهِمْ فَمَا اسْتَطَاعُوا مُضِيًّا وَلَا يَرْجِعُونَ
E se quiséssemos, tê-los-íamos transfigurado em seus lares e não poderiam avançar, nem retroceder.
68وَمَن نُّعَمِّرْهُ نُنَكِّسْهُ فِي الْخَلْقِ ۖ أَفَلَا يَعْقِلُونَ
E se concedemos vida longa a alguém reverter-lhe-emos a natureza: não o compreendem?
Ya-SinÍndice do Alcorão
83Versículo
MecanaRevelation
66Versículo

Tradução — Ya-Sin 66

Surata Ya-Sin Versículo 66 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E, se quiséssemos, ter-lhes-íamos cegado os olhos; lançar-se-iam, então, precipitadamente…

Surata Versículo 66/83 — Surata Ya-Sin يس (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ya-Sin Ouvir, Surata Ya-Sin Tradução, Surata Ya-Sin mp3, Surata Ya-Sin pdf. Versículo 64–68. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas