An-Najm · 55/62
Tradução Transliteração — Surata An-Najm
فَبِأَيِّ آلَاءِ رَبِّكَ تَتَمَارَىٰ ۝٥٥
Fabi ayyi aalaaa`i Rabbika tatamaaraa
📖 Em Português
De qual das mercês do teu Senhor duvidas, pois, (ó humano)?

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Ālā’: As bênçãos, as graças e os sinais (de Deus).
  • Tatamārā: Duvidar, discutir, contestar ou permanecer em ceticismo.

Interpretação:

Ó ser humano que nega a verdade, qual das inúmeras bênçãos do teu Senhor — que testemunham o Seu poder e a Sua unicidade — fazes questão de duvidar ou contestar? As provas da grandeza de Deus estão diante de ti: a criação dos céus e da terra, a ordem do universo, a revelação dos profetas e a própria vida que te foi concedida. Apesar de tudo isso, ainda hesitas e te entregas ao debate vazio, recusando-te a refletir sobre os sinais que te cercam. Esta é uma repreensão suave, mas severa, àqueles que, mesmo diante das evidências claras, preferem a discussão infrutífera em vez da submissão humilde ao Criador.

Lições e benefícios:

  • A ingratidão e a dúvida diante das bênçãos divinas são atitudes que afastam o coração da verdade; o crente reconhece os favores de Deus e os usa como motivo para se aproximar d’Ele.
  • A reflexão sobre os sinais da criação é um caminho direto para fortalecer a fé e a certeza na unicidade de Allah.
  • A repreensão contida na pergunta retórica ensina que o ser humano deve substituir o questionamento arrogante pela gratidão sincera, pois cada bênção é um convite à obediência e ao amor ao Senhor.
  • Este versículo inspira o muçulmano a contemplar a misericórdia divina em cada detalhe da vida, transformando a dúvida em certeza e a discussão em adoração.


📜 Versículo 53-57 — Surata An-Najm

53وَالْمُؤْتَفِكَةَ أَهْوَىٰ
E destruiu as cidades nefastas (Sodoma e Gomorra)?
54فَغَشَّاهَا مَا غَشَّىٰ
E as cobriu com um véu envolvente?
55فَبِأَيِّ آلَاءِ رَبِّكَ تَتَمَارَىٰ
De qual das mercês do teu Senhor duvidas, pois, (ó humano)?
56هَٰذَا نَذِيرٌ مِّنَ النُّذُرِ الْأُولَىٰ
Eis aqui uma admoestação dos primeiros admoestadores.
57أَزِفَتِ الْآزِفَةُ
Aproxima-se a Hora iminente!
An-NajmÍndice do Alcorão
62Versículo
MecanaRevelation
55Versículo

Tradução — An-Najm 55

Surata An-Najm Versículo 55 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : De qual das mercês do teu Senhor duvidas, pois, (ó…

Surata Versículo 55/62 — Surata An-Najm النجم (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata An-Najm Ouvir, Surata An-Najm Tradução, Surata An-Najm mp3, Surata An-Najm pdf. Versículo 53–57. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas