Al-A'raf · 185/206
Tradução Transliteração — Surata Al-A'raf
أَوَلَمْ يَنظُرُوا فِي مَلَكُوتِ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ وَمَا خَلَقَ اللَّهُ مِن شَيْءٍ وَأَنْ عَسَىٰ أَن يَكُونَ قَدِ اقْتَرَبَ أَجَلُهُمْ ۖ فَبِأَيِّ حَدِيثٍ بَعْدَهُ يُؤْمِنُونَ ۝١٨٥
Awalam yanzuroo fee malakootis samaawaati wal ardi wa maa khalaqal laahu min shai`inw wa an `asaaa ai yakoona qadiqtaraba ajaluhum fabi aiyi hadeesim ba`dahoo yu`minoon
📖 Em Português
Não reparam no reino dos céus e da terra e em tudo quando Deus criou e em que, quiçá, seu fim se aproxima? E quemensagem, depois desta (Alcorão), crerão?

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Malakūt: O domínio absoluto e o poder soberano de Allah.
  • Ajalhum: O prazo de suas vidas, o momento da morte.
  • Ḥadīth: Discurso, mensagem ou revelação.

Interpretação da Nobre Ayah:

Allah, o Altíssimo, repreende os descrentes que rejeitam Seus sinais, convidando-os a refletir com um olhar de contemplação e advertência sobre a grandeza do Seu reino absoluto nos céus e na terra. Eles deveriam observar atentamente tudo o que Allah criou — os animais, as plantas, os céus, a terra e todas as maravilhas que testemunham o poder do Criador — pois cada parte do universo é uma prova clara da existência de Allah e de Sua onipotência. Além disso, deveriam pensar sobre seus próprios prazos de vida, que podem estar próximos do fim, levando-os a morrer na descrença antes de se arrependerem. Se eles não acreditarem no Alcorão, com suas promessas e advertências, então em qual outra mensagem acreditariam? Não há livro após o Alcorão, nem profeta após Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Portanto, se não aceitam este Alcorão, não há outra orientação que possa salvá-los do castigo.

Lições e benefícios extraídos da ayah:

  1. A importância da contemplação e da reflexão sobre a criação de Allah como meio de fortalecer a fé e chegar ao conhecimento do Criador.
  2. A urgência do arrependimento antes que a morte chegue, pois ninguém sabe quando seu prazo será encerrado.
  3. A suficiência do Alcorão como mensagem completa e final, não havendo necessidade de qualquer outra revelação após ele.
  4. O chamado ao ser humano para usar sua razão e seus sentidos na observação do universo, o que o aproxima de Allah e o afasta da negligência.
  5. A advertência contra a persistência na descrença, que pode levar à destruição antes que se tenha a chance de se voltar a Allah.


📜 Versículo 183-187 — Surata Al-A'raf

183وَأُمْلِي لَهُمْ ۚ إِنَّ كَيْدِي مَتِينٌ
E lhes concederemos folgança, porque o Meu plano é firme.
184أَوَلَمْ يَتَفَكَّرُوا ۗ مَا بِصَاحِبِهِم مِّن جِنَّةٍ ۚ إِنْ هُوَ إِلَّا نَذِيرٌ مُّبِينٌ
Não refletem no fato de que seu companheiro não padece de demência alguma? Que não é mais do que um elucidativoadmoestador?
185أَوَلَمْ يَنظُرُوا فِي مَلَكُوتِ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ وَمَا خَلَقَ اللَّهُ مِن شَيْءٍ وَأَنْ عَسَىٰ أَن يَكُونَ قَدِ اقْتَرَبَ أَجَلُهُمْ ۖ فَبِأَيِّ حَدِيثٍ بَعْدَهُ يُؤْمِنُونَ
Não reparam no reino dos céus e da terra e em tudo quando Deus criou e em que, quiçá, seu fim se aproxima? E quemensagem, depois desta (Alcorão), crerão?
186مَن يُضْلِلِ اللَّهُ فَلَا هَادِيَ لَهُ ۚ وَيَذَرُهُمْ فِي طُغْيَانِهِمْ يَعْمَهُونَ
Aqueles a quem Deus desviar (por tal merecerem) ninguém poderá encaminhar, porque Ele os abandonará, vacilantes, em sua transgressão.
187يَسْأَلُونَكَ عَنِ السَّاعَةِ أَيَّانَ مُرْسَاهَا ۖ قُلْ إِنَّمَا عِلْمُهَا عِندَ رَبِّي ۖ لَا يُجَلِّيهَا لِوَقْتِهَا إِلَّا هُوَ ۚ ثَقُلَتْ فِي السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ ۚ لَا تَأْتِيكُمْ إِلَّا بَغْتَةً ۗ يَسْأَلُونَكَ كَأَنَّكَ حَفِيٌّ عَنْهَا ۖ قُلْ إِنَّمَا عِلْمُهَا عِندَ اللَّهِ وَلَٰكِنَّ أَكْثَرَ النَّاسِ لَا يَعْلَمُونَ
Perguntar-te-ão acerca da Hora (do Desfecho): Quando acontecerá? Responde-lhes: Seu conhecimento está só empoder do meu Senhor e ninguém, a não ser Ele, pode revelá-lo; (isso) a seu devido tempo. Pesada será, nos céus e na terra, evirá inesperadamente. Perguntar-te-ão, como se tu tivesses pesquisado sobre ela (a Hora do Desfecho). Responde-lhes: Seuconhecimento só está em poder de Deus; porém, a maioria das pessoas o ignora.
Al-A'rafÍndice do Alcorão
206Versículo
MecanaRevelation
185Versículo

Tradução — Al-A'raf 185

Surata Al-A'raf Versículo 185 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Não reparam no reino dos céus e da terra e…

Surata Versículo 185/206 — Surata Al-A'raf الأعراف (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-A'raf Ouvir, Surata Al-A'raf Tradução, Surata Al-A'raf mp3, Surata Al-A'raf pdf. Versículo 183–187. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas