Al-'Adiyat · 7/11
Tradução Transliteração — Surata Al-'Adiyat
وَإِنَّهُ عَلَىٰ ذَٰلِكَ لَشَهِيدٌ ۝٧
Wa innahu `alaa zaalika la shaheed
📖 Em Português
- Ele mesmo é testemunha disso! -

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Wa innahu (وَإِنَّهُ): E, por certo, ele — referindo-se ao ser humano.
  • ʿAlā dhālika (عَلَىٰ ذَٰلِكَ): Sobre isso — ou seja, sobre o que foi mencionado anteriormente (a ingratidão e o amor excessivo pelos bens materiais).
  • La shahīd (لَشَهِيدٌ): É, de fato, testemunha — ou seja, uma prova evidente contra si mesmo.

Interpretação da passagem:

Após descrever a natureza ingrata do ser humano e seu apego intenso aos bens materiais, esta passagem enfatiza que o próprio ser humano é testemunha clara dessa realidade. Ele não pode negar ou ocultar sua ingratidão para com as bênçãos de seu Senhor, pois suas ações e seu comportamento diário testemunham contra ele. Quando é privado de algo ou enfrenta dificuldades, mostra-se impaciente e queixoso; quando recebe prosperidade, torna-se avarento e retém o que deveria compartilhar. Essa testemunha é tão evidente que não há espaço para negação — o próprio coração e a consciência do ser humano reconhecem essa verdade, mesmo que sua língua tente ocultá-la. A passagem serve como um chamado à autorreflexão, convidando o ser humano a olhar para dentro de si e reconhecer suas falhas, para que possa buscar a correção e a gratidão verdadeira.

Lições e benefícios extraídos:

  • O ser humano possui uma consciência interna que testemunha contra ele; ignorá-la é um ato de autoengano.
  • A gratidão pelas bênçãos divinas não é apenas um sentimento, mas uma prática que se reflete em ações — generosidade, contentamento e submissão a Deus.
  • Reconhecer as próprias falhas é o primeiro passo para a transformação espiritual; quem admite sua ingratidão pode buscar o perdão e a melhoria contínua.
  • Esta passagem nos ensina que a verdadeira fé não é apenas uma declaração verbal, mas uma realidade que se manifesta no comportamento diário, tornando o crente uma testemunha viva de sua devoção a Deus.
  • O Islam valoriza a autorreflexão e o autoconhecimento como caminhos para aproximar-se de Allah e aperfeiçoar o caráter.


📜 Versículo 5-9 — Surata Al-'Adiyat

5فَوَسَطْنَ بِهِ جَمْعًا
E que irrompem, nas colunas adversárias,
6إِنَّ الْإِنسَانَ لِرَبِّهِ لَكَنُودٌ
Que o homem é ingrato para com o seu Senhor.
7وَإِنَّهُ عَلَىٰ ذَٰلِكَ لَشَهِيدٌ
- Ele mesmo é testemunha disso! -
8وَإِنَّهُ لِحُبِّ الْخَيْرِ لَشَدِيدٌ
E que é violento quanto ao amor aos bens terrenos.
9۞ أَفَلَا يَعْلَمُ إِذَا بُعْثِرَ مَا فِي الْقُبُورِ
Ignoram eles, acaso, que quando os que estão nos sepulcros forem ressuscitados,
Al-'AdiyatÍndice do Alcorão
11Versículo
MecanaRevelation
7Versículo

Tradução — Al-'Adiyat 7

Surata Al-'Adiyat Versículo 7 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : - Ele mesmo é testemunha disso! -

Surata Versículo 7/11 — Surata Al-'Adiyat العاديات (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-'Adiyat Ouvir, Surata Al-'Adiyat Tradução, Surata Al-'Adiyat mp3, Surata Al-'Adiyat pdf. Versículo 5–9. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas