Yusuf · 64/111
Tradução Transliteração — Surata Yusuf
قَالَ هَلْ آمَنُكُمْ عَلَيْهِ إِلَّا كَمَا أَمِنتُكُمْ عَلَىٰ أَخِيهِ مِن قَبْلُ ۖ فَاللَّهُ خَيْرٌ حَافِظًا ۖ وَهُوَ أَرْحَمُ الرَّاحِمِينَ ۝٦٤
Qaala hal aamanukum `alihi illaa kamaa amintukum `alaaa akheehimin qabl; fal laahu khairun haafizanw wa Huwa arhamur Raahimeen
📖 Em Português
Disse-lhes: Porventura, deverei confiá-lo a vós, como anteriormente vos confiei seu irmão (José)? Porém, Deus é omelhor Guardião e é o mais clemente dos misericordiosos.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Āmanukum": confiar-vos, dar-vos a minha garantia de segurança.
  • "Ḥāfiẓan": guardião, protetor.
  • "Arḥam al-Rāḥimīn": o mais Misericordioso de todos os que têm misericórdia.

Interpretação da passagem:

Quando os filhos de Jacó (que a paz esteja com ele) pediram ao pai que lhes confiasse o irmão Benjamim para viajarem com eles e trazerem provisões, Jacó respondeu-lhes com uma repreensão carregada de dor e recordação: "Como posso confiar-vos Benjamim, depois de me terdes traído na confiança que depositei em vós quando vos confiei o seu irmão José, e vós não cumpristes a promessa que me fizestes de o proteger? Não tenho motivos para acreditar na vossa palavra novamente, pois a vossa conduta anterior provou o contrário."

Contudo, Jacó não fechou a porta à esperança. Ele declarou que a sua confiança não está nos homens, mas sim em Deus, pois Allah é o melhor Guardião — a Sua proteção supera qualquer proteção humana, e ninguém pode frustrar o Seu decreto. Ele é o mais Misericordioso de todos os que têm misericórdia, e a Sua misericórdia abrange aqueles que n’Ele depositam a sua esperança. Jacó expressou, assim, o seu desejo de que a misericórdia divina alcançasse o seu filho e o devolvesse a ele, tal como fizera com José.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A confiança é um valor sagrado: A traição da confiança quebra os laços mais fortes entre as pessoas, e aquele que falha uma vez perde a credibilidade perante os outros.
  2. A esperança em Allah nunca se perde: Mesmo quando os meios humanos falham e as pessoas dececionam, o crente não desespera, pois sabe que a proteção de Allah está acima de todas as coisas.
  3. A misericórdia divina é a maior consolação: Quando as portas da misericórdia humana se fecham, a porta da misericórdia de Allah permanece aberta para aqueles que Lhe suplicam com sinceridade.
  4. A paciência e a sabedoria na educação: Jacó ensina-nos que, mesmo perante a desilusão, devemos manter a dignidade e não perder a esperança na correção dos outros, confiando na orientação divina.
  5. A grandeza de Allah como Guardião: Esta passagem convida o crente a refletir sobre a proteção de Allah, que é perfeita e absoluta, e a entregar-Lhe todas as suas preocupações, pois Ele é o melhor dos guardiões e o mais Misericordioso dos misericordiosos.


📜 Versículo 62-66 — Surata Yusuf

62وَقَالَ لِفِتْيَانِهِ اجْعَلُوا بِضَاعَتَهُمْ فِي رِحَالِهِمْ لَعَلَّهُمْ يَعْرِفُونَهَا إِذَا انقَلَبُوا إِلَىٰ أَهْلِهِمْ لَعَلَّهُمْ يَرْجِعُونَ
Então, disse aos seus servos: Colocai seus produtos (trazidos para a troca) em seus alforjes para que, quandoregressarem para junto de sua família, os encontrem e talvez voltem.
63فَلَمَّا رَجَعُوا إِلَىٰ أَبِيهِمْ قَالُوا يَا أَبَانَا مُنِعَ مِنَّا الْكَيْلُ فَأَرْسِلْ مَعَنَا أَخَانَا نَكْتَلْ وَإِنَّا لَهُ لَحَافِظُونَ
E quando regressaram e se defrontaram com o pai, disseram: Ó pai, negar-nos-ão as provisões (se não enviares conosconosso irmão); se enviares o nosso irmão conosco, tê-las-emos, e nós tomaremos conta dele.
64قَالَ هَلْ آمَنُكُمْ عَلَيْهِ إِلَّا كَمَا أَمِنتُكُمْ عَلَىٰ أَخِيهِ مِن قَبْلُ ۖ فَاللَّهُ خَيْرٌ حَافِظًا ۖ وَهُوَ أَرْحَمُ الرَّاحِمِينَ
Disse-lhes: Porventura, deverei confiá-lo a vós, como anteriormente vos confiei seu irmão (José)? Porém, Deus é omelhor Guardião e é o mais clemente dos misericordiosos.
65وَلَمَّا فَتَحُوا مَتَاعَهُمْ وَجَدُوا بِضَاعَتَهُمْ رُدَّتْ إِلَيْهِمْ ۖ قَالُوا يَا أَبَانَا مَا نَبْغِي ۖ هَٰذِهِ بِضَاعَتُنَا رُدَّتْ إِلَيْنَا ۖ وَنَمِيرُ أَهْلَنَا وَنَحْفَظُ أَخَانَا وَنَزْدَادُ كَيْلَ بَعِيرٍ ۖ ذَٰلِكَ كَيْلٌ يَسِيرٌ
E quando abriram os seus alforjes constataram que os seus produtos haviam-lhes sido devolvidos. Disseram então: Ópai, que mais queremos? Eis que os nossos produtos nos foram devolvidos! Proveremos a nossa família, cuidaremos donosso irmão, uma vez que nos darão a mais a carga de um camelo, a qual não é de pouca monta.
66قَالَ لَنْ أُرْسِلَهُ مَعَكُمْ حَتَّىٰ تُؤْتُونِ مَوْثِقًا مِّنَ اللَّهِ لَتَأْتُنَّنِي بِهِ إِلَّا أَن يُحَاطَ بِكُمْ ۖ فَلَمَّا آتَوْهُ مَوْثِقَهُمْ قَالَ اللَّهُ عَلَىٰ مَا نَقُولُ وَكِيلٌ
Disse-lhe: Não o enviarei, até que me jureis solenemente por Deus o que trareis a salvo, a manos que sejais impedidosdisso. E quando lhe prometeram isso, disse: Que Deus seja testemunha de tudo quanto dizemos!
YusufÍndice do Alcorão
111Versículo
MecanaRevelation
64Versículo

Tradução — Yusuf 64

Surata Yusuf Versículo 64 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Disse-lhes: Porventura, deverei confiá-lo a vós, como anteriormente vos confiei…

Surata Versículo 64/111 — Surata Yusuf يوسف (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Yusuf Ouvir, Surata Yusuf Tradução, Surata Yusuf mp3, Surata Yusuf pdf. Versículo 62–66. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas