Al-Baqara · 192/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
فَإِنِ انتَهَوْا فَإِنَّ اللَّهَ غَفُورٌ رَّحِيمٌ ۝١٩٢
Fa ini-ntahaw fa innal laaha Ghafoorur Raheem
📖 Em Português
Porém, se desistirem, sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "فَإِنِ انتَهَوْا": Se eles cessarem e desistirem — ou seja, abandonarem a descrença e a luta contra os muçulmanos.
  • "غَفُورٌ": Aquele que perdoa abundantemente os pecados de Seus servos.
  • "رَّحِيمٌ": Misericordioso, que trata Suas criaturas com compaixão e bondade.

Interpretação da passagem:

Esta passagem complementa a orientação anterior sobre a luta no Mês Sagrado e na Mesquita Sagrada. Quando os descrentes cessarem sua hostilidade contra os muçulmanos, abandonando a descrença e a agressão, os crentes devem igualmente cessar o combate contra eles. A passagem traz uma promessa divina consoladora: se eles se arrependerem sinceramente e se voltarem para Deus, Ele os perdoará por todos os pecados que cometeram anteriormente, por mais graves que tenham sido — incluindo a perseguição aos crentes e a luta contra eles. Deus não os punirá imediatamente por suas faltas passadas, pois Sua misericórdia é vasta e Seu perdão abrange aqueles que se voltam para Ele com arrependimento genuíno.


Lições e benefícios extraídos:

  1. A porta do arrependimento está sempre aberta: Não importa quão graves sejam os pecados cometidos, o perdão de Deus é maior. Esta passagem ensina que a misericórdia divina supera qualquer erro humano, incentivando as pessoas a nunca desesperarem da bondade de Deus.
  2. A paz é preferível à guerra: O Islam não busca o conflito por si só. Quando o inimigo cessa sua agressão, os muçulmanos devem responder com paz, demonstrando que o objetivo final é a harmonia e a convivência pacífica.
  3. A misericórdia como princípio fundamental: Deus é descrito como "Perdoador" e "Misericordioso", revelando que a essência divina é a compaixão. Isso inspira os crentes a cultivarem essas mesmas qualidades em suas relações com os outros.
  4. Oportunidade de recomeço: A passagem oferece esperança àqueles que cometeram erros, mostrando que o passado não define o futuro. O arrependimento sincero apaga as faltas anteriores e abre um novo capítulo na vida da pessoa.
  5. A grandeza do perdão divino: O perdão de Deus não é parcial ou limitado — é completo e abrangente. Isso ensina os crentes a serem generosos no perdão com os outros, refletindo a atitude divina em suas próprias vidas.


📜 Versículo 190-194 — Surata Al-Baqara

190وَقَاتِلُوا فِي سَبِيلِ اللَّهِ الَّذِينَ يُقَاتِلُونَكُمْ وَلَا تَعْتَدُوا ۚ إِنَّ اللَّهَ لَا يُحِبُّ الْمُعْتَدِينَ
Combatei, pela causa de Deus, aqueles que vos combatem; porém, não pratiqueis agressão, porque Deus não estima osagressores.
191وَاقْتُلُوهُمْ حَيْثُ ثَقِفْتُمُوهُمْ وَأَخْرِجُوهُم مِّنْ حَيْثُ أَخْرَجُوكُمْ ۚ وَالْفِتْنَةُ أَشَدُّ مِنَ الْقَتْلِ ۚ وَلَا تُقَاتِلُوهُمْ عِندَ الْمَسْجِدِ الْحَرَامِ حَتَّىٰ يُقَاتِلُوكُمْ فِيهِ ۖ فَإِن قَاتَلُوكُمْ فَاقْتُلُوهُمْ ۗ كَذَٰلِكَ جَزَاءُ الْكَافِرِينَ
Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que ohomicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo dos incrédulos.
192فَإِنِ انتَهَوْا فَإِنَّ اللَّهَ غَفُورٌ رَّحِيمٌ
Porém, se desistirem, sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
193وَقَاتِلُوهُمْ حَتَّىٰ لَا تَكُونَ فِتْنَةٌ وَيَكُونَ الدِّينُ لِلَّهِ ۖ فَإِنِ انتَهَوْا فَلَا عُدْوَانَ إِلَّا عَلَى الظَّالِمِينَ
E combatei-os até terminar a perseguição e prevalecer a religião de Deus. Porém, se desistirem, não haverá maishostilidades, senão contra os iníquos.
194الشَّهْرُ الْحَرَامُ بِالشَّهْرِ الْحَرَامِ وَالْحُرُمَاتُ قِصَاصٌ ۚ فَمَنِ اعْتَدَىٰ عَلَيْكُمْ فَاعْتَدُوا عَلَيْهِ بِمِثْلِ مَا اعْتَدَىٰ عَلَيْكُمْ ۚ وَاتَّقُوا اللَّهَ وَاعْلَمُوا أَنَّ اللَّهَ مَعَ الْمُتَّقِينَ
Se vos atacarem um mês sagrado, combatei-os no mesmo mês, e todas as profanações serão castigadas com a pena detalião. A quem vos agredir, rechaçai-o, da mesma forma; porém, temei a Deus e sabei que Ele está com os que O temem.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
192Versículo

Tradução — Al-Baqara 192

Surata Al-Baqara Versículo 192 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Porém, se desistirem, sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.

Surata Versículo 192/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 190–194. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas