Fussilat · 19/54
Tradução Transliteração — Surata Fussilat
وَيَوْمَ يُحْشَرُ أَعْدَاءُ اللَّهِ إِلَى النَّارِ فَهُمْ يُوزَعُونَ ۝١٩
Wa yawma yuhsharu a`daaa`ul laahi ilan Naari fahum yooza`oon
📖 Em Português
E no dia em que os adversários de Deus forem congregados, desfilarão em direção ao fogo infernal.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • يُحْشَرُ: Serão reunidos e congregados.
  • أَعْدَاءُ اللهِ: Os inimigos de Allah, ou seja, os incrédulos e pecadores obstinados.
  • يُوزَعُونَ: Serão contidos e detidos, sendo o primeiro deles aguardado pelo último, até que todos se reúnam, sem que nenhum deles possa escapar ou se adiantar.

Interpretação da Ayah:

E lembra-te, ó Mensageiro, do dia em que Allah reunirá todos os Seus inimigos, conduzindo-os ao fogo do Inferno. Eles serão detidos e contidos pelos anjos guardiões, que os impedirão de se dispersar ou fugir, sendo o primeiro deles retido até que o último chegue, para que todos sejam reunidos em um só lugar. Nesse dia, eles não encontrarão escapatória nem refúgio, e serão levados, em completa humilhação e submissão, ao castigo que lhes foi prometido. Esta cena demonstra o poder absoluto de Allah e a impotência total dos Seus inimigos diante da Sua justiça.

Lições e Benefícios:

  1. A reunião dos inimigos de Allah no Dia do Juízo é uma promessa divina inevitável, o que nos ensina que a justiça de Allah é perfeita e que ninguém escapa do Seu julgamento.
  2. A contenção e a detenção dos incrédulos no caminho para o Inferno mostram que a soberania de Allah é absoluta, e que todos os seres, sejam eles crentes ou incrédulos, estão sob o Seu controle total.
  3. Esta imagem aterrorizante nos motiva a buscar a obediência a Allah e a evitar tudo o que possa nos tornar inimigos d’Ele, pois o destino dos Seus inimigos é o fogo eterno.
  4. A menção deste dia nos convida a refletir sobre a nossa própria condição: será que estamos entre os que temem a Allah e buscam a Sua misericórdia, ou entre os que merecem a Sua ira? Esta reflexão nos aproxima do arrependimento sincero e da prática das boas ações.


📜 Versículo 17-21 — Surata Fussilat

17وَأَمَّا ثَمُودُ فَهَدَيْنَاهُمْ فَاسْتَحَبُّوا الْعَمَىٰ عَلَى الْهُدَىٰ فَأَخَذَتْهُمْ صَاعِقَةُ الْعَذَابِ الْهُونِ بِمَا كَانُوا يَكْسِبُونَ
E orientamos o povo de Samud; porém, preferiram a cegueira à orientação. E fulminou-os a centelha do castigoignominioso, pelo que lucraram.
18وَنَجَّيْنَا الَّذِينَ آمَنُوا وَكَانُوا يَتَّقُونَ
E salvamos os fiéis tementes.
19وَيَوْمَ يُحْشَرُ أَعْدَاءُ اللَّهِ إِلَى النَّارِ فَهُمْ يُوزَعُونَ
E no dia em que os adversários de Deus forem congregados, desfilarão em direção ao fogo infernal.
20حَتَّىٰ إِذَا مَا جَاءُوهَا شَهِدَ عَلَيْهِمْ سَمْعُهُمْ وَأَبْصَارُهُمْ وَجُلُودُهُم بِمَا كَانُوا يَعْمَلُونَ
Até que, quando chegarem a ele, seus ouvidos, seus olhos e suas peles, testemunharão contra eles a respeito de tudoquanto tiverem cometido.
21وَقَالُوا لِجُلُودِهِمْ لِمَ شَهِدتُّمْ عَلَيْنَا ۖ قَالُوا أَنطَقَنَا اللَّهُ الَّذِي أَنطَقَ كُلَّ شَيْءٍ وَهُوَ خَلَقَكُمْ أَوَّلَ مَرَّةٍ وَإِلَيْهِ تُرْجَعُونَ
E perguntarão às suas peles; Por que testemunhastes contra nós? Responderão: Deus foi Quem nos fez falar; Ele faz falartodas as coisas! Ele vos criou anteriormente e a Ele retornareis.
FussilatÍndice do Alcorão
54Versículo
MecanaRevelation
19Versículo

Tradução — Fussilat 19

Surata Fussilat Versículo 19 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E no dia em que os adversários de Deus forem…

Surata Versículo 19/54 — Surata Fussilat فصلت (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Fussilat Ouvir, Surata Fussilat Tradução, Surata Fussilat mp3, Surata Fussilat pdf. Versículo 17–21. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas