Az-Zukhruf · 41/89
Tradução Transliteração — Surata Az-Zukhruf
فَإِمَّا نَذْهَبَنَّ بِكَ فَإِنَّا مِنْهُم مُّنتَقِمُونَ ۝٤١
Fa immaa nazhabanna bika fa innaa minhum muntaqimoon
📖 Em Português
Mesmo que te façamos perecer, fica certo de que os puniremos.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Nadhhabanna bika" (نَذْهَبَنَّ بِكَ): significa levar-te, ou seja, fazer-te partir desta vida (morte).
  • "Muntaqimūn" (مُنتَقِمُونَ): aqueles que se vingam ou punem com justiça.

Interpretação da passagem:

Ó Mensageiro de Allah, se Nós te levarmos (fizer-te morrer) antes de presenciares a vitória sobre aqueles que te desmentem, não penses que eles ficarão impunes. Pois Nós, certamente, deles nos vingaremos. A vingança divina ocorrerá de duas formas: na vida terrena, através da derrota e humilhação que lhes sobrevirá pelas mãos dos crentes, como ocorreu na batalha de Badr; e na vida futura, com o castigo eterno no fogo do Inferno. Assim, quer estejas presente para testemunhar a punição, quer sejas levado antes dela, a justiça divina se cumprirá inevitavelmente, pois Allah é Todo-Poderoso sobre tudo e nada escapa ao Seu conhecimento e poder.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A certeza de que a justiça divina é infalível — nenhum opressor ou negador da verdade ficará impune, ainda que a punição seja adiada.
  2. O conforto para os crentes de que a vitória final pertence à verdade, mesmo que não a testemunhem com seus próprios olhos.
  3. A morte não é um obstáculo para o cumprimento da promessa divina; Allah age independentemente do tempo e das circunstâncias.
  4. A importância da paciência e da confiança em Allah, sabendo que o Seu plano é perfeito e que a justiça será estabelecida, seja nesta vida ou na próxima.
  5. A misericórdia divina em revelar esta promessa ao Profeta, fortalecendo seu coração diante da perseguição e da negação.


📜 Versículo 39-43 — Surata Az-Zukhruf

39وَلَن يَنفَعَكُمُ الْيَوْمَ إِذ ظَّلَمْتُمْ أَنَّكُمْ فِي الْعَذَابِ مُشْتَرِكُونَ
Porém, nesse dia, de nada valerá o vosso despotismo, porque sereis companheiros no castigo.
40أَفَأَنتَ تُسْمِعُ الصُّمَّ أَوْ تَهْدِي الْعُمْيَ وَمَن كَانَ فِي ضَلَالٍ مُّبِينٍ
Porventura, podes fazer ouvir surdos, ou iluminar os cegos e aqueles que se acham em um evidente erro?
41فَإِمَّا نَذْهَبَنَّ بِكَ فَإِنَّا مِنْهُم مُّنتَقِمُونَ
Mesmo que te façamos perecer, fica certo de que os puniremos.
42أَوْ نُرِيَنَّكَ الَّذِي وَعَدْنَاهُمْ فَإِنَّا عَلَيْهِم مُّقْتَدِرُونَ
Ou, se quisermos, mostrar-te-emos o castigo que lhes prometemos, porque sobre todos temos domínio absoluto.
43فَاسْتَمْسِكْ بِالَّذِي أُوحِيَ إِلَيْكَ ۖ إِنَّكَ عَلَىٰ صِرَاطٍ مُّسْتَقِيمٍ
Apega-te, pois, ao que te tem sido revelado, porque estás na senda reta.
Az-ZukhrufÍndice do Alcorão
89Versículo
MecanaRevelation
41Versículo

Tradução — Az-Zukhruf 41

Surata Az-Zukhruf Versículo 41 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Mesmo que te façamos perecer, fica certo de que os…

Surata Versículo 41/89 — Surata Az-Zukhruf الزخرف (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Az-Zukhruf Ouvir, Surata Az-Zukhruf Tradução, Surata Az-Zukhruf mp3, Surata Az-Zukhruf pdf. Versículo 39–43. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas