Al-Mulk · 27/30
Tradução Transliteração — Surata Al-Mulk
فَلَمَّا رَأَوْهُ زُلْفَةً سِيئَتْ وُجُوهُ الَّذِينَ كَفَرُوا وَقِيلَ هَٰذَا الَّذِي كُنتُم بِهِ تَدَّعُونَ ۝٢٧
Falaammaa ra-awhu zulfatan seee`at wujoohul lazeena kafaroo wa qeela haazal lazee kuntum bihee tadda`oon
📖 Em Português
Mas, quando o virem (o castigo) de perto, os rostos dos incrédulos se ensombrecerão e lhes será dito: Aqui tendes o que pedíeis!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Zulfah" (زُلْفَةً): próxima, aproximando-se.
  • "Sī'at" (سِيئَتْ): tornaram-se feias, obscureceram-se, encheram-se de tristeza e humilhação.
  • "Tadda'ūn" (تَدَّعُونَ): reivindicavam, pediam com desafio e incredulidade, ou seja, pediam a antecipação do castigo em tom de zombaria.

Interpretação da Nobre Ayah:

Quando os incrédulos virem o castigo de Allah se aproximando deles no Dia da Ressurreição, e o testemunharem com seus próprios olhos, seus rostos ficarão escurecidos, cobertos de tristeza, humilhação e desespero. Nesse momento, será dito a eles, em tom de repreensão e censura: "Este é o castigo que vocês costumavam desafiar e pedir que fosse apressado na vida mundana, quando diziam: 'Quando será este castigo, ó crentes, se são verdadeiros?'" — e agora ele chegou, e não há como escapar dele.

Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. O castigo de Allah é inevitável e chegará, ainda que os incrédulos zombem e peçam sua antecipação. A paciência do crente é recompensada, e a justiça divina se manifestará no tempo determinado por Allah.
  2. A condição dos incrédulos no Dia do Juízo será de extrema humilhação e tristeza, um contraste com a alegria e segurança dos crentes. Isso nos ensina a buscar a satisfação de Allah nesta vida para alcançarmos a felicidade eterna.
  3. A pressa dos incrédulos em pedir o castigo reflete sua arrogância e negação da verdade. O crente, ao contrário, deve confiar na promessa de Allah e não se apressar, pois o que está com Allah é melhor e mais duradouro.
  4. Esta ayah nos convida a refletir sobre o destino daqueles que rejeitam a fé, e nos motiva a agradecer a Allah por nos ter guiado ao caminho reto, buscando sempre a Sua misericórdia e evitando as causas de Sua ira.
  5. O Islã ensina que o arrependimento e a fé são o caminho para a salvação, e que ninguém deve se enganar com a demora do castigo, pois o Dia do Juízo é certo e próximo para cada alma.


📜 Versículo 25-29 — Surata Al-Mulk

25وَيَقُولُونَ مَتَىٰ هَٰذَا الْوَعْدُ إِن كُنتُمْ صَادِقِينَ
Porém, perguntaram: Quando se cumprirá tal promessa? Dizei-nos, se estais certos.
26قُلْ إِنَّمَا الْعِلْمُ عِندَ اللَّهِ وَإِنَّمَا أَنَا نَذِيرٌ مُّبِينٌ
Responde-lhes: Só Deus o sabe, e eu sou unicamente um admoestador elucidante.
27فَلَمَّا رَأَوْهُ زُلْفَةً سِيئَتْ وُجُوهُ الَّذِينَ كَفَرُوا وَقِيلَ هَٰذَا الَّذِي كُنتُم بِهِ تَدَّعُونَ
Mas, quando o virem (o castigo) de perto, os rostos dos incrédulos se ensombrecerão e lhes será dito: Aqui tendes o que pedíeis!
28قُلْ أَرَأَيْتُمْ إِنْ أَهْلَكَنِيَ اللَّهُ وَمَن مَّعِيَ أَوْ رَحِمَنَا فَمَن يُجِيرُ الْكَافِرِينَ مِنْ عَذَابٍ أَلِيمٍ
Dize-lhes: Se Deus me fizesse perecer, juntamente com os meus seguidores ou se se apiedasse de nós, quem livraria os incrédulos de um doloroso castigo?
29قُلْ هُوَ الرَّحْمَٰنُ آمَنَّا بِهِ وَعَلَيْهِ تَوَكَّلْنَا ۖ فَسَتَعْلَمُونَ مَنْ هُوَ فِي ضَلَالٍ مُّبِينٍ
Dize-lhes (mais): Ele é o Clemente, no Qual cremos e ao Qual nos encomendamos. Logo sabereis quem está em erro evidente!
Al-MulkÍndice do Alcorão
30Versículo
MecanaRevelation
27Versículo

Tradução — Al-Mulk 27

Surata Al-Mulk Versículo 27 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Mas, quando o virem (o castigo) de perto, os rostos…

Surata Versículo 27/30 — Surata Al-Mulk الملك (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Mulk Ouvir, Surata Al-Mulk Tradução, Surata Al-Mulk mp3, Surata Al-Mulk pdf. Versículo 25–29. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas