Al-'Ankabut · 47/69
Tradução Transliteração — Surata Al-'Ankabut
وَكَذَٰلِكَ أَنزَلْنَا إِلَيْكَ الْكِتَابَ ۚ فَالَّذِينَ آتَيْنَاهُمُ الْكِتَابَ يُؤْمِنُونَ بِهِ ۖ وَمِنْ هَٰؤُلَاءِ مَن يُؤْمِنُ بِهِ ۚ وَمَا يَجْحَدُ بِآيَاتِنَا إِلَّا الْكَافِرُونَ ۝٤٧
Wa kazaalika anzalnaaa ilaikal Kitaab; fallazeena aatainaahumul kitaaba yu`minoona bihee wa min haaa`ulaaa`i many yu`minu bih; wa maa yajhadu bi`Aayaatinaa illal kaafiroon
📖 Em Português
E assim te revelamos o Livro. Aqueles a quem concedemos o Livro crêem nele, e também entre estes (árabes idólatras) há os que nele crêem; e ninguém, salvo os incrédulos, nega os Nosso versículos.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "يَجْحَدُ": nega, recusa-se a reconhecer, rejeita deliberadamente algo que sabe ser verdadeiro.
  • "الْكَافِرُونَ": os incrédulos, aqueles que encobrem a verdade e a rejeitam com obstinação e teimosia.

Interpretação da Nobre Ayah:

Assim como revelamos os Livros celestiais aos Mensageiros que vieram antes de ti, ó Muhammad, revelamos a ti este Alcorão Sagrado, que confirma a veracidade das escrituras anteriores. Por isso, aqueles a quem concedemos a Torá e o Evangelho, e que os conhecem verdadeiramente, como Abdullāh ibn Salām e seus companheiros, creem no Alcorão, pois encontram nele as características do Profeta Muhammad descritas em seus próprios livros. E entre estes árabes de Meca e de outras tribos, também há aqueles que creem nele e o seguem. Mas ninguém nega os nossos sinais e versículos claros, nem os rejeita com teimosia, exceto os incrédulos obstinados, cujo hábito é a negação da verdade mesmo quando ela se lhes torna evidente, como fizeram os líderes dos judeus que conheciam a veracidade da profecia de Muhammad, mas a negaram por inveja e arrogância.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A continuidade da revelação divina: Esta ayah demonstra que o Alcorão é a continuação natural das mensagens celestiais anteriores, e que todas elas provêm da mesma fonte divina, o que fortalece a fé do crente na unidade da mensagem de Deus.
  2. A honestidade intelectual: O verdadeiro estudioso das escrituras anteriores, que busca a verdade com sinceridade, reconhecerá o Alcorão como a palavra de Deus, pois nele encontra a confirmação do que foi revelado antes.
  3. A diversidade na aceitação da verdade: Entre os povos das escrituras e entre os árabes, há aqueles que creem e aqueles que negam. Isso ensina que a fé é uma escolha pessoal baseada na sinceridade do coração, e não apenas na herança ou no ambiente.
  4. A natureza da negação: A ayah nos alerta que a rejeição dos sinais de Deus não provém da falta de provas ou evidências, mas sim da obstinação e do orgulho. O verdadeiro crente deve sempre buscar a verdade com humildade e coração aberto.
  5. A honra de seguir o Profeta Muhammad: Aqueles que creem no Alcorão, seja dos povos das escrituras ou dos árabes, são elogiados por Deus, o que nos incentiva a valorizar a nossa fé e a nos esforçarmos para vivê-la plenamente.


📜 Versículo 45-49 — Surata Al-'Ankabut

45اتْلُ مَا أُوحِيَ إِلَيْكَ مِنَ الْكِتَابِ وَأَقِمِ الصَّلَاةَ ۖ إِنَّ الصَّلَاةَ تَنْهَىٰ عَنِ الْفَحْشَاءِ وَالْمُنكَرِ ۗ وَلَذِكْرُ اللَّهِ أَكْبَرُ ۗ وَاللَّهُ يَعْلَمُ مَا تَصْنَعُونَ
Recita o que te foi revelado do Livro e observa a oração, porque a oração preserva (o homem) da obscenidade e doilícito; mas, na verdade, a recordação de Deus é o mais importante. Sabei que Deus está ciente de tudo quanto fazeis.
46۞ وَلَا تُجَادِلُوا أَهْلَ الْكِتَابِ إِلَّا بِالَّتِي هِيَ أَحْسَنُ إِلَّا الَّذِينَ ظَلَمُوا مِنْهُمْ ۖ وَقُولُوا آمَنَّا بِالَّذِي أُنزِلَ إِلَيْنَا وَأُنزِلَ إِلَيْكُمْ وَإِلَٰهُنَا وَإِلَٰهُكُمْ وَاحِدٌ وَنَحْنُ لَهُ مُسْلِمُونَ
E não disputeis com os adeptos do Livro, senão da melhor forma, exceto com os iníquos, dentre eles. Dizei-lhes: Cremosno que nos foi revelado, assim como no que vos foi revelado antes; nosso Deus e o vosso são Um e a Ele nos submetemos.
47وَكَذَٰلِكَ أَنزَلْنَا إِلَيْكَ الْكِتَابَ ۚ فَالَّذِينَ آتَيْنَاهُمُ الْكِتَابَ يُؤْمِنُونَ بِهِ ۖ وَمِنْ هَٰؤُلَاءِ مَن يُؤْمِنُ بِهِ ۚ وَمَا يَجْحَدُ بِآيَاتِنَا إِلَّا الْكَافِرُونَ
E assim te revelamos o Livro. Aqueles a quem concedemos o Livro crêem nele, e também entre estes (árabes idólatras) há os que nele crêem; e ninguém, salvo os incrédulos, nega os Nosso versículos.
48وَمَا كُنتَ تَتْلُو مِن قَبْلِهِ مِن كِتَابٍ وَلَا تَخُطُّهُ بِيَمِينِكَ ۖ إِذًا لَّارْتَابَ الْمُبْطِلُونَ
E nunca recitaste livro algum antes deste, nem o transcreveste com a tua mão direita; caso contrário, os difamadores teriaduvidado.
49بَلْ هُوَ آيَاتٌ بَيِّنَاتٌ فِي صُدُورِ الَّذِينَ أُوتُوا الْعِلْمَ ۚ وَمَا يَجْحَدُ بِآيَاتِنَا إِلَّا الظَّالِمُونَ
Qual! Ele encerra lúcidos versículos, inculcados nos corações daqueles a quem foi dado o conhecimento e ninguém, salvo os iníquos, nega os Nossos versículos.
Al-'AnkabutÍndice do Alcorão
69Versículo
MecanaRevelation
47Versículo

Tradução — Al-'Ankabut 47

Surata Al-'Ankabut Versículo 47 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E assim te revelamos o Livro. Aqueles a quem concedemos…

Surata Versículo 47/69 — Surata Al-'Ankabut العنكبوت (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-'Ankabut Ouvir, Surata Al-'Ankabut Tradução, Surata Al-'Ankabut mp3, Surata Al-'Ankabut pdf. Versículo 45–49. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas