Al-Imran · 185/200
Tradução Transliteração — Surata Al-Imran
كُلُّ نَفْسٍ ذَائِقَةُ الْمَوْتِ ۗ وَإِنَّمَا تُوَفَّوْنَ أُجُورَكُمْ يَوْمَ الْقِيَامَةِ ۖ فَمَن زُحْزِحَ عَنِ النَّارِ وَأُدْخِلَ الْجَنَّةَ فَقَدْ فَازَ ۗ وَمَا الْحَيَاةُ الدُّنْيَا إِلَّا مَتَاعُ الْغُرُورِ ۝١٨٥
Kulu nafsin zaaa`iqatul mawt; wa innamaa tuwaffawna ujoorakum Yawmal Qiyaamati faman zuhziha `anin Naari waudkhilal Jannata faqad faaz; wa mal hayaatud dunyaaa illaa mataa`ul ghuroor
📖 Em Português
Toda a alma provará o sabor da morte e, no Dia da Ressurreição, sereis recompensado integralmente pelos vossosatos; quem for afastado do fogo infernal e introduzido no Paraíso, triunfará. Que é a vida terrena, senão um prazer ilusório?

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Zuhziha": afastado, removido, distanciado.
  • "Fauza": alcançou a vitória suprema, obteve o sucesso total.
  • "Matã' al-ghurur": prazer ilusório, deleite enganoso que desaparece rapidamente.

Interpretação do versículo:

Toda alma, sem exceção, provará o sabor da morte. Este é um decreto inevitável que atinge todos os seres vivos, e é por meio dele que todas as criaturas retornarão ao seu Senhor para prestação de contas. No Dia do Juízo Final, cada pessoa receberá integralmente a recompensa de suas ações — se boas, com o bem; se más, com o mal — sem que nada seja diminuído ou acrescentado injustamente. Aquele que for afastado do Fogo e introduzido no Paraíso terá alcançado a vitória mais grandiosa: terá obtido todo o bem que almejava e escapado de todo o mal que temia. Quanto à vida terrena, ela não passa de um gozo passageiro e enganoso, que seduz os incautos com suas ilusões, mas desaparece rapidamente, não merecendo, portanto, que o coração se apegue a ela ou que se sacrifique a verdade eterna por seus prazeres efêmeros.

Lições e benefícios extraídos do versículo:

  • A morte é uma realidade inescapável que atinge a todos, o que nos desperta para a importância de preparar-nos para o encontro com Deus enquanto há tempo.
  • A justiça divina é perfeita: nenhuma ação será perdida, e cada um receberá exatamente o que merece no Dia do Juízo.
  • O verdadeiro sucesso não está nas conquistas materiais, mas em escapar do castigo e alcançar o Paraíso — essa é a meta que dá sentido à vida.
  • A vida mundana é passageira e ilusória; quem a compreende não se deixa enganar por seus atrativos, mas investe naquilo que permanece: a fé e as boas obras.
  • Este versículo inspira esperança e motivação, pois mostra que o esforço de cada pessoa tem valor eterno diante de Deus, e que a misericórdia divina é capaz de nos conduzir à vitória suprema.


📜 Versículo 183-187 — Surata Al-Imran

183الَّذِينَ قَالُوا إِنَّ اللَّهَ عَهِدَ إِلَيْنَا أَلَّا نُؤْمِنَ لِرَسُولٍ حَتَّىٰ يَأْتِيَنَا بِقُرْبَانٍ تَأْكُلُهُ النَّارُ ۗ قُلْ قَدْ جَاءَكُمْ رُسُلٌ مِّن قَبْلِي بِالْبَيِّنَاتِ وَبِالَّذِي قُلْتُمْ فَلِمَ قَتَلْتُمُوهُمْ إِن كُنتُمْ صَادِقِينَ
São aqueles que disseram: Deus nos comprometeu a não crermos em nenhum mensageiro, até este nos apresente umaoferenda, que o fogo celestial consumirá. Dize-lhes: Antes de mim, os mensageiros vos apresentaram as evidências etambém o que descreveis. Por que os matastes, então? Respondei, se estiverdes certos.
184فَإِن كَذَّبُوكَ فَقَدْ كُذِّبَ رُسُلٌ مِّن قَبْلِكَ جَاءُوا بِالْبَيِّنَاتِ وَالزُّبُرِ وَالْكِتَابِ الْمُنِيرِ
E se te desmentem, recorda-te de que também foram desmentidos os mensageiros que, antes de ti, apresentaram asevidências, os Salmos e o Livro Luminoso.
185كُلُّ نَفْسٍ ذَائِقَةُ الْمَوْتِ ۗ وَإِنَّمَا تُوَفَّوْنَ أُجُورَكُمْ يَوْمَ الْقِيَامَةِ ۖ فَمَن زُحْزِحَ عَنِ النَّارِ وَأُدْخِلَ الْجَنَّةَ فَقَدْ فَازَ ۗ وَمَا الْحَيَاةُ الدُّنْيَا إِلَّا مَتَاعُ الْغُرُورِ
Toda a alma provará o sabor da morte e, no Dia da Ressurreição, sereis recompensado integralmente pelos vossosatos; quem for afastado do fogo infernal e introduzido no Paraíso, triunfará. Que é a vida terrena, senão um prazer ilusório?
186۞ لَتُبْلَوُنَّ فِي أَمْوَالِكُمْ وَأَنفُسِكُمْ وَلَتَسْمَعُنَّ مِنَ الَّذِينَ أُوتُوا الْكِتَابَ مِن قَبْلِكُمْ وَمِنَ الَّذِينَ أَشْرَكُوا أَذًى كَثِيرًا ۚ وَإِن تَصْبِرُوا وَتَتَّقُوا فَإِنَّ ذَٰلِكَ مِنْ عَزْمِ الْأُمُورِ
Sem dúvida que sereis testados quanto aos vossos bens e pessoas, e também ouvireis muitas blasfêmias daqueles querecebem o Livro antes de vós, e dos idólatras; porém, se perseverardes pacientemente e temerdes a Deus, sabei que isso éum fator determinante, em todos os assuntos.
187وَإِذْ أَخَذَ اللَّهُ مِيثَاقَ الَّذِينَ أُوتُوا الْكِتَابَ لَتُبَيِّنُنَّهُ لِلنَّاسِ وَلَا تَكْتُمُونَهُ فَنَبَذُوهُ وَرَاءَ ظُهُورِهِمْ وَاشْتَرَوْا بِهِ ثَمَنًا قَلِيلًا ۖ فَبِئْسَ مَا يَشْتَرُونَ
Recorda-te de quando Deus obteve a promessa dos adeptos do Livro, (comprometendo-se a) evidenciá-lo (o Livro) aoshomens, e a não ocultá-lo. Mas eles jogaram às costas, negociando-o a vil preço. Que detestável transação a deles!
Al-ImranÍndice do Alcorão
200Versículo
MedinenseRevelation
185Versículo

Tradução — Al-Imran 185

Surata Al-Imran Versículo 185 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Toda a alma provará o sabor da morte e, no…

Surata Versículo 185/200 — Surata Al-Imran آل عمران (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Imran Ouvir, Surata Al-Imran Tradução, Surata Al-Imran mp3, Surata Al-Imran pdf. Versículo 183–187. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas