Al-Imran · 22/200
Tradução Transliteração — Surata Al-Imran
أُولَٰئِكَ الَّذِينَ حَبِطَتْ أَعْمَالُهُمْ فِي الدُّنْيَا وَالْآخِرَةِ وَمَا لَهُم مِّن نَّاصِرِينَ ۝٢٢
Ulaaa`ikal lazeena habitat a`maaluhum fid dunyaa wal Aaakhirati wa maa lahum min naasireen
📖 Em Português
São aqueles cujas obras tornar-se-ão sem efeito, neste mundo e no outro, e não terão socorredores.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Habitat (حبطت): Anuladas, invalidadas, sem valor ou recompensa.
  • A'māluhum (أعمالهم): Suas ações e obras.
  • Nāsirīn (ناصرين): Socorredores, auxiliadores que possam protegê-los ou livrá-los do castigo.

Interpretação da nobre ayat:

Essas pessoas, descritas nos versículos anteriores como aquelas que negam os sinais de Allah, matam os profetas injustamente e matam aqueles que ordenam a justiça, são aquelas cujas obras se anularam e se tornaram inválidas, tanto nesta vida quanto na outra. Isso significa que elas não colherão nenhum benefício de suas ações, pois não as praticaram com fé sincera em Allah e em Seus mensageiros. Seus esforços e boas ações, mesmo que pareçam virtuosas aos olhos das pessoas, não serão aceitas por Allah, pois a condição fundamental para a aceitação é a fé verdadeira. Além disso, não terão quem os socorra ou os defenda do castigo de Allah, nem na vida terrena, quando lhes sobrevier a punição, nem na vida futura, quando forem lançados no fogo. Estão, portanto, privados de toda recompensa e de todo auxílio, entregues à perdição e ao sofrimento eterno.

Lições e benefícios extraídos da ayat:

  1. A fé é a condição essencial para que as boas ações sejam aceitas por Allah; sem ela, nenhuma obra tem valor ou recompensa.
  2. A gravidade de rejeitar os mensageiros de Allah e combater aqueles que ordenam o bem, pois isso leva à anulação completa das obras e à perdição.
  3. A certeza de que ninguém pode socorrer ou proteger uma pessoa do castigo de Allah, o que nos ensina a nos voltarmos somente a Ele em busca de salvação.
  4. O incentivo para que o muçulmano purifique sua fé e se afaste de tudo o que possa anular suas boas ações, como a incredulidade, a hipocrisia e a hostilidade contra a religião de Allah.
  5. A importância de valorizar as bênçãos da fé e da orientação, pois são elas que dão sentido e aceitação a todos os nossos esforços nesta vida.


📜 Versículo 20-24 — Surata Al-Imran

20فَإِنْ حَاجُّوكَ فَقُلْ أَسْلَمْتُ وَجْهِيَ لِلَّهِ وَمَنِ اتَّبَعَنِ ۗ وَقُل لِّلَّذِينَ أُوتُوا الْكِتَابَ وَالْأُمِّيِّينَ أَأَسْلَمْتُمْ ۚ فَإِنْ أَسْلَمُوا فَقَدِ اهْتَدَوا ۖ وَّإِن تَوَلَّوْا فَإِنَّمَا عَلَيْكَ الْبَلَاغُ ۗ وَاللَّهُ بَصِيرٌ بِالْعِبَادِ
E se eles discutirem contigo (ó Mohammad), dize-lhes: Submeto-me a Deus, assim como aqueles que me seguem! Pergunta aos adeptos do Livro e aos iletrados: Tornai-vos-ei muçulmanos? Se se tornarem encaminhar-se-ão; se negarem, sabe que a ti só compete a proclamação da Mensagem. E Deus é observador dos Seus servos.
21إِنَّ الَّذِينَ يَكْفُرُونَ بِآيَاتِ اللَّهِ وَيَقْتُلُونَ النَّبِيِّينَ بِغَيْرِ حَقٍّ وَيَقْتُلُونَ الَّذِينَ يَأْمُرُونَ بِالْقِسْطِ مِنَ النَّاسِ فَبَشِّرْهُم بِعَذَابٍ أَلِيمٍ
Alerta aqueles que negam os versículos de Deus, assassinam iniquamente os profetas e matam os justiceiros, dentre oshomens, de que terão um doloroso castigo.
22أُولَٰئِكَ الَّذِينَ حَبِطَتْ أَعْمَالُهُمْ فِي الدُّنْيَا وَالْآخِرَةِ وَمَا لَهُم مِّن نَّاصِرِينَ
São aqueles cujas obras tornar-se-ão sem efeito, neste mundo e no outro, e não terão socorredores.
23أَلَمْ تَرَ إِلَى الَّذِينَ أُوتُوا نَصِيبًا مِّنَ الْكِتَابِ يُدْعَوْنَ إِلَىٰ كِتَابِ اللَّهِ لِيَحْكُمَ بَيْنَهُمْ ثُمَّ يَتَوَلَّىٰ فَرِيقٌ مِّنْهُمْ وَهُم مُّعْرِضُونَ
Não reparaste nos que foram agraciados com uma parte do Livro, e mesmo quando foram convocados para o Livro deDeus, para servir-lhes de juiz, alguns deles o negaram desdenhosamente?
24ذَٰلِكَ بِأَنَّهُمْ قَالُوا لَن تَمَسَّنَا النَّارُ إِلَّا أَيَّامًا مَّعْدُودَاتٍ ۖ وَغَرَّهُمْ فِي دِينِهِم مَّا كَانُوا يَفْتَرُونَ
E ainda disseram: O fogo infernal não nos atingirá, senão por alguns dias. Suas próprias invenções os enganaram, em suareligião.
Al-ImranÍndice do Alcorão
200Versículo
MedinenseRevelation
22Versículo

Tradução — Al-Imran 22

Surata Al-Imran Versículo 22 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : São aqueles cujas obras tornar-se-ão sem efeito, neste mundo e…

Surata Versículo 22/200 — Surata Al-Imran آل عمران (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Imran Ouvir, Surata Al-Imran Tradução, Surata Al-Imran mp3, Surata Al-Imran pdf. Versículo 20–24. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas