Az-Zumar · 57/75
Tradução Transliteração — Surata Az-Zumar
أَوْ تَقُولَ لَوْ أَنَّ اللَّهَ هَدَانِي لَكُنتُ مِنَ الْمُتَّقِينَ ۝٥٧
Aw taqoola law annal laaha hadaanee lakuntu minal muttaqeen
📖 Em Português
Ou diga: Se Deus me tivesse encaminhado, contar-me-ia entre os tementes!

M Mishary Rashid Alafasy ✓
M Mahmoud Khalil Al-Husary ✓
A Abdurrahman As-Sudais ✓
M Mohamed Siddiq Al-Minshawi ✓
A Abdul Basit Abdul Samad ✓
A Ali Al-Hudhaify ✓
A Ahmed ibn Ali al-Ajamy ✓
A Abu Bakr Ash-Shaatree ✓
M Muhammad Ayyoub ✓
A Abdullah Basfar ✓
A Abdullah Al-Juhani ✓
M Maher Al Muaiqly ✓
0:00
0:00
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Hedānī" (هَدَانِي): Que Deus me guiasse, ou seja, que me concedesse a orientação e o sucesso para o caminho da verdade.
  • "Al-Muttaqīn" (الْمُتَّقِينَ): Os tementes a Deus, aqueles que O obedecem, evitam o que Ele proibiu e se protegem do castigo através da fé e das boas ações.

Interpretação da palavra:

Esta parte do versículo menciona uma das desculpas que o ser humano poderá apresentar no Dia do Juízo, quando a verdade lhe for mostrada e ele perceber a sua perda. Ele dirá: "Se Deus me tivesse guiado, eu teria sido um dos tementes". Ou seja, ele usará o destino e a predestinação como justificativa, alegando que, se Deus o tivesse direcionado e concedido o sucesso, ele teria seguido o caminho da retidão, cumprido as ordens divinas e evitado as proibições. No entanto, esta desculpa não será aceite, pois Deus enviou mensageiros, revelou livros, concedeu a razão e mostrou claramente o caminho do bem e do mal. A orientação divina é concedida a quem a procura com sinceridade e esforço, e a predestinação não é uma justificativa para a negligência, porque o ser humano tem livre-arbítrio e capacidade de escolha.


Lições e benefícios extraídos:

  1. A importância de aproveitar as oportunidades: O versículo alerta que o arrependimento tardio e as desculpas não serão aceites quando o prazo terminar. Devemos aproveitar a vida antes da morte e a saúde antes da doença.
  2. A predestinação não é desculpa para o pecado: Deus concedeu ao ser humano a razão, a vontade e a capacidade de escolha, e enviou orientação clara. Portanto, cada um é responsável pelas suas ações.
  3. A misericórdia de Deus e a Sua orientação: O versículo incentiva o crente a suplicar a Deus que o guie e o ajude a ser dos tementes, reconhecendo que toda a orientação vem d'Ele, e que sem a Sua ajuda ninguém consegue alcançar a retidão.
  4. O valor da piedade (taqwa): Ser dos tementes é o objetivo mais elevado que o crente pode almejar, pois é a chave para a felicidade nesta vida e na próxima, e é a proteção contra o castigo de Deus.
  5. A seriedade do Dia do Juízo: O versículo nos lembra que haverá um dia em que as desculpas não serão úteis, e que devemos nos preparar para ele com boas ações e arrependimento sincero.


📜 Versículo 55-59 — Surata Az-Zumar

55وَاتَّبِعُوا أَحْسَنَ مَا أُنزِلَ إِلَيْكُم مِّن رَّبِّكُم مِّن قَبْلِ أَن يَأْتِيَكُمُ الْعَذَابُ بَغْتَةً وَأَنتُمْ لَا تَشْعُرُونَ
E observai o melhor do que, de vosso Senhor, vos foi revelado, antes que vos açoite o castigo, subitamente, sem operceberdes.
56أَن تَقُولَ نَفْسٌ يَا حَسْرَتَا عَلَىٰ مَا فَرَّطتُ فِي جَنبِ اللَّهِ وَإِن كُنتُ لَمِنَ السَّاخِرِينَ
Antes que qualquer alma diga: Ai de mim por ter-me descuidado (das minhas obrigações) para com Deus, posto que fuium dos escarnecedores!
57أَوْ تَقُولَ لَوْ أَنَّ اللَّهَ هَدَانِي لَكُنتُ مِنَ الْمُتَّقِينَ
Ou diga: Se Deus me tivesse encaminhado, contar-me-ia entre os tementes!
58أَوْ تَقُولَ حِينَ تَرَى الْعَذَابَ لَوْ أَنَّ لِي كَرَّةً فَأَكُونَ مِنَ الْمُحْسِنِينَ
Ou diga, quando vir o castigo: Se pudesse Ter outra chance, seria, então, um dos benfeitores!
59بَلَىٰ قَدْ جَاءَتْكَ آيَاتِي فَكَذَّبْتَ بِهَا وَاسْتَكْبَرْتَ وَكُنتَ مِنَ الْكَافِرِينَ
(Deus lhe replicará): Qual! Já te haviam chegado os meus versículos. Porém, tu os desmentiste e te ensoberbeceste, efoste um dos incrédulos!
Az-ZumarÍndice do Alcorão
75Versículo
MecanaRevelação
57Versículo

Tradução — Az-Zumar 57

Surata Az-Zumar Versículo 57 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Ou diga: Se Deus me tivesse encaminhado, contar-me-ia entre os…

Surata Versículo 57/75 — Surata Az-Zumar الزمر (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Az-Zumar Ouvir, Surata Az-Zumar Tradução, Surata Az-Zumar mp3, Surata Az-Zumar pdf. Versículo 55–59. Em Português: Español.





Alcorão Sagrado


Monday, September 28, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas