Az-Zumar · 58/75
Tradução Transliteração — Surata Az-Zumar
أَوْ تَقُولَ حِينَ تَرَى الْعَذَابَ لَوْ أَنَّ لِي كَرَّةً فَأَكُونَ مِنَ الْمُحْسِنِينَ ۝٥٨
Aw taqoola heena taral `azaaba law anna lee karratan fa akoona minal muhsineen
📖 Em Português
Ou diga, quando vir o castigo: Se pudesse Ter outra chance, seria, então, um dos benfeitores!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • كَرَّةً: um retorno, uma volta à vida terrena.
  • مِنَ الْمُحْسِنِينَ: aqueles que praticam boas ações com sinceridade e obediência a Deus.

Interpretação da palavra de Deus (Exaltado seja):

Nesta passagem, Deus (Glorificado seja) menciona outra desculpa que os incrédulos apresentarão no Dia do Juízo, quando virem o castigo com seus próprios olhos e a realidade se manifestar diante deles. Eles dirão, em estado de extremo arrependimento e desejo: "Quem dera eu tivesse uma segunda chance, um retorno à vida terrena, para que eu pudesse ser um dos que fazem o bem, adorando a Deus com sinceridade e seguindo os mandamentos dos Seus mensageiros." No entanto, esse pedido é em vão, pois o tempo de agir já passou. Esse desejo surge apenas quando veem o castigo iminente, num momento em que o arrependimento não é mais aceito, e a porta do retorno está fechada para sempre.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A importância de aproveitar a vida terrena para praticar boas ações antes que a morte chegue, pois ninguém sabe quando seu tempo terminará.
  2. O arrependimento no momento da visão do castigo não é aceito, pois a aceitação do arrependimento está condicionada a que ele ocorra antes desse momento crítico.
  3. A misericórdia de Deus é imensa, mas a justiça divina também é certa; quem desobedece e persiste no erro será responsabilizado.
  4. O desejo de retornar à vida terrena no Dia do Juízo é um alerta para que aproveitemos cada momento agora, pois não haverá segunda oportunidade.
  5. A verdadeira felicidade está em ser dos "muḥsinīn" (os que fazem o bem), o que nos motiva a buscar a excelência em nossas ações e intenções, aproximando-nos de Deus e de Sua misericórdia.


📜 Versículo 56-60 — Surata Az-Zumar

56أَن تَقُولَ نَفْسٌ يَا حَسْرَتَا عَلَىٰ مَا فَرَّطتُ فِي جَنبِ اللَّهِ وَإِن كُنتُ لَمِنَ السَّاخِرِينَ
Antes que qualquer alma diga: Ai de mim por ter-me descuidado (das minhas obrigações) para com Deus, posto que fuium dos escarnecedores!
57أَوْ تَقُولَ لَوْ أَنَّ اللَّهَ هَدَانِي لَكُنتُ مِنَ الْمُتَّقِينَ
Ou diga: Se Deus me tivesse encaminhado, contar-me-ia entre os tementes!
58أَوْ تَقُولَ حِينَ تَرَى الْعَذَابَ لَوْ أَنَّ لِي كَرَّةً فَأَكُونَ مِنَ الْمُحْسِنِينَ
Ou diga, quando vir o castigo: Se pudesse Ter outra chance, seria, então, um dos benfeitores!
59بَلَىٰ قَدْ جَاءَتْكَ آيَاتِي فَكَذَّبْتَ بِهَا وَاسْتَكْبَرْتَ وَكُنتَ مِنَ الْكَافِرِينَ
(Deus lhe replicará): Qual! Já te haviam chegado os meus versículos. Porém, tu os desmentiste e te ensoberbeceste, efoste um dos incrédulos!
60وَيَوْمَ الْقِيَامَةِ تَرَى الَّذِينَ كَذَبُوا عَلَى اللَّهِ وُجُوهُهُم مُّسْوَدَّةٌ ۚ أَلَيْسَ فِي جَهَنَّمَ مَثْوًى لِّلْمُتَكَبِّرِينَ
E, no Dia da Ressurreição, verás aqueles que mentiram acerca de Deus, com os seus rostos ensombreados. Não há, acaso, no inferno, lugar para os arrogantes?
Az-ZumarÍndice do Alcorão
75Versículo
MecanaRevelation
58Versículo

Tradução — Az-Zumar 58

Surata Az-Zumar Versículo 58 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Ou diga, quando vir o castigo: Se pudesse Ter outra…

Surata Versículo 58/75 — Surata Az-Zumar الزمر (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Az-Zumar Ouvir, Surata Az-Zumar Tradução, Surata Az-Zumar mp3, Surata Az-Zumar pdf. Versículo 56–60. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas