Ash-Shura · 9/53
Tradução Transliteração — Surata Ash-Shura
أَمِ اتَّخَذُوا مِن دُونِهِ أَوْلِيَاءَ ۖ فَاللَّهُ هُوَ الْوَلِيُّ وَهُوَ يُحْيِي الْمَوْتَىٰ وَهُوَ عَلَىٰ كُلِّ شَيْءٍ قَدِيرٌ ۝٩
Amit takhazoo min dooniheee awliyaaa`a fallaahu Huwal Waliyyu wa Huwa yuhyil mawtaa wa Huwa `alaa kulli shai`in Qadeer
📖 Em Português
Como! Adotem protetores, em vez d'Ele? Pois, saibam que Deus é o Protetor e é Quem ressuscita os mortos, porque éOnipotente.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Awliya' (أَوْلِيَاءَ): plural de *wali*, que significa protetor, aliado, aquele que cuida dos assuntos de outro. Aqui refere-se aos ídolos e divindades falsas que os politeístas tomavam como protetores.
  • Al-Wali (الْوَلِيُّ): O Protetor Verdadeiro, Aquele que cuida dos assuntos de Suas criaturas, concede-lhes benefícios e os guia.

Interpretação da Nobre Ayah:

Deus, Glorificado seja, repreende os politeístas por sua tolice, dizendo: "Será que eles tomaram, além de Deus, protetores e aliados que os defendam e intercedam por eles?" A resposta é: sim, eles tomaram ídolos e divindades falsas como protetores, mas isso é um grande engano. Pois Deus é o Único Protetor Verdadeiro, Aquele que cuida de Seus servos crentes, tirando-os das trevas da descrença para a luz da fé, e os auxiliando em todos os seus assuntos. Nenhum outro além d'Ele merece ser adorado ou tomado como aliado.

Em seguida, Deus menciona duas de Suas grandes obras que comprovam Sua soberania absoluta: Ele dá vida aos mortos, ressuscitando-os de seus túmulos para o Dia do Juízo, a fim de recompensar cada um por suas ações; e Ele tem poder sobre todas as coisas — nada Lhe é impossível, nem a criação, nem a ressurreição, nem a recompensa ou o castigo. Se Ele é capaz de dar vida aos mortos, então é certamente capaz de tudo.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A verdadeira proteção pertence somente a Deus: Nenhum ídolo, pessoa ou poder criado pode oferecer verdadeira proteção ou benefício. Quem busca aliados além de Deus está em perda evidente.
  2. A fé em Deus traz segurança: O crente que se coloca sob a proteção de Deus encontra paz e tranquilidade, pois sabe que seu Protetor é o Senhor dos céus e da terra.
  3. O poder de Deus é ilimitado: A ressurreição dos mortos é uma prova clara de que Deus é capaz de tudo. Isso fortalece a fé no Dia do Juízo e nos motiva a preparar-nos para ele com boas ações.
  4. A repreensão à associação de parceiros a Deus (Shirk): A ayah adverte severamente contra tomar outros como protetores além de Deus, pois isso é uma forma de idolatria que anula a fé.
  5. Esperança e motivação para os crentes: Saber que Deus é o Protetor dos fiéis e que Seu poder não tem limites enche o coração de esperança, mesmo diante das dificuldades, e nos incentiva a perseverar na obediência a Ele.


📜 Versículo 7-11 — Surata Ash-Shura

7وَكَذَٰلِكَ أَوْحَيْنَا إِلَيْكَ قُرْآنًا عَرَبِيًّا لِّتُنذِرَ أُمَّ الْقُرَىٰ وَمَنْ حَوْلَهَا وَتُنذِرَ يَوْمَ الْجَمْعِ لَا رَيْبَ فِيهِ ۚ فَرِيقٌ فِي الْجَنَّةِ وَفَرِيقٌ فِي السَّعِيرِ
E assim te revelamos um Alcorão árabe para que admoestes a Mãe das Metrópoles e tudo ao seu redor, admoesta-os, portanto, quanto ao dia indubitável do comparecimento, em que uma parte (da humanidade) estará no Paraíso e outra notártaro.
8وَلَوْ شَاءَ اللَّهُ لَجَعَلَهُمْ أُمَّةً وَاحِدَةً وَلَٰكِن يُدْخِلُ مَن يَشَاءُ فِي رَحْمَتِهِ ۚ وَالظَّالِمُونَ مَا لَهُم مِّن وَلِيٍّ وَلَا نَصِيرٍ
Se Deus quisesse, tê-los-ia (os humanos) constituído em uma só nação, porque acolhe em Sua misericórdia quem Lhesapraz. Quando aos iníquos, não terão protetor, nem socorredor.
9أَمِ اتَّخَذُوا مِن دُونِهِ أَوْلِيَاءَ ۖ فَاللَّهُ هُوَ الْوَلِيُّ وَهُوَ يُحْيِي الْمَوْتَىٰ وَهُوَ عَلَىٰ كُلِّ شَيْءٍ قَدِيرٌ
Como! Adotem protetores, em vez d'Ele? Pois, saibam que Deus é o Protetor e é Quem ressuscita os mortos, porque éOnipotente.
10وَمَا اخْتَلَفْتُمْ فِيهِ مِن شَيْءٍ فَحُكْمُهُ إِلَى اللَّهِ ۚ ذَٰلِكُمُ اللَّهُ رَبِّي عَلَيْهِ تَوَكَّلْتُ وَإِلَيْهِ أُنِيبُ
E seja qual for a causa da vossa divergência, a decisão só a Deus compete. Tal é Deus, meu Senhor! A Ele meencomendo e a Ele retornarei contrito.
11فَاطِرُ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ ۚ جَعَلَ لَكُم مِّنْ أَنفُسِكُمْ أَزْوَاجًا وَمِنَ الْأَنْعَامِ أَزْوَاجًا ۖ يَذْرَؤُكُمْ فِيهِ ۚ لَيْسَ كَمِثْلِهِ شَيْءٌ ۖ وَهُوَ السَّمِيعُ الْبَصِيرُ
É o Originador dos céus e da terra, (foi) Quem vos criou esposas, de vossas espécies, assim como pares de todos osanimais. Por esse meio vos multiplica. Nada se assemelha a Ele, e é o Oniouvinte, o Onividente.
Ash-ShuraÍndice do Alcorão
53Versículo
MecanaRevelation
9Versículo

Tradução — Ash-Shura 9

Surata Ash-Shura Versículo 9 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Como! Adotem protetores, em vez d'Ele? Pois, saibam que Deus…

Surata Versículo 9/53 — Surata Ash-Shura الشورى (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ash-Shura Ouvir, Surata Ash-Shura Tradução, Surata Ash-Shura mp3, Surata Ash-Shura pdf. Versículo 7–11. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas