Muhammad · 24/38
Tradução Transliteração — Surata Muhammad
أَفَلَا يَتَدَبَّرُونَ الْقُرْآنَ أَمْ عَلَىٰ قُلُوبٍ أَقْفَالُهَا ۝٢٤
Afalaa yatadabbaroonal Qur-aana am `alaa quloobin aqfaaluhaa
📖 Em Português
Não meditam, acaso, no Alcorão, ou que seus corações são insensíveis?

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • يَتَدَبَّرُونَ: refletir profundamente, ponderar sobre o significado e o propósito das palavras.
  • أَمْ: aqui significa "ou melhor" / "pelo contrário", indicando uma mudança para uma afirmação mais forte.
  • أَقْفَالُهَا: fechaduras ou cadeados que selam completamente.

Interpretação da palavra:

Deus Altíssimo questiona com reprovação: Será que esses que se desviam da verdade não refletem sobre o Alcorão, ponderando sobre suas exortações e provas? Se o fizessem, ele os guiaria a todo o bem e os afastaria de todo o mal. Mas a realidade é que seus corações estão selados com fechaduras que os impedem de compreender a orientação, pois estão endurecidos pela descrença e pela arrogância. Essas fechaduras os privam de alcançar as advertências e de se beneficiar das lembranças, tornando inútil qualquer chamado à verdade.

Lições extraídas:

  1. O Alcorão é um livro de reflexão e meditação, não apenas de recitação; cada versículo contém luz que guia aqueles que o ponderam.
  2. A falta de reflexão sobre o Alcorão é um sinal de dureza no coração, e o coração selado é uma consequência da persistência no pecado e na rejeição da verdade.
  3. O Islam incentiva o uso da razão e do intelecto para compreender a revelação, pois a fé verdadeira nasce da convicção consciente, não da cegueira.
  4. A misericórdia de Deus é imensa: Ele nos alerta sobre os selos dos corações para que nos apressemos em removê-los através do arrependimento e da busca sincera pela orientação, antes que seja tarde demais.


📜 Versículo 22-26 — Surata Muhammad

22فَهَلْ عَسَيْتُمْ إِن تَوَلَّيْتُمْ أَن تُفْسِدُوا فِي الْأَرْضِ وَتُقَطِّعُوا أَرْحَامَكُمْ
É possível que causeis corrupção na terra e que rompais os vínculos consangüíneos, quando assumirdes o comando.
23أُولَٰئِكَ الَّذِينَ لَعَنَهُمُ اللَّهُ فَأَصَمَّهُمْ وَأَعْمَىٰ أَبْصَارَهُمْ
Tais são aqueles que Deus amaldiçoou, ensurdecendo-os e cegando-lhes as vistas.
24أَفَلَا يَتَدَبَّرُونَ الْقُرْآنَ أَمْ عَلَىٰ قُلُوبٍ أَقْفَالُهَا
Não meditam, acaso, no Alcorão, ou que seus corações são insensíveis?
25إِنَّ الَّذِينَ ارْتَدُّوا عَلَىٰ أَدْبَارِهِم مِّن بَعْدِ مَا تَبَيَّنَ لَهُمُ الْهُدَى ۙ الشَّيْطَانُ سَوَّلَ لَهُمْ وَأَمْلَىٰ لَهُمْ
Certamente, aqueles que renunciaram à fé, depois de lhes haver sido evidenciada a orientação, foram seduzidos e lhesfoi dada esperança pelo demônio.
26ذَٰلِكَ بِأَنَّهُمْ قَالُوا لِلَّذِينَ كَرِهُوا مَا نَزَّلَ اللَّهُ سَنُطِيعُكُمْ فِي بَعْضِ الْأَمْرِ ۖ وَاللَّهُ يَعْلَمُ إِسْرَارَهُمْ
Isso, porque disseram àqueles que recusaram o que Deus revelou: Obedecer-vos-emos em certas coisas! Porém, Deusconhece os seus segredos.
MuhammadÍndice do Alcorão
38Versículo
MedinenseRevelation
24Versículo

Tradução — Muhammad 24

Surata Muhammad Versículo 24 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Não meditam, acaso, no Alcorão, ou que seus corações são…

Surata Versículo 24/38 — Surata Muhammad محمد (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Muhammad Ouvir, Surata Muhammad Tradução, Surata Muhammad mp3, Surata Muhammad pdf. Versículo 22–26. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas