Al-Qiyama · 28/40
Tradução Transliteração — Surata Al-Qiyama
وَظَنَّ أَنَّهُ الْفِرَاقُ ۝٢٨
Wa zanna annahul firaaq
📖 Em Português
E concluirá que chegou o momento da separação;

M Mishary Rashid Alafasy ✓
M Mahmoud Khalil Al-Husary ✓
A Abdurrahman As-Sudais ✓
M Mohamed Siddiq Al-Minshawi ✓
A Abdul Basit Abdul Samad ✓
A Ali Al-Hudhaify ✓
A Ahmed ibn Ali al-Ajamy ✓
A Abu Bakr Ash-Shaatree ✓
M Muhammad Ayyoub ✓
A Abdullah Basfar ✓
A Abdullah Al-Juhani ✓
M Maher Al Muaiqly ✓
0:00
0:00
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • وَظَنَّ: aqui, significa "ter certeza", "estar convicto", e não mera suposição.
  • أَنَّهُ الْفِرَاقُ: que esta é a separação — ou seja, a partida definitiva desta vida terrena.

Interpretação da passagem:

Quando a alma do moribundo atinge a garganta e ele presencia os anjos da morte, e os presentes perguntam se há alguém que possa curá-lo ou salvá-lo daquela situação, nesse momento o agonizante tem a plena convicção de que chegou o fim. Ele já não tem dúvidas de que esta é a separação definitiva do mundo, dos bens, da família e de tudo o que conhecia. A realidade da morte se torna clara diante de seus olhos, e ele percebe que não há retorno nem escapatória. É o instante em que as dificuldades do fim da vida terrena se encontram com as dificuldades do início da vida eterna, e o destino de cada ser humano será decidido: para o Paraíso ou para o Fogo.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  • A certeza da morte é uma verdade inegável que alcança todo ser vivo, e lembrar desse momento faz o crente se preparar para ele.
  • O ser humano não deve se iludir com a vida terrena, pois ela é passageira e todo prazer nela terá um fim.
  • A convicção da separação deste mundo deve motivar o crente a praticar boas ações e a buscar o contentamento de Deus, para que sua partida seja para o Paraíso.
  • A morte não é o fim absoluto, mas sim uma porta para uma vida eterna, onde cada um colherá o que plantou nesta vida.


📜 Versículo 26-30 — Surata Al-Qiyama

26كَلَّا إِذَا بَلَغَتِ التَّرَاقِيَ
Sim! Quando a alma lhe subir à garganta,
27وَقِيلَ مَنْ ۜ رَاقٍ
E for dito: Haverá, acaso, algum exorcista (que te livre disto)?
28وَظَنَّ أَنَّهُ الْفِرَاقُ
E concluirá que chegou o momento da separação;
29وَالْتَفَّتِ السَّاقُ بِالسَّاقِ
E juntará uma perna à outra.
30إِلَىٰ رَبِّكَ يَوْمَئِذٍ الْمَسَاقُ
Nesse dia, será levado ao teu Senhor,
Al-QiyamaÍndice do Alcorão
40Versículo
MecanaRevelação
28Versículo

Tradução — Al-Qiyama 28

Surata Al-Qiyama Versículo 28 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E concluirá que chegou o momento da separação;

Surata Versículo 28/40 — Surata Al-Qiyama القيامة (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Qiyama Ouvir, Surata Al-Qiyama Tradução, Surata Al-Qiyama mp3, Surata Al-Qiyama pdf. Versículo 26–30. Em Português: Español.





Alcorão Sagrado


Monday, September 28, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas