An-Nahl · 23/128
Tradução Transliteração — Surata An-Nahl
لَا جَرَمَ أَنَّ اللَّهَ يَعْلَمُ مَا يُسِرُّونَ وَمَا يُعْلِنُونَ ۚ إِنَّهُ لَا يُحِبُّ الْمُسْتَكْبِرِينَ ۝٢٣
Laa jarama annal laaha ya`lamu maa yusirrona wa ma yu`linoon; innahoo laa yuhibbul mustakbireen
📖 Em Português
Indubitavelmente Deus conhece tanto o que ocultam, como o que manifestam. Ele não aprecia os ensoberbecidos.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Lā jarama: significa "em verdade", "certamente" — uma expressão que afirma enfaticamente o que vem a seguir.
  • Yusirrūn: aquilo que ocultam, escondem em seus corações e intenções.
  • Yuʿlinūn: aquilo que manifestam e tornam público, em palavras e ações.
  • Al-Mustakbirīn: os arrogantes, aqueles que se enchem de soberba e se recusam a se submeter a Allah e a adorá-Lo.

Interpretação da nobre ayat:

Em verdade, Allah — Glorificado seja — conhece perfeitamente tudo o que essas pessoas ocultam em seus corações, como crenças falsas, más intenções e planos secretos, e também conhece tudo o que elas manifestam abertamente, seja em palavras ou ações. Nada Lhe escapa, nem o mais íntimo dos segredos nem o mais público dos atos. E, por Sua justiça infalível, Ele os recompensará por tudo o que fizeram, sem que nada se perca de Seu conhecimento. Ele, exaltado seja, não ama os arrogantes que se ensoberbecem diante de Sua adoração e se recusam a se submeter a Ele com humildade; antes, Ele os abomina e os repudia com intensa aversão, e isso se aplica a todo aquele que demonstra arrogância, seja incrédulo ou mesmo alguém que se diz crente, pois a soberba é uma qualidade odiosa que afasta o servo da misericórdia divina.

Lições e benefícios extraídos da ayat:

  1. O conhecimento de Allah é absoluto e abrangente: Ele sabe o que está escondido nos corações e o que é revelado aos olhos, e nada passa despercebido a Ele. Essa certeza enche o crente de temor e vigilância, pois sabe que está sempre diante de seu Senhor.
  2. A recompensa e o castigo são certos: quem age com hipocrisia ou arrogância não escapará da justiça divina, ainda que pense que seus segredos estão protegidos.
  3. A arrogância é uma porta para a perdição: Allah não ama os soberbos, e o Seu desagrado é uma advertência severa para que o muçulmano se purifique do orgulho e se revista de humildade, pois a humildade é a chave para a proximidade de Allah e para o amor divino.
  4. Esta ayat ensina que a verdadeira fé não é apenas externa, mas deve brotar de um coração sincero e submisso, pois Allah olha para o interior antes do exterior, e a sinceridade na adoração é o que Ele mais valoriza.


📜 Versículo 21-25 — Surata An-Nahl

21أَمْوَاتٌ غَيْرُ أَحْيَاءٍ ۖ وَمَا يَشْعُرُونَ أَيَّانَ يُبْعَثُونَ
São mortos, sem vida, e ignoram quando serão ressuscitados.
22إِلَٰهُكُمْ إِلَٰهٌ وَاحِدٌ ۚ فَالَّذِينَ لَا يُؤْمِنُونَ بِالْآخِرَةِ قُلُوبُهُم مُّنكِرَةٌ وَهُم مُّسْتَكْبِرُونَ
Vosso Deus é um Deus Único! Porém, quanto àqueles que não crêem na outra vida, os seus corações se negam (aentendê-lo) e estão ensoberbecidos.
23لَا جَرَمَ أَنَّ اللَّهَ يَعْلَمُ مَا يُسِرُّونَ وَمَا يُعْلِنُونَ ۚ إِنَّهُ لَا يُحِبُّ الْمُسْتَكْبِرِينَ
Indubitavelmente Deus conhece tanto o que ocultam, como o que manifestam. Ele não aprecia os ensoberbecidos.
24وَإِذَا قِيلَ لَهُم مَّاذَا أَنزَلَ رَبُّكُمْ ۙ قَالُوا أَسَاطِيرُ الْأَوَّلِينَ
E quando lhes é dito: Que é que o vosso Senhor tem revelado? Dizem: As fábulas dos primitivos.
25لِيَحْمِلُوا أَوْزَارَهُمْ كَامِلَةً يَوْمَ الْقِيَامَةِ ۙ وَمِنْ أَوْزَارِ الَّذِينَ يُضِلُّونَهُم بِغَيْرِ عِلْمٍ ۗ أَلَا سَاءَ مَا يَزِرُونَ
Carregarão com todos os seus pecados no Dia da Ressurreição, e com parte dos pecados daqueles que, nesciamente, eles desviaram. Que péssimo é o que carregarão!
An-NahlÍndice do Alcorão
128Versículo
MecanaRevelation
23Versículo

Tradução — An-Nahl 23

Surata An-Nahl Versículo 23 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Indubitavelmente Deus conhece tanto o que ocultam, como o que…

Surata Versículo 23/128 — Surata An-Nahl النحل (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata An-Nahl Ouvir, Surata An-Nahl Tradução, Surata An-Nahl mp3, Surata An-Nahl pdf. Versículo 21–25. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas