Al-Isra · 95/111
Tradução Transliteração — Surata Al-Isra
قُل لَّوْ كَانَ فِي الْأَرْضِ مَلَائِكَةٌ يَمْشُونَ مُطْمَئِنِّينَ لَنَزَّلْنَا عَلَيْهِم مِّنَ السَّمَاءِ مَلَكًا رَّسُولًا ۝٩٥
Qul law kaana fil ardi malaaa `ikatuny yamshoona mutma`inneena lanazzalnaa `alaihim minas samaaa`i malakar Rasoolaa
📖 Em Português
Responde-lhes: Se na terra houvesse anjos, que caminhassem tranqüilos, Ter-lhes-íamos enviado do céu um anjo pormensageiro.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • مُطْمَئِنِّينَ: tranquilos, estabelecidos e estáveis, vivendo na terra como seus habitantes naturais.

Interpretação da Aya:

Ó Mensageiro, responde àqueles que negam que um ser humano possa ser enviado como profeta, dizendo: "Se houvesse na terra anjos que andassem e habitassem nela com tranquilidade e estabilidade, como vocês fazem, então teríamos enviado a eles um anjo como mensageiro, vindo do céu, da mesma natureza deles." Isso porque a sabedoria divina exige que o mensageiro enviado a um povo seja da mesma espécie desse povo, para que possam conversar com ele, compreender sua linguagem e aceitar sua mensagem com mais facilidade. O coração humano tende a se aproximar daqueles que são semelhantes a ele, e não daqueles que são diferentes. Portanto, já que vocês são seres humanos que vivem na terra, é perfeitamente adequado que o mensageiro enviado a vocês seja um ser humano como vocês, para que possam aprender dele e seguir seu exemplo.

Lições e Benefícios:

  1. A sabedoria de Deus na escolha dos mensageiros: Ele envia a cada povo um mensageiro da mesma espécie, para que a comunicação seja clara e o exemplo seja seguido.
  2. A misericórdia divina em facilitar a compreensão da mensagem: Deus não sobrecarrega ninguém com aquilo que não pode entender ou alcançar.
  3. A importância da semelhança entre o mensageiro e seu povo para a aceitação da mensagem, pois isso gera confiança e proximidade.
  4. A refutação das desculpas dos incrédulos: se Deus não enviou anjos como mensageiros aos humanos, é porque isso não seria adequado à natureza humana, e não por incapacidade divina.
  5. A grandeza do Islam em afirmar que todos os profetas foram humanos, para que suas vidas sejam um modelo prático acessível a todos, em todos os aspectos da vida.


📜 Versículo 93-97 — Surata Al-Isra

93أَوْ يَكُونَ لَكَ بَيْتٌ مِّن زُخْرُفٍ أَوْ تَرْقَىٰ فِي السَّمَاءِ وَلَن نُّؤْمِنَ لِرُقِيِّكَ حَتَّىٰ تُنَزِّلَ عَلَيْنَا كِتَابًا نَّقْرَؤُهُ ۗ قُلْ سُبْحَانَ رَبِّي هَلْ كُنتُ إِلَّا بَشَرًا رَّسُولًا
Ou que possuas uma casa adornada com ouro, ou que escales o céus, pois jamais creremos na tua ascensão, até que nosapresentes um livro que possamos ler. Dize-lhes: Glorificado seja o meu Senhor! Sou, porventura, algo mais do que umMensageiro humano?
94وَمَا مَنَعَ النَّاسَ أَن يُؤْمِنُوا إِذْ جَاءَهُمُ الْهُدَىٰ إِلَّا أَن قَالُوا أَبَعَثَ اللَّهُ بَشَرًا رَّسُولًا
Que foi que impediu os humanos de crerem, quando lhes chegou a orientação? Disseram: Acaso, Deus teria enviado porMensageiro um mortal?
95قُل لَّوْ كَانَ فِي الْأَرْضِ مَلَائِكَةٌ يَمْشُونَ مُطْمَئِنِّينَ لَنَزَّلْنَا عَلَيْهِم مِّنَ السَّمَاءِ مَلَكًا رَّسُولًا
Responde-lhes: Se na terra houvesse anjos, que caminhassem tranqüilos, Ter-lhes-íamos enviado do céu um anjo pormensageiro.
96قُلْ كَفَىٰ بِاللَّهِ شَهِيدًا بَيْنِي وَبَيْنَكُمْ ۚ إِنَّهُ كَانَ بِعِبَادِهِ خَبِيرًا بَصِيرًا
Dize-lhes: Basta-me Deus por Testemunha, entre vós e mim, porque Ele está bem inteirado de Seus servos e éOnividente.
97وَمَن يَهْدِ اللَّهُ فَهُوَ الْمُهْتَدِ ۖ وَمَن يُضْلِلْ فَلَن تَجِدَ لَهُمْ أَوْلِيَاءَ مِن دُونِهِ ۖ وَنَحْشُرُهُمْ يَوْمَ الْقِيَامَةِ عَلَىٰ وُجُوهِهِمْ عُمْيًا وَبُكْمًا وَصُمًّا ۖ مَّأْوَاهُمْ جَهَنَّمُ ۖ كُلَّمَا خَبَتْ زِدْنَاهُمْ سَعِيرًا
Aquele que Deus encaminhar estará bem encaminhado; e àqueles que deixar que se extraviem, jamais lhes encontrarásprotetor, em vez d'Ele. No Dia da Ressurreição os congregaremos, prostrados sobre os seus rostos, cegos, surdos e mudos; oinferno será a sua morada e, toda a vez que se extinguir a sua chama, avivá-la-emos.
Al-IsraÍndice do Alcorão
111Versículo
MecanaRevelation
95Versículo

Tradução — Al-Isra 95

Surata Al-Isra Versículo 95 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Responde-lhes: Se na terra houvesse anjos, que caminhassem tranqüilos, Ter-lhes-íamos…

Surata Versículo 95/111 — Surata Al-Isra الإسراء (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Isra Ouvir, Surata Al-Isra Tradução, Surata Al-Isra mp3, Surata Al-Isra pdf. Versículo 93–97. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas