Saba · 17/54
Tradução Transliteração — Surata Saba
ذَٰلِكَ جَزَيْنَاهُم بِمَا كَفَرُوا ۖ وَهَلْ نُجَازِي إِلَّا الْكَفُورَ ۝١٧
Zaalika jazainaahum bimaa kafaroo wa hal nujaazeee illal kafoor
📖 Em Português
Assim os castigamos, por sua ingratidão. Temos castigado, acaso, alguém, além do ingrato?

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Dhalika" (ذَٰلِكَ): refere-se ao castigo e à troca das bênçãos por punição.
  • "Jazaynahum" (جَزَيْنَاهُمْ): Nós os recompensamos ou punimos.
  • "Bima kafaru" (بِمَا كَفَرُوا): por causa da sua ingratidão e negação das bênçãos.
  • "Al-Kafur" (الْكَفُور): aquele que é excessivamente ingrato e nega as bênçãos de forma exagerada.

Interpretação da Nobre Ayah:

Este castigo que lhes foi enviado — a destruição das suas terras férteis e a substituição das suas duas hortas prósperas por árvores amargas e espinhosas, com poucos frutos — foi a retribuição exata pela sua ingratidão. Eles abandonaram a obediência a Allah, rejeitaram os Seus mensageiros e não agradeceram as imensas bênçãos que lhes foram concedidas. Por isso, a sua punição foi proporcional à sua negação.

Allah pergunta retoricamente: "E quem é punido com um castigo tão severo senão aquele que é excessivamente ingrato?" — ou seja, aquele que insiste na descrença, rejeita as dádivas divinas e persiste na rebeldia, merece tal consequência. A pergunta aqui tem caráter de afirmação: ninguém além do ingrato obstinado recebe esse tipo de punição. Isso mostra a justiça divina: a recompensa e o castigo são proporcionais às ações.


Lições e benefícios extraídos da Ayah:

  1. A ingratidão às bênçãos de Allah é uma das maiores causas da perdição — quem não reconhece as dádivas divinas e as usa para desobedecer, perde-as e é substituído por provações.
  2. A justiça de Allah é perfeita — Ele não pune ninguém injustamente; o castigo vem apenas como consequência das más ações.
  3. O castigo divino não atinge senão aqueles que merecem — a misericórdia de Allah é vasta, mas a Sua justiça também é firme contra os ingratos obstinados.
  4. O agradecimento é uma forma de preservar as bênçãos — quando o ser humano agradece a Allah, as bênçãos permanecem e aumentam; quando nega, elas desaparecem.
  5. Este versículo ensina-nos a refletir sobre a nossa própria vida — devemos examinar como tratamos as bênçãos de Allah e nos apressar em agradecer-Lhe antes que as percamos.
  6. A troca de bênçãos por punição é um aviso para todos os povos — a história do povo de Sabá é uma lição eterna para a humanidade sobre a importância da gratidão e da obediência.


📜 Versículo 15-19 — Surata Saba

15لَقَدْ كَانَ لِسَبَإٍ فِي مَسْكَنِهِمْ آيَةٌ ۖ جَنَّتَانِ عَن يَمِينٍ وَشِمَالٍ ۖ كُلُوا مِن رِّزْقِ رَبِّكُمْ وَاشْكُرُوا لَهُ ۚ بَلْدَةٌ طَيِّبَةٌ وَرَبٌّ غَفُورٌ
Os habitantes de Sabá tinham, em sua cidade, um sinal: duas espécies de jardins, à direita e à esquerda. (Foi-lhes dito): Desfrutai de graça de vosso Senhor e agradecei-Lhe. Tendes terra fértil e um Senhor Indulgentíssimo.
16فَأَعْرَضُوا فَأَرْسَلْنَا عَلَيْهِمْ سَيْلَ الْعَرِمِ وَبَدَّلْنَاهُم بِجَنَّتَيْهِمْ جَنَّتَيْنِ ذَوَاتَيْ أُكُلٍ خَمْطٍ وَأَثْلٍ وَشَيْءٍ مِّن سِدْرٍ قَلِيلٍ
Porém, desencaminharam-se. Então, desencadeamos sobre eles a inundação provinda dos diques, e substituímos seusjardins por outro cujos frutos eram amargos, e tamargueiras, e possuíam alguns lotos.
17ذَٰلِكَ جَزَيْنَاهُم بِمَا كَفَرُوا ۖ وَهَلْ نُجَازِي إِلَّا الْكَفُورَ
Assim os castigamos, por sua ingratidão. Temos castigado, acaso, alguém, além do ingrato?
18وَجَعَلْنَا بَيْنَهُمْ وَبَيْنَ الْقُرَى الَّتِي بَارَكْنَا فِيهَا قُرًى ظَاهِرَةً وَقَدَّرْنَا فِيهَا السَّيْرَ ۖ سِيرُوا فِيهَا لَيَالِيَ وَأَيَّامًا آمِنِينَ
E estabelecemos, entre eles, e as cidades que havíamos bendito, cidades proeminentes, e lhes apontamos estágios deviagem, (dizendo-lhes): Viajai por aí em segurança, durante o dia e à noite!
19فَقَالُوا رَبَّنَا بَاعِدْ بَيْنَ أَسْفَارِنَا وَظَلَمُوا أَنفُسَهُمْ فَجَعَلْنَاهُمْ أَحَادِيثَ وَمَزَّقْنَاهُمْ كُلَّ مُمَزَّقٍ ۚ إِنَّ فِي ذَٰلِكَ لَآيَاتٍ لِّكُلِّ صَبَّارٍ شَكُورٍ
Porém, disseram: Ó Senhor nosso, prolonga a distância entre os nossos estágios de viagem! E se condenaram. Então osconvertemos em lenta (a ser marrada) para os povos e os dispersamos por todas as partes. Nisto há sinais para todo operseverante, agradecido.
SabaÍndice do Alcorão
54Versículo
MecanaRevelation
17Versículo

Tradução — Saba 17

Surata Saba Versículo 17 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Assim os castigamos, por sua ingratidão. Temos castigado, acaso, alguém,…

Surata Versículo 17/54 — Surata Saba سبأ (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Saba Ouvir, Surata Saba Tradução, Surata Saba mp3, Surata Saba pdf. Versículo 15–19. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas