Ya-Sin · 52/83
Tradução Transliteração — Surata Ya-Sin
قَالُوا يَا وَيْلَنَا مَن بَعَثَنَا مِن مَّرْقَدِنَا ۜ ۗ هَٰذَا مَا وَعَدَ الرَّحْمَٰنُ وَصَدَقَ الْمُرْسَلُونَ ۝٥٢
Qaaloo yaa wailanaa mam ba`asanaa mim marqadinaa; haaza maa wa`adar Rahmanu wa sadaqal mursaloon
📖 Em Português
Dirão: Ai de nós! Quem nos despertou do nosso repouso? (Ser-lhes-á respondido): Isto foi o que prometeu o Clemente, eos mensageiros disseram a verdade.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Marqadina: nosso lugar de descanso, ou seja, nossos túmulos.
  • Ya wailana: expressão de lamento e dor, significando "Ai de nós!" ou "Que desgraça a nossa!"

Interpretação da passagem:

Neste versículo, Deus relata o estado dos incrédulos que negavam a ressurreição. Ao serem despertados de seus túmulos no Dia do Juízo, eles exclamam, tomados pelo remorso e pelo espanto: "Ai de nós! Quem nos despertou de nosso sono?" — referindo-se aos túmulos como um lugar de descanso, pois a vida terrena, com suas ilusões, parecia-lhes um breve repouso diante da realidade avassaladora que agora se apresenta.

A resposta lhes é dada, seja por Deus ou pelos anjos, ou mesmo por eles próprios ao reconhecerem a verdade: "Isto é o que o Misericordioso prometeu, e os mensageiros disseram a verdade." Ou seja, aquilo que veem agora — a ressurreição, o juízo e a recompensa ou castigo — é exatamente o que o Senhor, o Misericordioso, havia anunciado através de Seus profetas. Os mensageiros foram verazes em tudo o que transmitiram, e agora a realidade confirma suas palavras, embora essa confirmação já não lhes traga benefício algum, pois o tempo do arrependimento passou.

Alguns sábios mencionam que a segunda parte do versículo — "Isto é o que o Misericordioso prometeu, e os mensageiros disseram a verdade" — pode ser a fala dos crentes, que respondem aos incrédulos, afirmando a veracidade da promessa divina. Outros entendem que são os próprios incrédulos que, ao contemplarem a cena, reconhecem a verdade, mas um reconhecimento que não lhes aproveita, pois já estão diante do castigo.


Lições e benefícios extraídos do versículo:

  1. A ressurreição é uma verdade incontestável: Este versículo confirma que o Dia do Juízo ocorrerá, e todos serão despertados de seus túmulos para prestar contas. Nenhum poder humano pode evitar esse momento.
  2. O remorso tardio não aproveita: Os incrédulos reconhecem a verdade somente quando já é tarde demais. Isso ensina ao crente a importância de se apressar ao arrependimento e à obediência ainda na vida terrena.
  3. A veracidade dos mensageiros: Todos os profetas e mensageiros de Deus transmitiram a mesma mensagem fundamental: a existência de um só Deus, a ressurreição e a recompensa das ações. A confirmação dessa verdade no Dia do Juízo evidencia a honestidade e a fidelidade deles em sua missão.
  4. A misericórdia divina está presente até no aviso: Deus, ao enviar mensageiros e revelar livros, concedeu à humanidade a oportunidade de se preparar para esse dia. Isso reflete Sua misericórdia, pois não deixou ninguém sem orientação.
  5. A vida terrena é passageira: A descrição dos túmulos como "lugar de descanso" lembra que a vida mundana é breve e ilusória, e que a verdadeira vida é a que vem após a morte. Isso motiva o crente a valorizar cada momento e a investir em boas ações.


📜 Versículo 50-54 — Surata Ya-Sin

50فَلَا يَسْتَطِيعُونَ تَوْصِيَةً وَلَا إِلَىٰ أَهْلِهِمْ يَرْجِعُونَ
E não terão oportunidade de deixar testamento, nem de voltar aos seus.
51وَنُفِخَ فِي الصُّورِ فَإِذَا هُم مِّنَ الْأَجْدَاثِ إِلَىٰ رَبِّهِمْ يَنسِلُونَ
E a trombeta será soada, e ei-los que sairão dos seus sepulcros e se apressarão para o seu Senhor.
52قَالُوا يَا وَيْلَنَا مَن بَعَثَنَا مِن مَّرْقَدِنَا ۜ ۗ هَٰذَا مَا وَعَدَ الرَّحْمَٰنُ وَصَدَقَ الْمُرْسَلُونَ
Dirão: Ai de nós! Quem nos despertou do nosso repouso? (Ser-lhes-á respondido): Isto foi o que prometeu o Clemente, eos mensageiros disseram a verdade.
53إِن كَانَتْ إِلَّا صَيْحَةً وَاحِدَةً فَإِذَا هُمْ جَمِيعٌ لَّدَيْنَا مُحْضَرُونَ
Bastará um só toque (de trombeta), e eis que todos comparecerão ante Nós!
54فَالْيَوْمَ لَا تُظْلَمُ نَفْسٌ شَيْئًا وَلَا تُجْزَوْنَ إِلَّا مَا كُنتُمْ تَعْمَلُونَ
Hoje nenhuma alma será defraudada, nem sereis retribuídos, senão pelo que houverdes feito.
Ya-SinÍndice do Alcorão
83Versículo
MecanaRevelation
52Versículo

Tradução — Ya-Sin 52

Surata Ya-Sin Versículo 52 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Dirão: Ai de nós! Quem nos despertou do nosso repouso?…

Surata Versículo 52/83 — Surata Ya-Sin يس (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ya-Sin Ouvir, Surata Ya-Sin Tradução, Surata Ya-Sin mp3, Surata Ya-Sin pdf. Versículo 50–54. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas