Ghafir · 84/85
Tradução Transliteração — Surata Ghafir
فَلَمَّا رَأَوْا بَأْسَنَا قَالُوا آمَنَّا بِاللَّهِ وَحْدَهُ وَكَفَرْنَا بِمَا كُنَّا بِهِ مُشْرِكِينَ ۝٨٤
Falammaa ra aw baasanaa qaalooo aamannaa billaahi wahdahoo wa kafarnaa bimaa kunnaa bihee mushrikeen
📖 Em Português
E quando presenciaram o Nosso castigo, disseram: Cremos em Deus, o Único, e renegamos os parceiros que Lheatribuíamos.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • بَأْسَنَا: Nosso castigo severo e nossa punição.
  • كَفَرْنَا: Negamos e rejeitamos.
  • مُشْرِكِينَ: Aqueles que associam parceiros a Deus na adoração.

Interpretação da passagem:

Quando esses incrédulos viram a chegada do nosso castigo e a manifestação da nossa severidade, no momento em que a fé e a confissão não lhes trariam mais benefício algum, disseram: "Acreditamos em Deus, somente nEle, e rejeitamos tudo aquilo que costumávamos adorar junto a Ele, como ídolos e falsas divindades." Eles se desvincularam publicamente de todas as formas de associação que praticavam contra a unicidade de Deus, reconhecendo a verdade tarde demais, quando o arrependimento não é mais aceito e a porta da misericórdia já se fechou para eles.

Lições e benefícios extraídos:

  1. O arrependimento e a fé só são aceitos por Deus quando vêm antes da chegada do castigo; quando o castigo se manifesta, a confissão não tem valor.
  2. A gravidade do pecado da associação (shirk) é tamanha que, no momento do sofrimento, os idólatras reconhecem seu erro e se desvinculam de seus falsos deuses, mas isso não lhes aproveita.
  3. A misericórdia de Deus é imensa, pois Ele aceita o arrependimento daqueles que se voltam a Ele ainda em vida, antes do fim dos prazos — o que nos motiva a nos apressarmos em buscar o perdão e a obediência.
  4. A unicidade de Deus (Tawhid) é a essência da salvação; quem a preserva nesta vida estará seguro na outra, enquanto quem a abandona se encontrará em desespero quando nada mais puder ser feito.


📜 Versículo 82-85 — Surata Ghafir

82أَفَلَمْ يَسِيرُوا فِي الْأَرْضِ فَيَنظُرُوا كَيْفَ كَانَ عَاقِبَةُ الَّذِينَ مِن قَبْلِهِمْ ۚ كَانُوا أَكْثَرَ مِنْهُمْ وَأَشَدَّ قُوَّةً وَآثَارًا فِي الْأَرْضِ فَمَا أَغْنَىٰ عَنْهُم مَّا كَانُوا يَكْسِبُونَ
Acaso, não percorreram eles a terra, para ver qual foi a sorte dos meus antepassados? Eram mais numerosos, maisvigorosos, e deixaram traços mais marcantes do que os deles, na terra; mas de nada lhes valeu tudo quanto haviam feito.
83فَلَمَّا جَاءَتْهُمْ رُسُلُهُم بِالْبَيِّنَاتِ فَرِحُوا بِمَا عِندَهُم مِّنَ الْعِلْمِ وَحَاقَ بِهِم مَّا كَانُوا بِهِ يَسْتَهْزِئُونَ
Porém, quando lhes apresentaram os seus mensageiros as evidências, permaneceram exultantes com os seus própriosconhecimentos; mas foram envolvidos por aquilo de que escarneciam.
84فَلَمَّا رَأَوْا بَأْسَنَا قَالُوا آمَنَّا بِاللَّهِ وَحْدَهُ وَكَفَرْنَا بِمَا كُنَّا بِهِ مُشْرِكِينَ
E quando presenciaram o Nosso castigo, disseram: Cremos em Deus, o Único, e renegamos os parceiros que Lheatribuíamos.
85فَلَمْ يَكُ يَنفَعُهُمْ إِيمَانُهُمْ لَمَّا رَأَوْا بَأْسَنَا ۖ سُنَّتَ اللَّهِ الَّتِي قَدْ خَلَتْ فِي عِبَادِهِ ۖ وَخَسِرَ هُنَالِكَ الْكَافِرُونَ
Porém, de nada lhes valerá a sua profissão de fé quando presenciarem o Nosso castigo. Tal é a Lei de Deus para comSeus servos. Assim, então perecerão os incrédulos.
GhafirÍndice do Alcorão
85Versículo
MecanaRevelation
84Versículo

Tradução — Ghafir 84

Surata Ghafir Versículo 84 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E quando presenciaram o Nosso castigo, disseram: Cremos em Deus,…

Surata Versículo 84/85 — Surata Ghafir غافر (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ghafir Ouvir, Surata Ghafir Tradução, Surata Ghafir mp3, Surata Ghafir pdf. Versículo 82–85. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas