Al-Buruj · 7/22
Tradução Transliteração — Surata Al-Buruj
وَهُمْ عَلَىٰ مَا يَفْعَلُونَ بِالْمُؤْمِنِينَ شُهُودٌ ۝٧
Wa hum `alaa maa yaf`aloona bilmu `mineena shuhood
📖 Em Português
Presenciando o que fizeram com os fiéis,

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Shuhūd (شُهُود): Presentes, testemunhas presenciais, que assistem e veem o que está a acontecer.

Interpretação da palavra de Allah, o Altíssimo:

"E eles, sobre o que faziam aos crentes, eram testemunhas."

Esta passagem descreve a cena dos tiranos que cavaram a vala (o fosso) e nela acenderam um grande fogo para torturar os crentes. Eles não se limitaram a ordenar a tortura — antes, sentavam-se à beira da vala, presentes e vigilantes, observando diretamente o sofrimento e a punição que infligiam aos fiéis. Estavam ali, testemunhando com os próprios olhos cada momento da crueldade, sem qualquer remorso ou piedade. A sua presença constante e a sua observação deliberada agravam a sua culpa, pois não eram alheios ao que acontecia — pelo contrário, eram participantes ativos e testemunhas do próprio crime, deleitando-se na perseguição aos crentes pela única razão de estes acreditarem em Allah, o Único, o Poderoso, o Louvável.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A gravidade do pecado quando cometido com consciência e presença: Aquele que pratica o mal e o testemunha deliberadamente, sem se arrepender, torna-se mais merecedor do castigo divino. A frieza de coração e a persistência no erro são características dos tiranos.
  2. A paciência dos crentes diante da perseguição: A história dos crentes da vala ensina-nos que a fé verdadeira exige sacrifício e firmeza. A sua resistência honrosa é um exemplo eterno de que a vitória final pertence a Allah e aos Seus servos sinceros.
  3. A certeza de que Allah vê tudo: Embora os tiranos fossem testemunhas das suas ações, Allah é a Testemunha Suprema de tudo o que acontece. Nenhuma injustiça escapa ao Seu conhecimento, e Ele recompensará cada um conforme as suas obras.
  4. A condenação da opressão e a exaltação da justiça: O Islão rejeita veementemente qualquer forma de tirania e perseguição por causa da fé. A liberdade de crer é um direito sagrado, e aqueles que a violam enfrentarão a justiça divina, que nunca falha.


📜 Versículo 5-9 — Surata Al-Buruj

5النَّارِ ذَاتِ الْوَقُودِ
Do fogo, com (abundante) combustível).
6إِذْ هُمْ عَلَيْهَا قُعُودٌ
Estando eles sentados ao seu redor,
7وَهُمْ عَلَىٰ مَا يَفْعَلُونَ بِالْمُؤْمِنِينَ شُهُودٌ
Presenciando o que fizeram com os fiéis,
8وَمَا نَقَمُوا مِنْهُمْ إِلَّا أَن يُؤْمِنُوا بِاللَّهِ الْعَزِيزِ الْحَمِيدِ
Os quais deles se vingaram, porque acreditavam em Deus, o Poderoso, o Laudábilíssimo.
9الَّذِي لَهُ مُلْكُ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ ۚ وَاللَّهُ عَلَىٰ كُلِّ شَيْءٍ شَهِيدٌ
Ao Qual pertence o reino dos céus e da terra; e Deus é, de tudo, Testemunha.
Al-BurujÍndice do Alcorão
22Versículo
MecanaRevelation
7Versículo

Tradução — Al-Buruj 7

Surata Al-Buruj Versículo 7 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Presenciando o que fizeram com os fiéis,

Surata Versículo 7/22 — Surata Al-Buruj البروج (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Buruj Ouvir, Surata Al-Buruj Tradução, Surata Al-Buruj mp3, Surata Al-Buruj pdf. Versículo 5–9. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas