Al-Ghashiya · 7/26
Tradução Transliteração — Surata Al-Ghashiya
لَّا يُسْمِنُ وَلَا يُغْنِي مِن جُوعٍ ۝٧
Laa yusminu wa laa yughnee min joo
📖 Em Português
Que não os alimentará, nem lhes saciarão a fome!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Lā yusmin: Não engorda, não acrescenta nutrição ao corpo.
  • Wa lā yughnī min jū‘: Não satisfaz a fome, não sacia nem remove a necessidade de alimento.

Interpretação da passagem:

Esta passagem descreve o castigo destinado aos incrédulos no Dia do Juízo Final. Após mencionar que o alimento deles será uma planta espinhosa e amarga — conhecida como *Dharī‘* —, Deus esclarece que esse alimento é inútil e prejudicial: não nutre o corpo, não o fortalece, nem alivia a fome de quem o consome. O propósito do alimento é duplo: sustentar o corpo e saciar a fome. No entanto, essa comida infernal falha em ambos os aspectos, deixando aqueles que a consomem em sofrimento contínuo, sem qualquer benefício físico ou alívio. É um castigo que combina a humilhação e a dor, pois até mesmo a necessidade mais básica — comer — se torna uma fonte de tormento.

Lições e reflexões:

Esta imagem serve como um poderoso alerta sobre a importância de buscar a orientação divina e viver em obediência a Deus. Ela nos lembra que as escolhas nesta vida têm consequências eternas, e que aqueles que rejeitam a verdade enfrentarão um destino de privação e sofrimento. Para os crentes, esta passagem reforça a gratidão pelas bênçãos de Deus — como o alimento que Ele nos concede — e nos motiva a usar essas bênçãos para praticar o bem e nos aproximar d’Ele. Além disso, ela nos ensina que a verdadeira felicidade e paz estão na submissão a Deus, e que o paraíso é reservado para aqueles que O temem e seguem Seus mandamentos. Que possamos refletir sobre essas verdades e buscar a misericórdia divina antes que seja tarde demais.



📜 Versículo 5-9 — Surata Al-Ghashiya

5تُسْقَىٰ مِنْ عَيْنٍ آنِيَةٍ
Ser-lhes-á dado a beber de um manancial fervente;
6لَّيْسَ لَهُمْ طَعَامٌ إِلَّا مِن ضَرِيعٍ
Não terão, por alimento, nada além de frutos amargos e espinhosos,
7لَّا يُسْمِنُ وَلَا يُغْنِي مِن جُوعٍ
Que não os alimentará, nem lhes saciarão a fome!
8وُجُوهٌ يَوْمَئِذٍ نَّاعِمَةٌ
(Outros) rostos, nesse dia, estarão calmos,
9لِّسَعْيِهَا رَاضِيَةٌ
Contentes, por seus (passados) esforços;
Al-GhashiyaÍndice do Alcorão
26Versículo
MecanaRevelation
7Versículo

Tradução — Al-Ghashiya 7

Surata Al-Ghashiya Versículo 7 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Que não os alimentará, nem lhes saciarão a fome!

Surata Versículo 7/26 — Surata Al-Ghashiya الغاشية (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Ghashiya Ouvir, Surata Al-Ghashiya Tradução, Surata Al-Ghashiya mp3, Surata Al-Ghashiya pdf. Versículo 5–9. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas