Al-Isra · 55/111
Tradução Transliteração — Surata Al-Isra
وَرَبُّكَ أَعْلَمُ بِمَن فِي السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ ۗ وَلَقَدْ فَضَّلْنَا بَعْضَ النَّبِيِّينَ عَلَىٰ بَعْضٍ ۖ وَآتَيْنَا دَاوُودَ زَبُورًا ۝٥٥
Wa Rabbuka a`lamu biman fis samaawaati wal lard; wa laqad faddalnaa ba`dan Nabiyyeena `alaa ba`dinw wa aatainaaa Daawooda Zabooraa
📖 Em Português
Teu Senhor conhece melhor do que ninguém aqueles que estão nos céus e na terra. Temos preferido a uns profetas sobreoutros, e concedemos os Salmos a Davi.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Zabūr: O livro sagrado revelado ao Profeta Davi (Dāwūd), que contém salmos e louvores a Deus.

Interpretação da palavra de Allah:

Ó Profeta Muhammad, saiba que o teu Senhor é o mais conhecedor de tudo o que existe nos céus e na terra. Ele conhece perfeitamente as condições de todas as Suas criaturas, seus segredos, suas ações e aquilo que merecem. Nada Se esconde d’Ele, seja nos altos céus ou nas profundezas da terra.

E, de fato, Allah distinguiu alguns profetas sobre outros, concedendo-lhes virtudes e méritos especiais. Assim, Ele escolheu Abraão (Ibrāhīm) como Seu amigo íntimo (khalīl), falou diretamente com Moisés (Mūsā) — por isso ele é chamado de Kalīmullah (aquele a quem Allah falou) —, elevou Jesus (ʿĪsā) aos céus, e honrou Muhammad ﷺ com a viagem noturna e a ascensão aos céus (al-Miʿrāj), além de conceder a alguns profetas mais seguidores e livros revelados.

E entre essas distinções, Allah concedeu ao Profeta Davi (Dāwūd) o Zabūr, um livro de salmos e louvores, como uma honra especial e uma prova de Sua sabedoria na distribuição das graças.

Este versículo também carrega uma lição para aqueles que reconhecem a superioridade de alguns profetas sobre outros: se eles aceitam essa distinção, por que então negam a excelência do Profeta Muhammad ﷺ, que é um dos maiores profetas e o selo de todos eles?

Lições e benefícios extraídos do versículo:

  1. A ciência de Allah é absoluta e abrangente — nada nos céus nem na terra escapa ao Seu conhecimento. Isso nos enche de humildade e nos faz lembrar que Allah vê e sabe tudo o que fazemos.
  2. A superioridade entre os profetas é uma decisão divina baseada na sabedoria de Allah, e não em méritos humanos. Isso nos ensina a aceitar os decretos de Allah sem questionar, pois Ele distribui Suas graças como Lhe apraz.
  3. A menção do Zabūr dado a Davi nos mostra a misericórdia de Allah ao enviar livros e orientação aos Seus mensageiros para guiar a humanidade — uma prova do Seu amor pelas Suas criaturas.
  4. Este versículo fortalece a fé dos muçulmanos na posição elevada do Profeta Muhammad ﷺ, pois ele é o mais excelente de todos os profetas, e nos enche de amor e veneração por ele, incentivando-nos a seguir seu exemplo e sua sunnah.
  5. A diversidade de dons entre os profetas reflete a sabedoria divina em adaptar a mensagem a cada época e povo — e isso nos ensina a respeitar todos os profetas e mensageiros, sem distinção entre eles, conforme ordenado no Alcorão.


📜 Versículo 53-57 — Surata Al-Isra

53وَقُل لِّعِبَادِي يَقُولُوا الَّتِي هِيَ أَحْسَنُ ۚ إِنَّ الشَّيْطَانَ يَنزَغُ بَيْنَهُمْ ۚ إِنَّ الشَّيْطَانَ كَانَ لِلْإِنسَانِ عَدُوًّا مُّبِينًا
E dize aos Meus servos que digam sempre o melhor, porque Satanás causa dissensões entre eles, pois Satanás é uminimigo declarado do homem.
54رَّبُّكُمْ أَعْلَمُ بِكُمْ ۖ إِن يَشَأْ يَرْحَمْكُمْ أَوْ إِن يَشَأْ يُعَذِّبْكُمْ ۚ وَمَا أَرْسَلْنَاكَ عَلَيْهِمْ وَكِيلًا
Vosso Senhor vos conhece melhor do que ninguém. Se Lhe apraz, apiada-Se de vós e, se quer, castiga-vos. Não teenviamos como guardião deles.
55وَرَبُّكَ أَعْلَمُ بِمَن فِي السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ ۗ وَلَقَدْ فَضَّلْنَا بَعْضَ النَّبِيِّينَ عَلَىٰ بَعْضٍ ۖ وَآتَيْنَا دَاوُودَ زَبُورًا
Teu Senhor conhece melhor do que ninguém aqueles que estão nos céus e na terra. Temos preferido a uns profetas sobreoutros, e concedemos os Salmos a Davi.
56قُلِ ادْعُوا الَّذِينَ زَعَمْتُم مِّن دُونِهِ فَلَا يَمْلِكُونَ كَشْفَ الضُّرِّ عَنكُمْ وَلَا تَحْوِيلًا
Dize-lhes: Invocai os que pretendeis em vez d'Ele! Porém não poderão vos livrar das adversidades, nem as modificar.
57أُولَٰئِكَ الَّذِينَ يَدْعُونَ يَبْتَغُونَ إِلَىٰ رَبِّهِمُ الْوَسِيلَةَ أَيُّهُمْ أَقْرَبُ وَيَرْجُونَ رَحْمَتَهُ وَيَخَافُونَ عَذَابَهُ ۚ إِنَّ عَذَابَ رَبِّكَ كَانَ مَحْذُورًا
Aqueles que invocam anseiam por um meio que os aproxime do seu Senhor e esperam a Sua misericórdia e temem o Seucastigo, porque o castigo do teu Senhor é temível!
Al-IsraÍndice do Alcorão
111Versículo
MecanaRevelation
55Versículo

Tradução — Al-Isra 55

Surata Al-Isra Versículo 55 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Teu Senhor conhece melhor do que ninguém aqueles que estão…

Surata Versículo 55/111 — Surata Al-Isra الإسراء (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Isra Ouvir, Surata Al-Isra Tradução, Surata Al-Isra mp3, Surata Al-Isra pdf. Versículo 53–57. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas