Al-Baqara · 278/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا اتَّقُوا اللَّهَ وَذَرُوا مَا بَقِيَ مِنَ الرِّبَا إِن كُنتُم مُّؤْمِنِينَ ۝٢٧٨
Yaaa ayyuhal lazeena aamanut taqul laaha wa zaroo maa baqiya minar ribaaa in kuntum mu`mineen
📖 Em Português
Ó fiéis, temei a Deus e abandonai o que ainda vos resta da usura, se sois crentes!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • اتَّقُوا اللَّهَ: Temei a Allah, ou seja, obedecei às Suas ordens e evitai as Suas proibições.
  • وَذَرُوا: Deixai, abandonai.
  • مَا بَقِيَ مِنَ الرِّبَا: O que restou dos juros (riba) que vos era devido antes da proibição, ou seja, os valores acumulados de juros que ainda não foram recebidos.

Interpretação da palavra de Allah, o Altíssimo:

Ó vós que crestes em Allah e seguistes o Seu Mensageiro! Temei a Allah verdadeiramente, cumprindo as Suas ordens e afastando-vos das Suas proibições, e abandonai a cobrança do que ainda vos é devido de juros (riba) sobre os vossos empréstimos, valores esses que foram acumulados antes da revelação da proibição. Se vós sois crentes de verdade, na vossa fé e nas vossas ações, então obedecei a esta ordem e deixai o que é proibido, pois a verdadeira fé exige a submissão completa aos mandamentos de Allah. A fé não é apenas uma palavra pronunciada, mas sim uma convicção que se traduz em obediência e abandono do que Allah proibiu.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A fé exige ação: A verdadeira crença não é apenas uma declaração verbal, mas sim uma realidade que se manifesta na obediência às ordens de Allah e no afastamento das Suas proibições. Quem crê de verdade obedece.
  2. A importância do temor a Allah (taqwa): O temor a Allah é a base de toda a conduta do crente, e é através dele que se alcança a felicidade neste mundo e no Além.
  3. A misericórdia divina na proibição da riba: Allah, na Sua infinita sabedoria, proibiu os juros para proteger a sociedade da exploração e da injustiça, e para que a economia seja baseada na justiça e na solidariedade.
  4. A facilidade do Islam: A ordem divina aqui se limita ao que restou dos juros, não exigindo a devolução do que já foi recebido anteriormente, o que demonstra a tolerância e a facilidade da religião islâmica.
  5. A obediência como prova de fé: O verdadeiro crente é aquele que, ao ouvir a ordem de Allah, responde com submissão imediata, pois sabe que Allah só ordena o que é bom e proíbe o que é prejudicial.


📜 Versículo 276-280 — Surata Al-Baqara

276يَمْحَقُ اللَّهُ الرِّبَا وَيُرْبِي الصَّدَقَاتِ ۗ وَاللَّهُ لَا يُحِبُّ كُلَّ كَفَّارٍ أَثِيمٍ
Deus abomina a usura e multiplica a recompensa aos caritativos; Ele não aprecia nenhum incrédulo, pecador.
277إِنَّ الَّذِينَ آمَنُوا وَعَمِلُوا الصَّالِحَاتِ وَأَقَامُوا الصَّلَاةَ وَآتَوُا الزَّكَاةَ لَهُمْ أَجْرُهُمْ عِندَ رَبِّهِمْ وَلَا خَوْفٌ عَلَيْهِمْ وَلَا هُمْ يَحْزَنُونَ
Os fiéis que praticarem o bem, observarem a oração e pagarem o zakat, terão a sua recompensa no Senhor e não serãopresas do temor, nem se atribularão.
278يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا اتَّقُوا اللَّهَ وَذَرُوا مَا بَقِيَ مِنَ الرِّبَا إِن كُنتُم مُّؤْمِنِينَ
Ó fiéis, temei a Deus e abandonai o que ainda vos resta da usura, se sois crentes!
279فَإِن لَّمْ تَفْعَلُوا فَأْذَنُوا بِحَرْبٍ مِّنَ اللَّهِ وَرَسُولِهِ ۖ وَإِن تُبْتُمْ فَلَكُمْ رُءُوسُ أَمْوَالِكُمْ لَا تَظْلِمُونَ وَلَا تُظْلَمُونَ
Mas, se tal acatardes, esperai a hostilidade de Deus e do Seu Mensageiro; porém, se vos arrependerdes, reavereisapenas o vosso capital. Não defraudeis e não sereis defraudados.
280وَإِن كَانَ ذُو عُسْرَةٍ فَنَظِرَةٌ إِلَىٰ مَيْسَرَةٍ ۚ وَأَن تَصَدَّقُوا خَيْرٌ لَّكُمْ ۖ إِن كُنتُمْ تَعْلَمُونَ
Se vosso devedor se achar em situação precária, concedei-lhe uma moratória; mas, se o perdoardes, será preferívelpara vós, se quereis saber.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
278Versículo

Tradução — Al-Baqara 278

Surata Al-Baqara Versículo 278 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Ó fiéis, temei a Deus e abandonai o que ainda…

Surata Versículo 278/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 276–280. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas