Fussilat · 21/54
Tradução Transliteração — Surata Fussilat
وَقَالُوا لِجُلُودِهِمْ لِمَ شَهِدتُّمْ عَلَيْنَا ۖ قَالُوا أَنطَقَنَا اللَّهُ الَّذِي أَنطَقَ كُلَّ شَيْءٍ وَهُوَ خَلَقَكُمْ أَوَّلَ مَرَّةٍ وَإِلَيْهِ تُرْجَعُونَ ۝٢١
Wa qaaloo lijuloodihim lima shahittum `alainaa qaaloo antaqanal laahul lazeee antaqa kulla shai`inw wa Huwa khalaqakum awwala marratinw wa ilaihi turja`oon
📖 Em Português
E perguntarão às suas peles; Por que testemunhastes contra nós? Responderão: Deus foi Quem nos fez falar; Ele faz falartodas as coisas! Ele vos criou anteriormente e a Ele retornareis.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Jilūdihim: suas peles (a pele de cada pessoa).
  • Lim shahidtum: por que testemunhastes contra nós?
  • Anṭaqanā: fez-nos falar / deu-nos a fala.
  • Awwala marrah: a primeira vez (a criação inicial).
  • Turjaʿūn: sereis retornados (para Ele).

Interpretação da passagem:

No Dia do Juízo Final, quando os incrédulos forem reunidos para o Fogo, eles serão confrontados com as testemunhas contra seus atos. Entre essas testemunhas estão suas próprias peles, que testemunharão o que fizeram em vida. Surpresos e irados, os incrédulos perguntarão às suas peles: "Por que testemunhastes contra nós?" — como se esperassem que elas fossem meros objetos sem consciência.

As peles responderão, com a autoridade que Deus lhes concedeu: "Foi Deus quem nos fez falar, Aquele que dá fala a todas as coisas." Essa resposta é uma lição profunda: o mesmo Deus que criou os céus e a terra, e que deu a capacidade de comunicação a toda a Sua criação, é Quem agora concede às peles o dom da fala para testemunhar a verdade. E as peles acrescentam: "E Ele é Quem vos criou a primeira vez" — lembrando-os de que, se Deus foi capaz de criá-los do nada, certamente é capaz de fazê-los falar novamente — "e a Ele sereis retornados" — ou seja, a Ele voltareis para o julgamento e a recompensa, e nada do que fizerdes ficará oculto.

Essa cena demonstra que toda a criação, inclusive os membros do próprio corpo humano, está submissa à vontade de Deus e testemunhará a verdade, mesmo contra aqueles que a negaram em vida.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A onipotência divina sobre todas as coisas: Deus é Quem dá vida, fala e movimento a tudo o que existe. Nada escapa ao Seu poder, nem mesmo as peles dos seres humanos.
  2. A justiça perfeita de Deus: No Dia do Juízo, a verdade será estabelecida de forma absoluta, e até os próprios corpos dos seres humanos testemunharão contra eles. Isso mostra que ninguém poderá negar seus atos ou escapar da justiça divina.
  3. A importância da consciência e da responsabilidade: Cada ação, por mais secreta que seja, será registrada e exposta. Isso incentiva o crente a viver com retidão e a temer a Deus em todos os momentos.
  4. O poder da criação e da ressurreição: A referência à criação inicial é uma prova clara de que a ressurreição é possível. Quem criou o homem do nada pode facilmente trazê-lo de volta à vida para o julgamento.
  5. A submissão de toda a criação a Deus: Até as partes do corpo humano, que parecem inertes, obedecem à ordem divina e testemunham a verdade. Isso reforça a grandeza de Deus e a futilidade de qualquer tentativa de ocultar pecados.
  6. Um chamado ao arrependimento e à fé: Saber que nossos próprios corpos testemunharão contra nós deve nos levar a buscar o perdão de Deus e a corrigir nossos caminhos antes que seja tarde demais, pois a misericórdia divina está aberta a quem se volta para Ele.


📜 Versículo 19-23 — Surata Fussilat

19وَيَوْمَ يُحْشَرُ أَعْدَاءُ اللَّهِ إِلَى النَّارِ فَهُمْ يُوزَعُونَ
E no dia em que os adversários de Deus forem congregados, desfilarão em direção ao fogo infernal.
20حَتَّىٰ إِذَا مَا جَاءُوهَا شَهِدَ عَلَيْهِمْ سَمْعُهُمْ وَأَبْصَارُهُمْ وَجُلُودُهُم بِمَا كَانُوا يَعْمَلُونَ
Até que, quando chegarem a ele, seus ouvidos, seus olhos e suas peles, testemunharão contra eles a respeito de tudoquanto tiverem cometido.
21وَقَالُوا لِجُلُودِهِمْ لِمَ شَهِدتُّمْ عَلَيْنَا ۖ قَالُوا أَنطَقَنَا اللَّهُ الَّذِي أَنطَقَ كُلَّ شَيْءٍ وَهُوَ خَلَقَكُمْ أَوَّلَ مَرَّةٍ وَإِلَيْهِ تُرْجَعُونَ
E perguntarão às suas peles; Por que testemunhastes contra nós? Responderão: Deus foi Quem nos fez falar; Ele faz falartodas as coisas! Ele vos criou anteriormente e a Ele retornareis.
22وَمَا كُنتُمْ تَسْتَتِرُونَ أَن يَشْهَدَ عَلَيْكُمْ سَمْعُكُمْ وَلَا أَبْصَارُكُمْ وَلَا جُلُودُكُمْ وَلَٰكِن ظَنَنتُمْ أَنَّ اللَّهَ لَا يَعْلَمُ كَثِيرًا مِّمَّا تَعْمَلُونَ
E jamais podereis subtrair-vos a que vossos ouvidos, vossos olhos e vossas peles testemunhem contra vós. Nãoobstante, pensastes que Deus não saberia muito do quanto fazíeis!
23وَذَٰلِكُمْ ظَنُّكُمُ الَّذِي ظَنَنتُم بِرَبِّكُمْ أَرْدَاكُمْ فَأَصْبَحْتُم مِّنَ الْخَاسِرِينَ
E o que vos fez duvidar de vosso Senhor foi o pensamento, o qual vos aniquilou, e fez com que fizésseis parte dosdesventurados!
FussilatÍndice do Alcorão
54Versículo
MecanaRevelation
21Versículo

Tradução — Fussilat 21

Surata Fussilat Versículo 21 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E perguntarão às suas peles; Por que testemunhastes contra nós?…

Surata Versículo 21/54 — Surata Fussilat فصلت (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Fussilat Ouvir, Surata Fussilat Tradução, Surata Fussilat mp3, Surata Fussilat pdf. Versículo 19–23. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas