Ash-Shura · 49/53
Tradução Transliteração — Surata Ash-Shura
لِّلَّهِ مُلْكُ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ ۚ يَخْلُقُ مَا يَشَاءُ ۚ يَهَبُ لِمَن يَشَاءُ إِنَاثًا وَيَهَبُ لِمَن يَشَاءُ الذُّكُورَ ۝٤٩
Lillaahi mulkus samaawaati wal ard; yakhluqu maa yashaaa`; yahabu limai yashaaa`u inaasanw wa yahabu limai yashaaa`uz zukoor
📖 Em Português
A Deus pertence o reino dos céus e da terra. Ele cria a que Lhe apraz; concede filhas a quem quer e concede varões aquem Lhe apraz.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Mulk (مُلْكُ): Soberania absoluta, domínio total e posse completa.
  • Yahabu (يَهَبُ): Concede, dá gratuitamente, sem contrapartida.
  • Ināthan (إِنَاثًا): Filhas do sexo feminino.
  • Adh-Dhukūr (الذُّكُورَ): Filhos do sexo masculino.

Interpretação da Nobre Ayah:

Pertence a Allah, Glorificado e Exaltado seja, a soberania absoluta dos céus e da terra e tudo o que neles existe. Ele é o Único que cria o que Lhe apraz, sem que ninguém Lhe pergunte ou O questione sobre o que faz. Entre as manifestações do Seu poder e da Sua sábia vontade está a determinação do sexo dos filhos: Ele concede a quem quer apenas filhas do sexo feminino, sem filhos homens; e concede a quem quer apenas filhos do sexo masculino, sem filhas. E, como mencionado nos versículos seguintes, Ele pode também conceder a quem quer filhos de ambos os sexos, homens e mulheres juntos, e tornar estéril a quem quer, sem lhe dar descendência alguma. Tudo isso ocorre segundo a Sua ciência perfeita e a Sua sabedoria infinita, pois Ele conhece o que é melhor para cada um dos Seus servos, e nada Lhe escapa, nem Lhe é difícil qualquer coisa que deseje criar.

Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A grandeza do poder divino: A criação dos filhos, com a determinação do seu sexo, é um milagre do poder de Allah que ocorre a cada instante, convidando o ser humano a refletir sobre a grandiosidade do Criador.
  2. A submissão à vontade de Allah: O crente aceita com contentamento o que Allah lhe concede, seja filhos homens ou mulheres, pois sabe que isso provém da sabedoria divina, e que a verdadeira honra está na obediência a Allah, não no sexo do filho.
  3. A igualdade entre homens e mulheres: A menção explícita das filhas neste contexto eleva o seu valor, mostrando que a sua concessão é uma bênção de Allah tanto quanto a dos filhos homens, combatendo costumes que desprezavam o nascimento de meninas.
  4. A ciência abrangente de Allah: Ele sabe o que é melhor para cada pessoa, e a Sua escolha na criação é sempre baseada em sabedoria, mesmo que a sabedoria nos escape.
  5. O desapego do controle: Quando o ser humano compreende que a soberania pertence somente a Allah, ele se liberta da angústia e da preocupação excessiva com o futuro, confiando no Senhor dos céus e da terra.
  6. A gratidão em todas as circunstâncias: Esta ayah ensina o muçulmano a agradecer a Allah por qualquer forma de descendência que Ele conceda, pois tudo vem d'Ele, e a Sua dádiva é sempre boa.


📜 Versículo 47-51 — Surata Ash-Shura

47اسْتَجِيبُوا لِرَبِّكُم مِّن قَبْلِ أَن يَأْتِيَ يَوْمٌ لَّا مَرَدَّ لَهُ مِنَ اللَّهِ ۚ مَا لَكُم مِّن مَّلْجَإٍ يَوْمَئِذٍ وَمَا لَكُم مِّن نَّكِيرٍ
Atendei ao vosso Senhor, antes que chegue o dia irremissível de Deus! Nesse dia não tereis escapatória, nem podereisnegar (os vossos pecados)!
48فَإِنْ أَعْرَضُوا فَمَا أَرْسَلْنَاكَ عَلَيْهِمْ حَفِيظًا ۖ إِنْ عَلَيْكَ إِلَّا الْبَلَاغُ ۗ وَإِنَّا إِذَا أَذَقْنَا الْإِنسَانَ مِنَّا رَحْمَةً فَرِحَ بِهَا ۖ وَإِن تُصِبْهُمْ سَيِّئَةٌ بِمَا قَدَّمَتْ أَيْدِيهِمْ فَإِنَّ الْإِنسَانَ كَفُورٌ
Porém, se desdenharem, fica sabendo que não te enviamos para seu guardião, uma vez que tão-somente te incumbe aproclamação (da mensagem). Certamente, se fizemos o homem provar a Nossa misericórdia, regozijar-se-á com ela; poroutra, se o açoitar o infortúnio, por causa do que suas mãos cometeram, eis que se tornará ingrato!
49لِّلَّهِ مُلْكُ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ ۚ يَخْلُقُ مَا يَشَاءُ ۚ يَهَبُ لِمَن يَشَاءُ إِنَاثًا وَيَهَبُ لِمَن يَشَاءُ الذُّكُورَ
A Deus pertence o reino dos céus e da terra. Ele cria a que Lhe apraz; concede filhas a quem quer e concede varões aquem Lhe apraz.
50أَوْ يُزَوِّجُهُمْ ذُكْرَانًا وَإِنَاثًا ۖ وَيَجْعَلُ مَن يَشَاءُ عَقِيمًا ۚ إِنَّهُ عَلِيمٌ قَدِيرٌ
Ainda propicia igualmente mulheres varões, e faz estéril quem Lhe apraz, porque é Poderoso, Sapientíssimo.
51۞ وَمَا كَانَ لِبَشَرٍ أَن يُكَلِّمَهُ اللَّهُ إِلَّا وَحْيًا أَوْ مِن وَرَاءِ حِجَابٍ أَوْ يُرْسِلَ رَسُولًا فَيُوحِيَ بِإِذْنِهِ مَا يَشَاءُ ۚ إِنَّهُ عَلِيٌّ حَكِيمٌ
É inconcebível que Deus fale diretamente ao homem, a não ser por revelações, ou veladamente, ou por meio de ummensageiro, mediante o qual revela, com o Seu beneplácito, o que Lhe apraz; sabei que Ele é Prudente, Altíssimo.
Ash-ShuraÍndice do Alcorão
53Versículo
MecanaRevelation
49Versículo

Tradução — Ash-Shura 49

Surata Ash-Shura Versículo 49 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : A Deus pertence o reino dos céus e da terra.…

Surata Versículo 49/53 — Surata Ash-Shura الشورى (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ash-Shura Ouvir, Surata Ash-Shura Tradução, Surata Ash-Shura mp3, Surata Ash-Shura pdf. Versículo 47–51. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas