Al-Mutaffifin · 30/36
Tradução Transliteração — Surata Al-Mutaffifin
وَإِذَا مَرُّوا بِهِمْ يَتَغَامَزُونَ ۝٣٠
Wa izaa marroo bihim yataghaamazoon
📖 Em Português
E quando passavam junto a eles, piscavam os olhos, uns para os outros,

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • يَتَغَامَزُونَ: referem-se uns aos outros com piscadelas e sinais sutis (com os olhos, sobrancelhas ou mãos), como forma de zombaria e escárnio.

Interpretação da passagem:

Esta passagem descreve o comportamento dos criminosos e descrentes na vida terrena em relação aos crentes. Quando os descrentes passavam pelos fiéis, eles trocavam entre si olhares e gestos de zombaria, piscando os olhos e acenando com as sobrancelhas, como forma de ridicularizá-los e menosprezá-los. Esse comportamento refletia o desdém e a arrogância que sentiam em relação aos seguidores da verdade, pois consideravam a fé deles algo digno de escárnio. A cena retrata a hostilidade psicológica e moral que os incrédulos praticavam contra os muçulmanos, não apenas com palavras, mas também com gestos e sinais corporais que expressavam seu desprezo e sua tentativa de humilhar os crentes publicamente.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  • O crente deve suportar com paciência as zombarias e provocações dos incrédulos, sabendo que isso é uma prova de sua fé e firmeza.
  • A zombaria e o escárnio são características dos ímpios, e o muçulmano deve evitar tais comportamentos, pois são contrários à moral islâmica.
  • A passagem consola o coração dos crentes, lembrando-os de que Deus testemunha tudo o que sofrem e que a justiça divina será estabelecida no Dia do Juízo, quando os papéis se inverterão e os zombadores serão humilhados.
  • O Islão ensina a dignidade e o respeito mútuo, e proíbe o deboche e a humilhação dos outros, independentemente de sua condição.
  • A paciência diante das adversidades e a confiança na promessa de Deus são virtudes que elevam o crente e o aproximam da recompensa divina.


📜 Versículo 28-32 — Surata Al-Mutaffifin

28عَيْنًا يَشْرَبُ بِهَا الْمُقَرَّبُونَ
Que é uma fonte, da qual beberão os que estão próximos (a Deus).
29إِنَّ الَّذِينَ أَجْرَمُوا كَانُوا مِنَ الَّذِينَ آمَنُوا يَضْحَكُونَ
Sabei que os pecadores burlavam os fiéis.
30وَإِذَا مَرُّوا بِهِمْ يَتَغَامَزُونَ
E quando passavam junto a eles, piscavam os olhos, uns para os outros,
31وَإِذَا انقَلَبُوا إِلَىٰ أَهْلِهِمُ انقَلَبُوا فَكِهِينَ
E quando voltavam aos seus, voltavam ridicularizando (os fiéis);
32وَإِذَا رَأَوْهُمْ قَالُوا إِنَّ هَٰؤُلَاءِ لَضَالُّونَ
E quando os viam, diziam: Em verdade, estes estão extraviados!
Al-MutaffifinÍndice do Alcorão
36Versículo
MecanaRevelation
30Versículo

Tradução — Al-Mutaffifin 30

Surata Al-Mutaffifin Versículo 30 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E quando passavam junto a eles, piscavam os olhos, uns…

Surata Versículo 30/36 — Surata Al-Mutaffifin المطففين (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Mutaffifin Ouvir, Surata Al-Mutaffifin Tradução, Surata Al-Mutaffifin mp3, Surata Al-Mutaffifin pdf. Versículo 28–32. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas