Ibrahim · 35/52
Tradução Transliteração — Surata Ibrahim
وَإِذْ قَالَ إِبْرَاهِيمُ رَبِّ اجْعَلْ هَٰذَا الْبَلَدَ آمِنًا وَاجْنُبْنِي وَبَنِيَّ أَن نَّعْبُدَ الْأَصْنَامَ ۝٣٥
Wa iz qaala Ibraaheemu Rabbij `al haazal balada aaminanw wajnubnee wa baniyya an na`budal asnaam
📖 Em Português
E recorda-te de quando Abraão disse: Ó Senhor meu, pacifica esta Metrópole e preserva a mim e aos meus filhos daadoração dos ídolos!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • “اجْنُبْنِي”: afasta-me, distancia-me.
  • “الأَصْنَام”: plural de “ṣanam”, que são as estátuas esculpidas ou imagens adoradas além de Allah. O termo “wathan” refere-se ao que não tem forma esculpida.

Interpretação:

Lembra-te, ó Mensageiro, do momento em que Abraão, após estabelecer seu filho Ismael e sua mãe Hagar no vale de Meca, elevou uma súplica ao seu Senhor, dizendo: “Meu Senhor, torna esta cidade — Meca — um lugar seguro, onde os seus habitantes e visitantes estejam protegidos de todo medo, onde nenhum sangue seja derramado injustamente e nenhuma opressão ocorra. E afasta-me e aos meus descendentes da adoração de ídolos, para que não nos desviemos da Tua adoração exclusiva, nem caiamos na associação de parceiros a Ti.”

Abraão pediu segurança física para a terra, pois a segurança é uma bênção essencial para a vida e para a adoração, e pediu também proteção espiritual para si e para a sua descendência, pois a pureza do monoteísmo é o maior bem que um pai pode desejar para os seus filhos. Ele reconheceu que os ídolos — sejam eles estátuas esculpidas ou qualquer forma de adoração desviada — são a porta para a perdição, e por isso suplicou a Allah que o mantivesse longe deles e daqueles que vierem depois dele.

Lições e benefícios:

  • A importância de suplicar a Allah pela segurança dos lugares sagrados e das comunidades, pois a estabilidade é a base para uma vida digna e para a prática da fé.
  • O cuidado do pai piedoso com a fé dos seus filhos, mostrando que a orientação espiritual é a maior herança que se pode deixar.
  • A necessidade de se afastar de tudo o que conduz à idolatria ou à associação de parceiros a Allah, mesmo que sejam meios aparentemente inofensivos.
  • A humildade do profeta Abraão ao reconhecer que ninguém está imune à tentação, e por isso ele recorreu a Allah em busca de proteção contínua.
  • A segurança física e a segurança espiritual estão interligadas; um verdadeiro crente busca ambas, pois a paz interior e exterior são dádivas divinas que elevam o ser humano.


📜 Versículo 33-37 — Surata Ibrahim

33وَسَخَّرَ لَكُمُ الشَّمْسَ وَالْقَمَرَ دَائِبَيْنِ ۖ وَسَخَّرَ لَكُمُ اللَّيْلَ وَالنَّهَارَ
Submeteu, para vós, o sol e a luz, que seguem os seus cursos; submeteu para vós, a noite e o dia.
34وَآتَاكُم مِّن كُلِّ مَا سَأَلْتُمُوهُ ۚ وَإِن تَعُدُّوا نِعْمَتَ اللَّهِ لَا تُحْصُوهَا ۗ إِنَّ الْإِنسَانَ لَظَلُومٌ كَفَّارٌ
E vos agraciou com tudo quanto Lhe pedistes. E se contardes as mercês de Deus, não podereis enumerá-las. Sabei que ohomem é iníquo e ingrato por excelência.
35وَإِذْ قَالَ إِبْرَاهِيمُ رَبِّ اجْعَلْ هَٰذَا الْبَلَدَ آمِنًا وَاجْنُبْنِي وَبَنِيَّ أَن نَّعْبُدَ الْأَصْنَامَ
E recorda-te de quando Abraão disse: Ó Senhor meu, pacifica esta Metrópole e preserva a mim e aos meus filhos daadoração dos ídolos!
36رَبِّ إِنَّهُنَّ أَضْلَلْنَ كَثِيرًا مِّنَ النَّاسِ ۖ فَمَن تَبِعَنِي فَإِنَّهُ مِنِّي ۖ وَمَنْ عَصَانِي فَإِنَّكَ غَفُورٌ رَّحِيمٌ
Ó Senhor meu, já se desviaram muitos humanos. Porém, quem me seguir será dos meus, e quem medesobedecer... Certamente Tu és Indulgente, Misericordiosíssimo!
37رَّبَّنَا إِنِّي أَسْكَنتُ مِن ذُرِّيَّتِي بِوَادٍ غَيْرِ ذِي زَرْعٍ عِندَ بَيْتِكَ الْمُحَرَّمِ رَبَّنَا لِيُقِيمُوا الصَّلَاةَ فَاجْعَلْ أَفْئِدَةً مِّنَ النَّاسِ تَهْوِي إِلَيْهِمْ وَارْزُقْهُم مِّنَ الثَّمَرَاتِ لَعَلَّهُمْ يَشْكُرُونَ
Ó Senhor nosso, estabeleci parte da minha descendência em um vale inculto perto da Tua Sagrada Casa para que, óSenhor nosso, observem a oração; faze com que os corações de alguns humanos os apreciem, e agracia-os com os frutos, afim de que Te agradeçam.
IbrahimÍndice do Alcorão
52Versículo
MecanaRevelation
35Versículo

Tradução — Ibrahim 35

Surata Ibrahim Versículo 35 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E recorda-te de quando Abraão disse: Ó Senhor meu, pacifica…

Surata Versículo 35/52 — Surata Ibrahim إبراهيم (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ibrahim Ouvir, Surata Ibrahim Tradução, Surata Ibrahim mp3, Surata Ibrahim pdf. Versículo 33–37. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas