As-Saffat · 168/182
Tradução Transliteração — Surata As-Saffat
لَوْ أَنَّ عِندَنَا ذِكْرًا مِّنَ الْأَوَّلِينَ ۝١٦٨
Law anna `indana zikram minal awwaleen
📖 Em Português
Se tivéssemos tido alguma mensagem dos primitivos,

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Dhikran: significa "uma lembrança" ou "um livro" — aqui refere-se a um livro revelado, como a Torá ou o Evangelho.
  • Min al-awwalīn: "dos primeiros" — ou seja, das escrituras que foram reveladas às gerações anteriores, como os povos de Moisés e Jesus.

Interpretação da passagem:

Os incrédulos de Meca costumavam dizer, antes da missão do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele): "Se tivéssemos recebido um livro como os que foram dados às comunidades anteriores — como a Torá ou o Evangelho — certamente seríamos servos sinceros de Deus, dedicados exclusivamente à Sua adoração, e teríamos sido guiados à verdade." No entanto, eles estavam mentindo em sua alegação. Quando Deus lhes enviou Muhammad (que a paz esteja com ele) com o Alcorão — o mais nobre e completo dos livros — eles o rejeitaram e se recusaram a acreditar. Isso provou que sua afirmação era apenas uma desculpa vazia, pois não buscavam a verdade, mas sim obstinação e orgulho. Eles logo saberão, no Dia do Juízo, o terrível castigo que os aguarda por sua incredulidade e por terem desmentido a mensagem divina.

Lições e benefícios extraídos:

  1. A sinceridade diante de Deus é o critério da verdadeira fé: A pessoa pode alegar boas intenções, mas as ações e a aceitação da verdade quando ela chega é que revelam a realidade do coração.
  2. A desculpa dos que rejeitam a verdade é sempre a mesma: Muitos dizem "se tivéssemos tido a oportunidade, teríamos seguido a orientação", mas quando a orientação chega, eles a recusam. Isso mostra que o problema está no orgulho e no apego aos desejos, não na ausência de provas.
  3. A graça de Deus ao nos enviar o Alcorão: Nós, muçulmanos, recebemos o livro mais completo e preservado, que contém a orientação para todas as áreas da vida. Isso é uma bênção imensa que exige gratidão e obediência.
  4. A importância de não repetir o erro dos que vieram antes: Devemos aprender com a história e não cair na mesma armadilha de rejeitar a verdade quando ela está clara diante de nós.
  5. A justiça divina é certa: Aqueles que se desculpam falsamente e rejeitam a mensagem de Deus enfrentarão as consequências de suas escolhas, e ninguém escapa do conhecimento de Deus sobre suas intenções reais.


📜 Versículo 166-170 — Surata As-Saffat

166وَإِنَّا لَنَحْنُ الْمُسَبِّحُونَ
E por certo que somos os glorificadores (de Deus).
167وَإِن كَانُوا لَيَقُولُونَ
Ainda que (os idólatras) digam:
168لَوْ أَنَّ عِندَنَا ذِكْرًا مِّنَ الْأَوَّلِينَ
Se tivéssemos tido alguma mensagem dos primitivos,
169لَكُنَّا عِبَادَ اللَّهِ الْمُخْلَصِينَ
Havíamos de ser sinceros servos de Deus!
170فَكَفَرُوا بِهِ ۖ فَسَوْفَ يَعْلَمُونَ
Porém, (quando lhes chegou o Alcorão), negaram-no. Logo saberão!
As-SaffatÍndice do Alcorão
182Versículo
MecanaRevelation
168Versículo

Tradução — As-Saffat 168

Surata As-Saffat Versículo 168 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Se tivéssemos tido alguma mensagem dos primitivos,

Surata Versículo 168/182 — Surata As-Saffat الصافات (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata As-Saffat Ouvir, Surata As-Saffat Tradução, Surata As-Saffat mp3, Surata As-Saffat pdf. Versículo 166–170. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas