Az-Zumar · 40/75
Tradução Transliteração — Surata Az-Zumar
مَن يَأْتِيهِ عَذَابٌ يُخْزِيهِ وَيَحِلُّ عَلَيْهِ عَذَابٌ مُّقِيمٌ ۝٤٠
Mai yaateehi `azaabuny yukhzeehi wa yahillu `alaihi `azaabum muqeem
📖 Em Português
A quem açoitará um castigo que o aviltará, fazendo com que tenha um tormento permanente.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • يُخْزِيهِ: que o humilha e o envergonha.
  • مُقِيم: permanente, contínuo, que não cessa nem desaparece.

Interpretação da passagem:

Ó Mensageiro, dize aos teus teimosos que se opõem à verdade: “Atuai conforme a vossa posição e o caminho que escolhestes para vós mesmos, adorando quem não merece adoração e não possui nenhum poder sobre os vossos assuntos. Quanto a mim, atuo conforme o que me foi ordenado: dedicar-me somente a Allah nas minhas palavras e ações. Em breve sabereis quem receberá um castigo que o humilhará e o envergonhará nesta vida terrena — como ocorreu aos incrédulos no dia da batalha de Badr — e sobre quem descerá, na vida futura, um castigo permanente e interminável, do qual não há escapatória nem alívio.”

Esta passagem contém uma ameaça clara e um desafio aos incrédulos, demonstrando que a verdade se manifestará e que a justiça divina alcançará cada um conforme as suas ações.


Lições extraídas:

  1. A certeza da justiça divina: Ninguém escapa ao conhecimento de Allah, e cada um colherá o resultado das suas escolhas. Esta certeza enche o crente de tranquilidade e esperança.
  2. A humilhação na vida terrena como sinal: O castigo que humilha nesta vida é um aviso para que as pessoas reflitam e retornem ao caminho certo antes que seja tarde demais.
  3. A seriedade da vida futura: O castigo permanente da outra vida é a verdadeira punição, que não se compara a qualquer sofrimento passageiro deste mundo. Isso motiva o crente a se preparar seriamente para o encontro com o seu Senhor.
  4. A liberdade de escolha e a responsabilidade: Cada pessoa é livre para escolher o seu caminho, mas será responsabilizada por essa escolha. O Islam convida à reflexão e à razão, não à imposição.
  5. A misericórdia de Allah: Ao nos alertar sobre as consequências, Allah demonstra a Sua misericórdia, dando-nos a oportunidade de nos corrigirmos antes do fim.


📜 Versículo 38-42 — Surata Az-Zumar

38وَلَئِن سَأَلْتَهُم مَّنْ خَلَقَ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضَ لَيَقُولُنَّ اللَّهُ ۚ قُلْ أَفَرَأَيْتُم مَّا تَدْعُونَ مِن دُونِ اللَّهِ إِنْ أَرَادَنِيَ اللَّهُ بِضُرٍّ هَلْ هُنَّ كَاشِفَاتُ ضُرِّهِ أَوْ أَرَادَنِي بِرَحْمَةٍ هَلْ هُنَّ مُمْسِكَاتُ رَحْمَتِهِ ۚ قُلْ حَسْبِيَ اللَّهُ ۖ عَلَيْهِ يَتَوَكَّلُ الْمُتَوَكِّلُونَ
E se lhes perguntares quem criou os céus e a terra, seguramente te responderão: Deus! Dize-lhes: Tereis reparado nosque invocais, em vez de Deus? Se Deus quisesse prejudicar-me, poderiam, acaso, impedi-Lo? Ou então, se Ele quisessefavorecer-me com alguma graça, poderiam eles privar-me dela? Dize-lhes (mais): Deus me basta! A Ele se encomendamaqueles que estão confiantes.
39قُلْ يَا قَوْمِ اعْمَلُوا عَلَىٰ مَكَانَتِكُمْ إِنِّي عَامِلٌ ۖ فَسَوْفَ تَعْلَمُونَ
Dize-lhes (ainda): Ó povo meu, agi a vosso gosto! Eu também farei (o mesmo)! Logo sabereis,
40مَن يَأْتِيهِ عَذَابٌ يُخْزِيهِ وَيَحِلُّ عَلَيْهِ عَذَابٌ مُّقِيمٌ
A quem açoitará um castigo que o aviltará, fazendo com que tenha um tormento permanente.
41إِنَّا أَنزَلْنَا عَلَيْكَ الْكِتَابَ لِلنَّاسِ بِالْحَقِّ ۖ فَمَنِ اهْتَدَىٰ فَلِنَفْسِهِ ۖ وَمَن ضَلَّ فَإِنَّمَا يَضِلُّ عَلَيْهَا ۖ وَمَا أَنتَ عَلَيْهِم بِوَكِيلٍ
Em verdade, temos-te revelado o Livro, para (instruíres) os humanos. Assim, pois, quem se encaminhar, será embenefício próprio; por outra, quem se desviar, será em seu próprio prejuízo. E tu não és guardião deles.
42اللَّهُ يَتَوَفَّى الْأَنفُسَ حِينَ مَوْتِهَا وَالَّتِي لَمْ تَمُتْ فِي مَنَامِهَا ۖ فَيُمْسِكُ الَّتِي قَضَىٰ عَلَيْهَا الْمَوْتَ وَيُرْسِلُ الْأُخْرَىٰ إِلَىٰ أَجَلٍ مُّسَمًّى ۚ إِنَّ فِي ذَٰلِكَ لَآيَاتٍ لِّقَوْمٍ يَتَفَكَّرُونَ
Deus recolhe as almas, no momento da morte e, dos que não morreram, ainda (recolhe) durante o sono. Ele retém aquelescujas mortes tem decretadas e deixa em liberdade outros, até um término prefixado. Em verdade, nisto há sinais para ossensatos.
Az-ZumarÍndice do Alcorão
75Versículo
MecanaRevelation
40Versículo

Tradução — Az-Zumar 40

Surata Az-Zumar Versículo 40 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : A quem açoitará um castigo que o aviltará, fazendo com…

Surata Versículo 40/75 — Surata Az-Zumar الزمر (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Az-Zumar Ouvir, Surata Az-Zumar Tradução, Surata Az-Zumar mp3, Surata Az-Zumar pdf. Versículo 38–42. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas