Al-Haqqa · 29/52
Tradução Transliteração — Surata Al-Haqqa
هَلَكَ عَنِّي سُلْطَانِيَهْ ۝٢٩
Halaka `annee sultaaniyah
📖 Em Português
A minha autoridade se desvaneceu...!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Sultāniyah": Minha autoridade, meu poder, minha prova e argumento. Refere-se à força, prestígio e argumentos que a pessoa possuía na vida terrena.

Interpretação da palavra:

Neste versículo, o ímpio que recebe seu livro de obras pela mão esquerda lamenta-se amargamente, reconhecendo que tudo aquilo em que se apoiava — poder, status, riqueza e argumentos — desapareceu e não lhe traz nenhum benefício. A expressão "hālaka 'annī" indica que essa autoridade se perdeu completamente, como se tivesse sido aniquilada, sem deixar vestígio que pudesse socorrê-lo.

Interpretação do versículo:

Este versículo faz parte do discurso daqueles que receberão seus registros pela mão esquerda no Dia do Juízo. Após expressarem o desejo de não terem recebido seus livros e de que a morte tivesse sido o fim definitivo, eles continuam seu lamento dizendo: "Minha autoridade pereceu e se afastou de mim" — ou seja, todo o poder, influência, posição social e argumentos que possuíam na vida mundana desapareceram completamente. Nada do que acumularam — sejam bens materiais, seguidores, prestígio ou justificativas — permaneceu para defendê-los ou salvá-los. As riquezas que juntaram, os títulos que ostentaram e as provas que apresentavam para justificar suas ações tornaram-se inúteis diante da justiça divina. Eles reconhecem, então, que não têm mais nenhum argumento válido para apresentar, nenhuma proteção ou refúgio, e que tudo aquilo em que confiavam se dissipou como se nunca tivesse existido.

Lições e benefícios extraídos do versículo:

  1. A verdadeira autoridade e poder pertencem somente a Allah, e qualquer poder humano é passageiro e ilusório. O ser humano não deve se orgulhar de sua posição, riqueza ou influência, pois tudo isso pode desaparecer no momento mais crítico.
  2. Este versículo ensina a importância de construir um legado baseado na fé e nas boas ações, que permanecerão conosco na vida eterna, em vez de confiar em bens materiais e status social que se perdem.
  3. O arrependimento no Dia do Juízo não será aceito, por isso devemos nos voltar a Allah ainda nesta vida, reconhecendo nossas falhas e buscando Sua misericórdia antes que seja tarde.
  4. A humildade é uma virtude essencial: aqueles que se exaltam na terra com arrogância e desprezam os direitos de Allah e das pessoas serão humilhados no Dia derradeiro, enquanto os humildes e crentes serão honrados.
  5. Este versículo nos motiva a refletir sobre o verdadeiro sentido da vida: não acumular poder e bens efêmeros, mas sim buscar o contentamento de Allah e preparar um bom destino para a vida eterna, pois somente a fé e as boas obras nos acompanharão após a morte.


📜 Versículo 27-31 — Surata Al-Haqqa

27يَا لَيْتَهَا كَانَتِ الْقَاضِيَةَ
Oh! Oxalá a minha primeira (morte) tivesse sido a anulação;
28مَا أَغْنَىٰ عَنِّي مَالِيَهْ ۜ
De nada me servem os meus bens;
29هَلَكَ عَنِّي سُلْطَانِيَهْ
A minha autoridade se desvaneceu...!
30خُذُوهُ فَغُلُّوهُ
(Será dito): Pegai-o, manietai-o,
31ثُمَّ الْجَحِيمَ صَلُّوهُ
E introduzi-o na fogueira!
Al-HaqqaÍndice do Alcorão
52Versículo
MecanaRevelation
29Versículo

Tradução — Al-Haqqa 29

Surata Al-Haqqa Versículo 29 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : A minha autoridade se desvaneceu...!

Surata Versículo 29/52 — Surata Al-Haqqa الحاقة (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Haqqa Ouvir, Surata Al-Haqqa Tradução, Surata Al-Haqqa mp3, Surata Al-Haqqa pdf. Versículo 27–31. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas